Peças

Como lançar o alimentador predial e representar o ponto de entrada de água no projeto hidráulico?

A chegada de água de uma fonte de água, como a concessionária de abastecimento público, à região abrangida pela edificação diz respeito ao ponto de ligação da rede de distribuição ao ramal predial, como mostra a figura abaixo.
Fonte: adaptado de Creder (2006).
Para que a entrada de água seja compreendida na rede de alimentação do projeto Hidráulico, sugere-se o lançamento do ponto Alimentador predial. Os passos para lançamento desta conexão especial na plataforma AltoQi Builder estão indicados na sequência.
  1. Abra o croqui Hidráulico do pavimento desejado para representação da entrada de água à edificação oriunda de uma fonte de abastecimento;
  2. Na aba Lançamento - grupo Rede, defina o campo Rede - Alimentação;
  1. Ainda na aba Lançamento - Pontos, selecione o comando Alimentador predial;
  1. Perceba que na barra de comandos inferior será solicitado "Alimentador predial - Posição". Portanto, clique sobre a extremidade da tubulação de entrada de água à edificação, para definir a sua posição. Neste exemplo, selecionamos o ponto de entrada de um projeto genérico;
Observação: Note que, quando já lançados os tubos da rede Alimentação a extremidade a montante apresenta indicação de triângulo vermelho.
  1. Certifique-se de que o comando Ortogonal (botão ou tecla F8) esteja habilitado;
  2. Em seguida, na barra de comandos inferior será solicitado "Alimentador predial - Ponto diretor". Defina o ponto diretor para lançamento do alimentador, ou seja, mire o cursor do mouse para a direção desejada e dê um clique com o botão esquerdo do mouse, como exemplificado no projeto genérico a seguir;
  1. Clique na tecla <Esc> duas vezes para finalizar o procedimento. O resultado para o lançamento exemplo é apresentado abaixo.
Com este procedimento, será possível representar o ponto de entrada de água à alimentação da edificação projetada.
O lançamento dos tubos de alimentação associados à reservatório inferior e bomba hidráulica de recalque está especificado no artigo técnico Lançamento das tubulações de alimentação utilizando um reservatório inferior e bomba de recalque.
Observação:  Para a chegada de água na rede de água fria ou água quente para abastecimento direto dos pontos de consumo, em que deseja-se considerar a pressão já disponível na rede, como por exemplo, o abastecimento de peças sem reservatório, sugere-se o lançamento do ponto Tomada d'água, como descrito no material Abastecendo as peças sem reservatório superior.