Paredes de contenção

Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos

Após o lançamento das paredes de contenção no projeto será necessário definir corretamente os parâmetros do solo e sua elevação. Com base nestes valores o programa irá determinar o carregamento de empuxo automaticamente, considerando o efeito destes carregamentos horizontais para análise e dimensionamento das paredes e demais elementos do modelo.

Para auxiliar os projetistas neste lançamento, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, que exemplificam como definir corretamente todos os parâmetros necessários para determinação do empuxo do solo em paredes de contenção.

  1. Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?
  2. Como definir a elevação do solo?
  3. Como conferir o empuxo de solo lançado?

Disponibilizamos exemplos de aplicação dos passos e conceitos apresentados nos seguintes artigos. Estes exemplos apresentam um passo a passo direcionado para situações específicas de projeto.

  1. Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos
  2. Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário

Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos

Para este exemplo será considerada uma situação de projeto onde a parede apresenta 2 lances, portanto, está lançada em 3 pavimentos, onde a altura de cada pavimento é de 300 cm.

Após o lançamento das paredes em todos os pavimentos, teremos a representação 3D do elemento similar a imagem seguinte:


Acessando a janela de lançamento da parede do Pavimento 3 através de um duplo clique sobre a parede de contenção, pode-se acessar o botão Lançar referente ao empuxo. Neste exemplo, conforme apresentado acima, o topo da camada de solo e da parede está no mesmo nível do Pavimento 3. Assim a elevação do solo neste pavimento será igual a 0cm.


Após confirmar a elevação da camada de solo, é possível observar os valores referentes ao empuxo mínimo (topo) e empuxo máximo (base) da parede naquele lance, considerando como altura a distância entre o topo da camada de solo e o nível imediatamente inferior.

Neste ponto será necessário lançar o empuxo de solo no lance inferior da parede, contido entre os pavimentos 1 e 2. Para isso, acesse o croqui do Pavimento 2, dê um duplo clique sobre a parede e acesse a janela de lançamento do elemento. Na sequência, clique sobre o botão Lançar referente ao empuxo e atribua a elevação do solo. Neste caso, o desnível entre o nível de solo e o nível do pavimento é de 300 cm.


Após confirmar a elevação do solo na parede, verifique os valores de empuxo aplicados sobre o lance inferior da parede.


Desse modo, o carregamento considerado sobre a parede de contenção será o seguinte.

 

Quando existirem níveis intermediários entre os pavimentos, o programa irá calcular automaticamente o valor do empuxo neste nível intermediário, considerando a camada de solo existente acima, de forma que o carregamento distribuído se mantenha contínuo ao longo de toda a altura da parede de contenção.