Tubos

Lançamento das tubulações de alimentação utilizando um reservatório inferior e bomba de recalque

Lançando a tubulação

Para efetuar o lançamento do reservatório inferior, deve-se inicialmente definir a rede como sendo rede de " Alimentação" na aba " Lançamento". Visto que ela é a responsável por abastecer tanto o reservatório inferior quanto o reservatório superior.
 

 
A entrada de água na edificação que chega na cisterna é efetuada com lançamento de um alimentador predial no início da rede, representando a ligação entre a rede pública e a entrada do sistema de abastecimento da edificação. 

Observação:  Se o reservatório inferior for abastecido a partir da captação de água da chuva para reuso pode-se acompanhar o artigo Interligando a captação de água da chuva ao reservatório de reuso.
  1. Com a rede de alimentação selecionada ajuste o campo "Altura", no grupo "Rede" para a altura em que a tubulação irá se deslocar até o reservatório inferior ou ponto de coluna que fará a ligação com tal reservatório.
  2. Acesse a aba "Lançamento", grupo "Conduto" e defina o tubo a ser utilizado, como no exemplo da imagem a seguir. 
   Observação:  O lançamento das tubulações e conexões pode ser efetuado em planta baixa ou dentro do detalhe isométrico.  Perceba que a escolha do conduto lista primeiro os diâmetros da classe do material corrente, seguido da opção de escolha de outras classes de materiais disponíveis no cadastro.
 
Efetue o lançamento dos condutos de acordo com a arquitetura base do projeto. Os artigos indicados abaixo apresentam detalhadamente algumas formas de lançamento que podem ser utilizadas para o traçado da rede.
  1. Lançamento manual de condutos em planta baixa no AltoQi Builder
  2. Lançamento manual de condutos em planta baixa definindo as coordenadas (X,Y,Z)
  3. Lançamento manual em detalhe isométrico definindo a altura dos pontos
  4. Lançamento manual em detalhe isométrico alternando os planos de trabalho
  5. Lançamento manual em detalhe isométrico definindo as coordenadas (X,Y,Z)

Lançando o reservatório e demais conexões

Após lançar os condutos pode-se lançar o alimentador predial através do comando " Alimentador predial", localizado na aba " Lançamento".
  1. Selecione o comando "Alimentador predial" e selecione no ponto de entrada da rede de alimentação;
  1. Defina um ponto diretor para posicionar a simbologia e tecle "Enter" para finalizar o comando.
Observação:  O procedimento detalhado referente ao lançamento do ponto Alimentador predial consta no artigo técnico Como lançar o alimentador predial e representar o ponto de entrada de água na edificação?. 
 
Pode-se também lançar o hidrômetro principal, para isto:
  1. Acesse a aba "Lançamento";
  2. Clique no comando "Alimentador principal" e clique no ponto do lançamento onde deseja inserir o mesmo;
  1. Defina um ponto diretor para posicionar a simbologia e tecle "Enter" para finalizar o comando.
O artigo Lançando um hidrômetro no projeto hidráulico apresenta mais informações sobre o comando de lançamento de hidrômetros de cavalete.

Observação:  Na versão do 2017 ou anterior do QiBuilder o hidrômetro deve ser inserido através do comando "Registro".

Ao chegar na posição de ligação com a cisterna, o lançamento da tubulação de entrada é interrompido. Nesta posição é possível lançar um reservatório, através dos comandos de lançamento de reservatórios, existentes na aba " Lançamento ", destacados na imagem a seguir.
 
  Observação:  Caso o reservatório inferior seja lançado para o armazenamento da água da chuva recomenda-se também a leitura do artigo Lançando um reservatório de água da chuva.

Na figura abaixo, pode ser visualizado um exemplo do traçado de uma tubulação de alimentação, do alimentador predial e do hidrômetro lançado.
 
 
 
Após lançar o reservatório inferior será possível dar continuidade ao lançamento para conectar ambos reservatórios. O ponto de saída da tubulação na cisterna deverá ficar localizado em um local distinto do ponto de entrada da tubulação, ou seja, não é necessário ligar a tubulação de saída no ponto de inserção do reservatório.
O traçado deverá ser efetuado de acordo com a concepção do projeto ligando o ponto de saída do reservatório inferior até o ponto onde está localizada a coluna de alimentação. Porém, na maioria dos casos é necessário lançar uma válvula de sucção, uma bomba e os registros necessários. Portanto, ao efetuar o traçado apropriado, recomenda-se que já sejam lançadas as conexões nos qual serão inseridos os elementos citados.
Os comando utilizados para lançamento dos elementos citados são:
  1. Válvula de sucção: comando "Registro" localizado na aba "Lançamento";
OBS: Para que o programa reconheça corretamente a válvula de sucção lançada é importante que os passos abaixo sejam seguidos no momento da utilização desta peça.
  1. Realize o lançamento de interesse em região externa do volume do reservatório, como mostrado no exemplo abaixo.
  1. Mova a válvula de sucção e conexão que estiver no mesmo alinhamento para o interior do reservatório. Para isso, arraste esse lançamento com o mouse pressionado, ou ainda, altere as coordenadas X,Y, na janela Propriedades para os elementos selecionados. Para acessar a janela Propriedades, recomendamos seguir os passos do artigo Alterando a elevação de uma peça já lançada.
  1. Bomba de recalque: comando "Bomba" localizado na aba "Lançamento"(Como lançar uma bomba hidráulica?);
  2. Demais registros: comando "Registro" localizado na aba "Lançamento".
Após lançar a tubulação de entrada e saída do reservatório inferior a configuração do lançamento irá ficar semelhante ao apresentado na imagem a seguir.

Observação:  A mensagem "Não existe fluxo de entrada nesta conexão (possível início de rede)" apresentada na válvula de sucção pode ser desconsiderada. Isso se deve, pois a válvula está sendo considerada como ponto de entrada de água na tubulação.
 
Finalizando o lançamento do reservatório inferior e também do reservatório superior será possível configurar a porcentagem de armazenamento de cada um dos reservatórios e definir a bomba de recalque, como explicado a seguir.

Observação:  Para configurar a porcentagem de armazenamento de cada reservatório, recomendamos seguir os passos apresentados no artigo Definição da proporção de reserva de água inferior/superior da edificação no projeto hidráulico.

Definindo a bomba de recalque

Após dimensionada a bomba, o programa indicará um modelo comercial de bomba capaz de atender a demanda do projeto. Para dimensionar a bomba, além de lançá-la no projeto, deve-se definir a mesmo conforme o procedimento indicado no artigo Como definir uma bomba hidráulica que apresenta como definir a bomba tanto em projetos de combate a incêndio quanto em projetos hidrossanitários. 

Observação:  Caso a opção "Definir bomba" não estiver habilitada, processe o projeto ou abra o projeto do pavimento no qual a bomba foi lançada.

Para alterar dados de configuração da bomba de recalque, como, por exemplo, o rendimento da bomba, acesse a aba " Arquivo" - " Configurações". Na aba " Hidráulico" -" Alimentação".
 
 

Definindo a porcentagem do volume que cada reservatório irá armazenar

Em casos que há mais de um reservatório na edificação é comum que o volume total de água necessário para o abastecimento seja dividido entre os reservatórios existentes. Assim, para configurar a localização e o volume de cada peça siga as orientações dos artigos indicados abaixo.
  1. Definição da proporção de reserva de água inferior/superior da edificação no projeto hidráulico
  2. Definição da localização inferior/superior do reservatório no projeto hidráulico
  3. Definição da proporção de reserva frente à localização do reservatório no projeto hidráulico
Ao finalizar o lançamento dos tubos e conexões e as configurações do projeto acesse a aba " Operações" e clique em " Processar" para que o dimensionamento seja atualizado. Procedimento apresentado também no artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?. O lançamento final será semelhante ao indicado na imagem a seguir.


 
Posteriormente, a ligação com o reservatório superior poderá ser realizada como mostrado no artigo Lançamento de torneira boia no projeto hidráulico.