Desenho da arquitetura

Como verificar a sobreposição das arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Builder?

Após criarmos uma edificação, o primeiro passo ao realizar um projeto no AltoQi Builder é a definição da arquitetura. Embora seja possível desenhar a própria planta arquitetônica no ambiente do programa, muitas vezes utilizamos plantas prontas, em DWG, DXF ou CAD, que precisam ser importadas para o projeto.

Após a importação das arquiteturas é necessário realizar uma preparação destas, convertendo a escala, para garantir que as distâncias reais do projeto sejam utilizadas, e posicionando a origem, para garantir o alinhamento entre os pavimentos.

Caso um destes itens não seja feito adequadamente, é possível que o projeto gere dimensionamentos incorretos ou que os pavimentos fiquem desalinhados, impedindo o lançamento correto do projeto. Para auxiliá-lo neste processo, montamos esta série de quatro artigos para mostrar como estes procedimentos devem ser realizados no AltoQi Builder.

  1. Como importar uma arquitetura no AltoQi Builder?
  2. Como converter a escala da arquitetura no AltoQi Builder?
  3. Como posicionar a origem da arquitetura no AltoQi Builder?
  4. Como verificar a sobreposição das arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Builder? (este artigo)
Observação: Para verificar como substituir uma arquitetura durante a realização do projeto recomendamos a leitura do artigo Como substituir a arquitetura após o projeto iniciado?

O quarto artigo desta série indicará como proceder para verificar se os procedimentos realizados geraram um alinhamento nas arquiteturas dos pavimentos.

Verificando a sobreposição das arquiteturas 

Conforme explicado anteriormente, uma arquitetura importada no AltoQi Builder é tratada como Referência externa. Esta filosofia permite visualizar diversas plantas em um único croqui, facilitando desta forma a verificação de interferência entre pavimentos.

Para exemplificar a operação, em nossa edificação existirão 3 pavimentos (Térreo, Superior e Cobertura).


Após realizar a conversão da escala e o posicionamento da origem em todas as arquiteturas siga o procedimento descrito abaixo:

  • Na janela Edificação efetue um duplo clique sobre um projeto específico (hidráulico, sanitário, incêndio, gás, fiação, SPDA ou alvenaria) para abri-lo;

  • Será exibida a arquitetura deste pavimento;

  • Na janela Edificação clique com o botão direito do mouse sobre o projeto aberto e selecione a opção Referências externas...;

  • No diálogo Referências externas habilite todas as arquiteturas;
  • Clique em OK;


Observação: Outra vantagem de utilizar Referências externas é que ela elimina a necessidade de inserir uma arquitetura por pavimento. Em pavimentos tipo, por exemplo, basta inserir a arquitetura em um  pavimento Tipo e habilitar a referência externa para os demais pavimentos.

O programa apresentará no croqui aberto a arquitetura de todos os pavimentos selecionados, desta forma será possível visualizar se todas estão corretamente alinhadas.

Observação: Se as arquiteturas não estiverem sobrepostas será necessário verificar qual procedimento não foi realizado corretamente (conversão de escala e/ou posicionamento da origem), em qual pavimento e refazê-lo.

Após realizar a verificação, pode-se retirar a referência externa das demais arquiteturas, para isso:

  • Retorne a janela Edificação, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto aberto e selecione a opção Referências externas...;
  • No diálogo Referências externas desabilite as arquiteturas dos demais pavimentos;
  • Clique em OK.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível verificar se as arquiteturas importadas estão sobrepostas umas as outras.

Com isso, finalizamos a série de artigos sobre a importação de arquiteturas no programa. Uma vez que todas as arquiteturas foram inseridas e posicionadas, o usuário pode iniciar o lançamento do projeto.

Colaborador: Eng.ª Caroline Corrêa de Souza