Bomba hidráulica de incêndio

Como definir a bomba hidráulica?

Em determinadas edificações, torna-se necessário o uso de bombeamento para transportar água a elementos de reservação ou mesmo a pontos de consumo. Em decorrência deste uso, criou-se os artigos abaixo relacionados ao emprego de uma bomba, que apresentam procedimentos para o lançamento e dimensionamento de uma bomba hidráulica na plataforma AltoQi Builder, bem como a solução de possíveis mensagens.

  1. Como lançar uma bomba hidráulica?
  2. Como definir a bomba hidráulica?
  3. Como solucionar o Erro P01 / Erro P02 / Erro P03?

Como definir a bomba hidráulica?

Após finalizar o lançamento do projeto de incêndio, definir as conexões, e verificar se não há problemas de fluxo na rede, clique no comando  Processar  na aba  Operações  para que seja efetuado o dimensionamento do projeto.

  • Abra o croqui onde a bomba foi lançada;
  • Acesse novamente a aba  Operações  e clique em  Gerenciador ;
  • No gerenciador localize o pavimento onde a mesma foi lançada;
  • E clique com o botão direito do mouse sobre  Bh1 ;
  • Selecione a opção  Definir bomba ;


Observação:  A opção Definir bomba só ficará disponível se a bomba estiver atendendo a um grupo de hidrantes mais desfavoráveis no caso do projeto de hidrantes ou a uma área de operação no caso do projeto de sprinklers. Caso o fluxo esteja interrompido em algum ponto do lançamento é possível que esta opção não fique habilitada. Para mais informações consulte o artigo Opção Definir bomba desabilitada no projeto de Incêndio.

  • Na janela de definição de bomba, verifique o valor de vazão e altura mínimas, calculadas automaticamente pelo programa de acordo com os critérios de projeto adotados, e o lançamento efetuado;
  • Localize uma bomba que tenha os valores de vazão e altura de funcionamentos maiores que o mínimo.

Para escolher uma bomba diferente da sugerida pelo programa, alterne entre os grupos para localizar outra bomba cadastrada que atenda ao sistema.

Note que, dependendo do grupo selecionado, é possível que nenhuma bomba seja encontrada ou uma bomba de potência diferente do grupo anterior seja localizada.

Observação: Caso nenhuma das bombas disponíveis no cadastro padrão da plataforma AltoQi Builder satisfaçam as necessidades do projetista, é possível criar uma bomba personalizada. O artigo Exemplo: Cadastro de uma bomba de incêndio exemplifica o procedimento para tal cadastro.
  • Após escolher a bomba desejada, clique em  OK  para finalizar a definição deste elemento.

Observação: É comum que o diâmetro das tubulações associadas ao sistema de bombeamento (sucção e recalque) não seja o mesmo das bitolas de entrada e saída definidos na bomba. Para isso, faz-se uso de reduções junto às tubulações conectadas à bomba, procedimento detalhado no artigo Como inserir reduções na ligação com a bomba hidráulica?.

Com este procedimento, será possível definir a bomba adequada ao sistema projetado.