Paredes de contenção

Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?

Após o lançamento das paredes de contenção no projeto será necessário definir corretamente os parâmetros do solo e sua elevação. Com base nestes valores o programa irá determinar o carregamento de empuxo automaticamente, considerando o efeito destes carregamentos horizontais para análise e dimensionamento das paredes e demais elementos do modelo.

Para auxiliar os projetistas neste lançamento, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, que exemplificam como definir corretamente todos os parâmetros necessários para determinação do empuxo do solo em paredes de contenção.

  1. Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?
  2. Como definir a elevação do solo?
  3. Como conferir o empuxo de solo lançado?

Disponibilizamos exemplos de aplicação dos passos e conceitos apresentados nos seguintes artigos. Estes exemplos apresentam um passo a passo direcionado para situações específicas de projeto.

  1. Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos
  2. Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário

Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?

Para realizar o dimensionamento de paredes de contenção, além da criação de um modelo estrutural adequado, é necessário definir corretamente a pressão que o solo exerce ao longo da altura do elemento. No Eberick, o cálculo do empuxo do solo é realizado automaticamente, tomando como base os valores de coeficiente de empuxo, peso específico e elevação do solo.

Coeficiente de empuxo

O coeficiente de empuxo do solo pode ser configurado em Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Painéis de lajes.



Este valor define o coeficiente de empuxo em repouso que será utilizado para carga de empuxo nas paredes estruturais. Este valor varia de 0,4 a 0,5 em situações normais, podendo chegar a 1,0 em determinadas situações. 

O valor do coeficiente de empuxo é diretamente proporcional ao valor de empuxo do solo. Quando maior for o coeficiente adotado no projeto, maior será a parcela da carga do solo distribuída ao longo da altura da parede. O cálculo realizado para a carga de empuxo é uma simples multiplicação do peso específico do solo pelo coeficiente de empuxo informado. Portanto, o valor adotado deve estar alinhado com as propriedades do solo contido.


Peso específico do solo

Define o peso específico do solo contido pelas paredes estruturais. Este valor pode ser definido na janela de lançamento das paredes de contenção, clicando sobre o botão "Lançar" para cargas de empuxo.


Portanto, a definição dos parâmetros do solo é de grande importância para consideração correta dos esforços no modelo estrutural lançado. Os parâmetros inseridos no programa devem estar alinhados com recomendações bibliográficas e estudos geotécnicos do local da obra.

O artigo Como definir a elevação do solo?, apresenta como atribuir corretamente a altura da camada de solo nas paredes de contenção.