O uso integrado do Eberick e do QiAlvenaria permite que sejam lançadas edificações com pavimentos de alvenaria estrutural, com toda a modulação e elevações detalhadas pelo QiAlvenaria, e com a análise estrutural e dimensionamento de todos os elementos de alvenaria e concreto armado pelo Eberick.
Nos artigos abaixo indicamos as principais etapas que compõem a inicialização dos projetos que contém alvenaria estrutural até a preparação para o dimensionamento no Eberick.
- Como trabalhar com o projeto de alvenaria estrutural entre o Eberick e o QiAlvenaria
- Como definir a resistência do prisma no momento da exportação do projeto de alvenaria
- Como associar o projeto de alvenaria com o Eberick
- Como inserir um pavimento de transição
- Como dimensionar o projeto de alvenaria estrutural
- Como alterar o projeto de Alvenaria após associá-lo com o Eberick
Inserindo a transição

Perceba que o programa habilita duas opções: Abaixo (vazio) e Abaixo (transição). Caso você queira fazer o lançamento dos elementos de apoio manualmente, pode selecionar a opção Abaixo (vazio). Nesse caso, será criado um pavimento em branco, onde você pode inserir vigas, pilares, ou mesmo um radier, para servir de apoio para a alvenaria. De todo modo, para evitar que você tenha que inserir os elementos de apoio manualmente, o programa permite que você selecione a opção Abaixo (estrutura de transição), que insere esses elementos de maneira automática.

- Na janela que se abre, será possível definir alguns parâmetros desse pavimento, como as dimensões das vigas (bw e h) e pilares (b e h) que serão inseridos;
- Além disso a opção Inserir pilares define se serão posicionados pilares no pavimento, ou se o pavimento será gerado unicamente com vigas;
- A opção Quando o trecho for maior que define o espaçamento dos pilares: quanto menor esse valor, mais pilares serão posicionados na planta, como mostrado na figura abaixo. Enquanto que o caso da esquerda foi gerado considerando um espaçamento de 100cm, o da direita considerou um espaçamento de 250cm:
Alvenaria estrutural apoiada em Radier
Para realizar esse tipo de lançamento, basta inserir um pavimento de transição selecionando a opção "Abaixo (vazio)", conforme destacado anteriormente e depois prosseguir com o lançamento do radier, conforme o artigo Como lançar lajes de fundação tipo radier.
Para realizar o lançamento destas lajes, basta que no pavimento de fundações da estrutura seja definido um contorno para a laje, utilizando elementos de barra para que a laje tenha uma borda livre ou vigas para uma viga de bordo.
O primeiro passo para o lançamento, portanto, é a definição do contorno da laje através de barras ou vigas. Durante este lançamento, como as barras não estarão apoiadas em nenhum outro elemento exceto a laje, é normal que apareça o aviso "O nó adicionado não se apoia em nenhuma barra do pavimento. Confirma a posição do nó?", ao qual deve-se responder "Sim". As barras devem compreender todo contorno desejado para a laje de radier.
Após definir o contorno com barras, basta lançar a laje de fundação através do comando "Elementos - Laje - Adicionar laje de fundação". Após definir os dados de lançamento da laje, basta selecionar um ponto interno ao contorno de barras para definição da laje de fundação:
Na janela de lançamento da laje, onde são inseridos os dados da laje lançada, deve-se definir os coeficientes de recalque horizontal e vertical do solo considerado. A determinação destes valores é crucial para o dimensionamento da laje de fundação. Para mais detalhes a respeito de o que são estes coeficientes e como determiná-los, veja o artigo O que são coeficientes de recalque do solo?.
Após o lançamento, as cargas das paredes serão automaticamente aplicadas no radier.