Paredes de contenção

Como conferir o empuxo de solo lançado?

Após o lançamento das paredes de contenção no projeto será necessário definir corretamente os parâmetros do solo e sua elevação. Com base nestes valores o programa irá determinar o carregamento de empuxo automaticamente, considerando o efeito destes carregamentos horizontais para análise e dimensionamento das paredes e demais elementos do modelo.

Para auxiliar os projetistas neste lançamento, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, que exemplificam como definir corretamente todos os parâmetros necessários para determinação do empuxo do solo em paredes de contenção.

  1. Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?
  2. Como definir a elevação do solo?
  3. Como conferir o empuxo de solo lançado?

Disponibilizamos exemplos de aplicação dos passos e conceitos apresentados nos seguintes artigos. Estes exemplos apresentam um passo a passo direcionado para situações específicas de projeto.

  1. Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos
  2. Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário

Como conferir o empuxo de solo lançado?

O valor do empuxo do solo é obtido pelo produto do coeficiente de empuxo, do peso específico e da altura da camada de solo. Portanto, para que o valor apresentado seja coerente para cada situação de projeto, é preciso certificar que os parâmetros e a elevação do solo estão atribuídos corretamente no programa.

O empuxo do solo é um carregamento aplicado perpendicularmente à parede de contenção, aumentando gradualmente a medida que aumentamos a profundidade da camada de solo, formando assim um carregamento triangular.

Na janela de lançamento de uma parede de contenção este empuxo é apresentado na forma de um intervalo, representado pelo valor máximo e mínimo deste carregamento.


O valor do intervalo do empuxo é apresentado apenas no pavimento superior da parede. No pavimento inferior, o valor de empuxo apresentado no diálogo de lançamento da parede estará definido como zero.

Cabe destacar que este valor somente será zero caso não haja cargas aplicadas sobre o solo. Se for considerada uma carga agindo sobre o solo contido, uma parte dessa carga será repassada horizontalmente ao muro. Este efeito depende, em linhas gerais, do coeficiente de empuxo do solo, conforme configurado anteriormente. Desta maneira, havendo definido uma carga sobre o solo, o valor inicial é diferente de zero, uma vez que esta parcela horizontal deverá ser considerada no dimensionamento do muro.