Condutos

Como ignorar o FCA dos condutos?

Ao realizar o dimensionamento de um projeto elétrico, o módulo Elétrico utiliza diversos critérios normativos para efetuar o cálculo das seções dos condutos, fios, disjuntores, entre outros elementos. Um dos critérios utilizados pelo programa é o cálculo da corrente corrigida utilizando o fator de correção de agrupamento.

Caso passem, em um mesmo conduto, condutores pertencentes a circuitos diferentes, a NBR 5410/2004 define um fator de correção de agrupamento que divide o valor da corrente nominal pelo fator de agrupamento, para a obtenção da corrente corrigida. Esta verificação e dimensionamento é efetuada pelo módulo Elétrico.

O usuário pode optar por ignorar o FCA em casos onde a taxa de ocupação do conduto não ultrapasse determinado valor. Para que o FCA seja ignorado, deve-se habilitar uma configuração de dimensionamento dos condutores. 

Essa configuração pode ser habilitada por meio dos procedimentos abaixo: 

  • Acesse a guia Arquivo - Configurações
  • No diálogo Configurações, selecione a aba Fiação;
  • Em Dimensionamento - Condutores, habilite a opção Ignorar o fator de correção de agrupamento, conforme mostrado na imagem abaixo:


  • Deve-se ainda, selecionar até qual valor de taxa de ocupação de conduto que o FCA será desconsiderado. O valor default do programa é de 33%;
Observação: Caso o usuário deseje simular ( pois a norma recomenda o uso do FCA) o dimensionamento do seu projeto sem que o programa utilize o FCA, pode usar uma taxa de ocupação limite superior aos 33% da configuração Default, avaliando os resultados do dimensionamento dos condutores com e sem o uso do FCA e confirmar a necessidade de, em algum trecho do projeto, verificar os condutos utilizados.
  • Clicar em OK;
  • Após realizar esta modificação é necessário Processar novamente o projeto, com a opção Dimensionar circuitos habilitada, para que o dimensionamento seja atualizado.
Observação: Para que o FCA seja ignorado no dimensionamento é indispensável que os condutos estejam com a taxa de ocupação menor que o valor informado na opção "Ignorar se a taxa de ocupação < X %". Se o FCA não for ignorado recomendamos acessar o diagrama de FCA, como descrito no artigo Como verificar o FCA dos condutos?, para localizar qual conduto poder estar gerando tal FCA. Outra opção é utilizar o comando Verificar diâmetros, guia Operações - grupo Dimensionamento, para verificar se nenhum dos condutos apresentados estão com a taxa de ocupação maior que o informado para ignorar o FCA, normalmente 33%.

Desta forma, é possível desconsiderar o FCA no dimensionamento dos condutores no projeto. Contudo, cabe ressaltar que,  essa situação não é prevista nas normas e o uso deste item é de responsabilidade do usuário .