Dimensionamento

Como inserir um pavimento de transição

O uso integrado do Eberick e do QiAlvenaria permite que sejam lançadas edificações com pavimentos de alvenaria estrutural, com toda a modulação e elevações detalhadas pelo QiAlvenaria, e com a análise estrutural e dimensionamento de todos os elementos de alvenaria e concreto armado pelo Eberick.

Nos artigos abaixo indicamos as principais etapas que compõem a inicialização dos projetos que contém alvenaria estrutural até a preparação para o dimensionamento no Eberick.

  • Como trabalhar com o projeto de alvenaria estrutural entre o Eberick e o QiAlvenaria
  • Como definir a resistência do prisma no momento da exportação do projeto de alvenaria
  • Como associar o projeto de alvenaria com o Eberick
  • Como inserir um pavimento de transição
  • Como dimensionar o projeto de alvenaria estrutural
  • Como alterar o projeto de Alvenaria após associá-lo com o Eberick

Inserindo a transição

Normalmente projetos de alvenaria estrutural possuem um pavimento onde ocorre a transição entre modelos construtivos - as cargas passam a ser resistidas por meio de vigas e pilares. Este lançamento deve ser feito no Eberick, clicando com o botão direito sobre o pavimento inferior da estrutura e selecionando a opção Inserir pavimento.


Perceba que o programa habilita duas opções: Abaixo (vazio) Abaixo (transição). Caso você queira fazer o lançamento dos elementos de apoio manualmente, pode selecionar a opção Abaixo (vazio). Nesse caso, será criado um pavimento em branco, onde você pode inserir vigas, pilares, ou mesmo um radier, para servir de apoio para a alvenaria. De todo modo, para evitar que você tenha que inserir os elementos de apoio manualmente, o programa permite que você selecione a opção Abaixo (estrutura de transição), que insere esses elementos de maneira automática.


  • Na janela que se abre, será possível definir alguns parâmetros desse pavimento, como as dimensões das vigas (bw e h) e pilares (b e h) que serão inseridos;
  • Além disso a opção Inserir pilares define se serão posicionados pilares no pavimento, ou se o pavimento será gerado unicamente com vigas;
  • A opção Quando o trecho for maior que define o espaçamento dos pilares: quanto menor esse valor, mais pilares serão posicionados na planta, como mostrado na figura abaixo. Enquanto que o caso da esquerda foi gerado considerando um espaçamento de 100cm, o da direita considerou um espaçamento de 250cm:



Ainda vale destacar que o Eberick irá posicionar vigas sob todas as paredes estruturais. Isso não será feito para as paredes de vedação, cujo apoio deverá ser inserido manualmente no programa, podendo ser viga ou laje. Além disso, podem ser necessários alguns ajustes no posicionamento dos pilares para garantir uma concepção eficaz e econômica.