Condutos

Como verificar o FCA dos condutos?



Ao realizar o dimensionamento de um projeto elétrico, o módulo Elétrico utiliza diversos critérios normativos para efetuar o cálculo das seções dos condutos, fios, disjuntores, entre outros elementos. Um dos critérios utilizados pelo programa é o cálculo da corrente corrigida utilizando o fator de correção de agrupamento.

Caso passem, em um mesmo conduto, condutores pertencentes a circuitos diferentes, a NBR 5410/2004 define um fator de correção de agrupamento que divide o valor da corrente nominal pelo fator de agrupamento, para a obtenção da corrente corrigida. Esta verificação e dimensionamento é efetuada pelo módulo Elétrico.

Identificar, visualmente, a quantidade de circuitos que passam por um mesmo conduto, é uma tarefa complexa e demorada, visto que há a necessidade de analisar todos os condutos lançados no projeto.

Para facilitar esse processo, o módulo Elétrico possui um recurso onde é possível gerar um diagrama informando ao usuário um gráfico de cores dinâmico dos eletrodutos e eletrocalhas demonstrando as faixas com maior e menor fator de correção de agrupamento, facilitando a localização dos condutos que apresentam um FCA baixo.

Para acessar esse comando, deve-se realizar os procedimentos descritos abaixo:

  • Enquadre seu projeto através do botão Enquadrar


  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador:


  • Na janela do Gerenciador acesse o comando Opções – Gerar diagramas – Fator de correção de agrupamento:


  • A janela de CAD será aberta:


Observação: Este gráfico de cores sempre será inserido próximo ao canto superior direito da arquitetura do pavimento.

No diagrama de FCA podemos verificar a diferenciação entre as cores das indicações das fiações dos circuitos. As fiações exibidas em Preto/Branco representam os circuitos cuja corrente de projeto (In) é menor que  30% da capacidade de condução de corrente (Iz) do cabo, ou seja, estes circuitos não são utilizados na determinação do FCA. As fiações exibidas em Vermelho representam os circuitos cuja corrente de projeto (In) é maior que 30% da capacidade de condução de corrente (Iz) do cabo, ou seja, estes circuitos são utilizados na determinação do FCA.

Observação Para verificar como o FCA que será aplicado no circuito é determinado recomendamos a leitura do artigo Como é calculado o FCA?

Com isso, é possível verificar, rápida e visualmente, quais os condutos mais sobrecarregados e então, retornar ao seu croqui e fazer as alterações desejadas nos condutos.

ObservaçãoPara verificar quais as maneiras de aumentar o FCA, recomendamos a leitura do artigo Como melhorar o FCA dos condutos?


Com o auxílio do diagrama de FCA, podem ser realizadas melhorias no projeto, o que consequentemente, gerar projetos mais econômicos e eficientes em relação a quantidade de material utilizado na obra.