Desenho da arquitetura

Como importar uma arquitetura no AltoQi Builder?

Após criarmos uma edificação, o primeiro passo ao realizar um projeto no AltoQi Builder é a definição da arquitetura. Embora seja possível desenhar a própria planta arquitetônica no ambiente do programa, muitas vezes utilizamos plantas prontas, em DWG, DXF ou CAD, que precisam ser importadas para o projeto.

Após a importação das arquiteturas é necessário realizar uma preparação destas, convertendo a escala, para garantir que as distâncias reais do projeto sejam utilizadas, e posicionando a origem, para garantir o alinhamento entre os pavimentos.

Caso um destes itens não seja feito adequadamente, é possível que o projeto gere dimensionamentos incorretos ou que os pavimentos fiquem desalinhados, impedindo o lançamento correto do projeto. Para auxiliá-lo neste processo, montamos esta série de quatro artigos para mostrar como estes procedimentos devem ser realizados no AltoQi Builder.

  1. Como importar uma arquitetura no AltoQi Builder? (este artigo)
  2. Como converter a escala da arquitetura no AltoQi Builder?
  3. Como posicionar a origem da arquitetura no AltoQi Builder?
  4. Como verificar a sobreposição das arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Builder?
Observação: Para verificar como substituir uma arquitetura durante a realização do projeto recomendamos a leitura do artigo Como substituir a arquitetura após o projeto iniciado?

O primeiro artigo desta série indicará como proceder para realizar a importação de arquivos DWG/DXF/CAD para um projeto.

Importando uma arquitetura

Para inserir uma arquitetura em um pavimento, siga o procedimento detalhado abaixo:

Observação: Destacamos que antes de importar os arquivos no programa, é importante que estes sejam limpos, procedimento explicado no artigo Como resolver erros durante a importação da arquitetura para os programas da AltoQi?
  •  Na janela Edificação selecione o pavimento desejado, clique com o botão direito do mouse e selecione o menu Importar – Desenho;


  • No diálogo Inserir desenho, em Arquivos do Tipo selecione a extensão do arquivo que será importado;
  • Em seguida, acesse a pasta onde o arquivo está salvo e selecione o arquivo desejado;
  • Clique em Abrir;


Observação: As arquiteturas importadas são tratadas como Referências externas que são desenhos visualizados juntamente a um desenho principal, cujos elementos não podem ser editados. Os elementos dos desenhos “externos” podem ser visualizados, exportados e impressos juntamente àqueles do desenho principal.

  • Observe que neste momento a planta da arquitetura será incluída na janela Edificação;


  • Repita este procedimento para importar todas as arquiteturas desejadas.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo todas as arquiteturas necessárias para a realização do projeto serão importadas.

Observação: Se não for possível visualizar o desenho da arquitetura na área de CAD, confira as possíveis soluções descritas no artigo Desenho da arquitetura importado não aparece na área de CAD da plataforma AltoQi Builder.

Após importar os desenhos o usuário deverá converter a escala para dar seguimento a preparação da arquitetura. Para realizar este procedimento, recomendamos a leitura do próximo artigo de nossa série:  Como converter a escala da arquitetura no AltoQi Builder?