Condutos

Como melhorar o FCA dos condutos?

A corrente nominal ou corrente de projeto (Ip) é a corrente que os condutores de um circuito, seja terminal ou de distribuição, deve suportar, levando em conta apenas as suas características nominais. Aplicando-se a esta os fatores de correção de temperatura (FCT) e de agrupamento (FCA), obtém-se um valor fictício de corrente chamado de corrente corrigida (In').


A corrente corrigida é o valor efetivamente utilizado para o dimensionamento dos condutores. A corrente corrigida final de um circuito é obtida pela situação mais crítica nos condutores deste circuito, visto que tanto a corrente de projeto como o fator de agrupamento variam trecho a trecho. No caso de circuitos com duas ou três fases, a corrente corrigida refere-se à maior corrente corrigida nas três fases.

Tabela 42 da NBR 5410/2004 apresenta os fatores de agrupamento para diversas maneiras de instalar os condutores. Das possibilidades definidas, o módulo Elétrico utiliza duas condições padrões, que são:

  • Em feixe: ao ar livre ou sobre superfície; embutidos; em conduto fechado;
  • Camada única sobre parede, piso, ou em bandeja não perfurada ou prateleira.


Observação: Para verificar como o FCA que será aplicado no circuito é determinado recomendamos a leitura do artigo Como é calculado o FCA?

Quanto menor for o FCA, maior será sua influência no dimensionamento da fiação.

Observação Para verificar o FCA dos condutos, recomendamos a leitura do artigo Como verificar o FCA dos condutos?

Sabendo qual é o FCA dos condutos, algumas medidas podem ser tomadas para aumentá-lo, ou ainda, para ignorá-lo: 
  1. Utilizar eletrocalha sem tampa.
  2. Incluir repetições nos condutos.
  3. Alterar o caminho da fiação.
  4. Lançar mais condutos.
  5. Ignorar o FCA. 
  6. Alterar manualmente o FCA.

1 - Utilizando eletrocalha sem tampa

Se em seu projeto forem utilizadas eletrocalhas, uma forma de melhorar o FCA aplicado nesses dutos é utilizando eletrocalha sem tampa.

Como mencionado anteriormente, o módulo Elétrico utiliza duas condições padrões. Ao utilizarmos uma eletrocalha com tampa (Tipo - Retangular) o programa utilizará a opção "Em feixe: ao ar livre ou sobre superfície; embutidos; em conduto fechado" para obter o FCA, que possui valores mais críticos e ao utilizarmos uma eletrocalha sem tampa (Tipo - Retangular aberto) o programa utilizará a opção "Camada única sobre parede, piso, ou em bandeja não perfurada ou prateleira" para obter o FCA, que possui valores menos críticos.


Por exemplo, se no caso abaixo for utilizada uma eletrocalha com tampa, o FCA aplicado seria 0,6. Ao utilizar uma eletrocalha sem tampa, o FCA aplicado será 0,73.


Observação: Para alterar as peças de eletrocalha utilizadas em seu projeto, para eletrocalhas sem tampa, recomendamos a leitura dos artigos Como alterar uma peça em todos os pontos que a utilizam simultaneamente? e Como alterar a peça utilizada em um conduto depois de ser lançada? que demonstram todos os procedimentos necessários.


2 - Incluindo repetições nos condutos

Como o FCA é determinado através da quantidade de condutores pertencentes a circuitos diferentes que passam por um conduto, uma forma de aumentar o FCA é dividir a fiação dos circuitos para que passem por mais condutos. 

O módulo Elétrico possui uma opção que permite o lançamento de condutos com repetições apenas editando as propriedades do conduto.

Lançando os condutos com repetições a fiação será dividida em quantidades iguais em cada repetição.

Por exemplo, se no caso abaixo não existissem repetições, existiriam 2 circuitos passando pelo conduto, e desta forma, o FCA aplicado seria 0,8. Ao alterar o número de repetições deste conduto para 2, o programa entende que existe 1 circuito passando por cada conduto, e o FCA aplicado será 1,00.


Observação: Para realizar o lançamento de condutos com repetições, recomendamos a leitura do artigo Como incluir repetições em um conduto? que demonstra todos os procedimentos necessários.


3 - Alterando o caminho da fiação 

Para passar a fiação de um circuito, quando há mais de um caminho possível, o módulo Elétrico insere a fiação pelo caminho mais curto. Contudo, caso o usuário deseje, é possível modificar o caminho feito pela fiação.

Essa alteração do caminho da fiação torna-se interessante quando por um mesmo conduto estão passando condutores de muitos circuitos diferentes e por outro conduto, que também seja um caminho possível, passam menos condutores de circuitos diferentes. 

Redistribuindo esses condutores por mais condutos, de modo que a quantidade de circuitos diferentes em cada conduto diminua, o FCA tende a aumentar e, consequentemente, o dimensionamento da fiação melhorar. 

ObservaçãoPara realizar a alteração do caminho da fiação, recomendamos a leitura do artigo Como alterar o caminho da fiação colocada automaticamente pelo programa? que demonstra os procedimentos necessários.

4 - Lançando mais condutos 

Para que existam mais caminhos possíveis para a passagem da fiação dos circuitos, podem ser lançados mais condutos para interligar as peças no projeto. 

Para exemplificar, tomemos como exemplo um quadro de medição (QM1) e três quadros de distribuição (QD1, QD2 e QD3) associados a ele. Existem algumas possibilidades para o lançamento dos condutos para interligá-los. Os caminhos por onde a fiação poderá passar dependerá da quantidade de condutos lançados. Abaixo temos essas possibilidades demonstradas, bem como, o FCA para cada caso. 

a) Um único conduto sai do QM1 e interliga os QDs:


Desta forma, o trecho de conduto mais crítico para o FCA é o trecho que sai do QM1 e chega ao QD3, pois a fiação de todos os circuitos está passando por ali. Assim, o FCA de todos eles será 0,70, como pode ser observado na imagem abaixo: 


b) Dois condutos saindo do QM1: 


Desta forma, o trecho de conduto mais crítico para o FCA é o trecho que sai do QM1 e chega ao QD1, pois a fiação de dois circuitos diferentes está passando por ali. Assim, o FCA do QD1 e do QD2 será 0,80 e do QD3 será 1,00, como pode ser observado na imagem abaixo: 


c) Três condutos saindo do QM1: 


Desta forma, por cada conduto que está saindo do QM1 passa apenas a fiação de um circuito, o que consequentemente, torna o FCA unitário, como pode ser observado na imagem abaixo: 


5 - Ignorando o FCA 

O usuário pode optar por ignorar o FCA para o dimensionamento dos condutores. Contudo, deve estar ciente de que essa situação não é prevista nas normas e o uso deste item é de responsabilidade do usuário.

ObservaçãoOs procedimentos necessários para ignorar o FCA estão descritos no artigo Como ignorar o FCA dos condutos?

6 - Alterando manualmente o FCA 

O usuário pode optar por informar manualmente o FCA que deverá ser utilizado para o dimensionamento dos condutores de um determinado circuito. Contudo, deve estar ciente de que essa alteração é de responsabilidade do usuário, devendo ele se atentar aos parâmetros normativos.

ObservaçãoOs procedimentos necessários para alterar manualmente o FCA estão descritos no artigo Como alterar manualmente o FCA?

Desta forma, foram apresentadas diferentes possibilidades de aumentar o FCA dos condutos. Cabe agora ao usuário decidir qual é a que mais se aplica ao seu projeto.