Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário
Para auxiliar os projetistas neste lançamento, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, que exemplificam como definir corretamente todos os parâmetros necessários para determinação do empuxo do solo em paredes de contenção.
- Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?
 - Como definir a elevação do solo?
 - Como conferir o empuxo de solo lançado?
 
Disponibilizamos exemplos de aplicação dos passos e conceitos apresentados nos seguintes artigos. Estes exemplos apresentam um passo a passo direcionado para situações específicas de projeto.
- Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos
 - Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário
 
Em paredes de contenção que iniciam em um nível Intermediário, é necessária uma atenção especial à correta interpretação da elevação da camada de solo. Esta elevação tem como referência o nível do pavimento principal, e nestas situações, mesmo que o topo da camada de solo coincida com o nível intermediário, o usuário deverá configurar o valor da elevação com sendo a diferença entre a altura do pavimento principal e o nível intermediário, com sinal negativo.
Neste exemplo, considere a situação indicada na imagem seguinte, onde a parede de contenção tem seu topo em um nível intermediário, com desnível de 100 cm em relação ao pavimento principal. Neste caso, o nível do solo está alinhado com o topo da parede.
 
Para atribuir a elevação de solo para a parede do exemplo acima, acesse o croqui do nível intermediário, dê um duplo clique sobre a parede e selecione a opção Lançar, referente ao empuxo. Nesta janela, altere o valor da elevação do solo para -100cm nas propriedades da parede, para que o valor de empuxo seja considerado apenas do nível intermediário para baixo.
 
Deste modo, o carregamento considerado sobre a parede de contenção estará de acordo com a imagem seguinte.