- AltoQi Suporte
- Alvenaria
- Dimensionamento
-
QiOnboarding
-
AltoQi Education
-
Novidades de Release
-
Instalação e setup das soluções
- Requisitos de Sistema Operacional e compatibilidade
- Antivírus
- Recursos gráficos e placa de vídeo
- Instalação & ativação por login - Proteção Cloud
- Reinstalação dos programas
- Versões demonstrativas
- Versões anteriores | Instalação & ativação por chave (EID) - Proteção RMS
- Versões anteriores | Ativação dispositivo físico (USB) - Proteção HASP
-
Interoperabilidade BIM
-
Setup e Suporte AltoQi
-
AltoQi Eberick
- Interface
- Criação, abertura e salvamento de projetos
- Pavimentos e níveis intermediários
- Desenhos e Arquitetura
- Desenhos e Arquitetura | Interoperabilidade BIM
- Pilares | Lançamento
- Pilares | Erros e Avisos
- Pilares | Dimensionamento e Detalhamento
- Vigas | Lançamento
- Vigas | Erros e Avisos
- Vigas | Dimensionamento e Detalhamento
- Lajes | Lançamento
- Lajes | Erros e Avisos
- Lajes | Dimensionamento
- Lajes | Detalhamento
- Fundações | Lançamento
- Fundações | Erros e Avisos
- Fundações | Dimensionamento e Detalhamento
- Cargas
- Escadas
- Escadas | Exemplos de Lançamento
- Reservatórios
- Reservatórios | Exemplos de lançamento
- Paredes de contenção
- Muros de Arrimo
- Elementos genéricos e metálicos
- Protensão
- Estruturas Pré-Moldadas
- Estruturas Pré-Moldadas | Erros e Avisos
- Processamento
- Análise da estrutura
- Estabilidade global
- Deslocamentos e durabilidade
- Planta de fôrma e locação
- Pranchas e detalhamentos
- Configurações
- Outros
-
AltoQi Builder
- Interface
- Criação, abertura e salvamento de projetos
- Desenhos e Arquitetura
- Desenhos e Arquitetura | Recursos de CAD
- Referências externas
- Configurações
- Cadastro
- Avisos e Indicações
- Geral
- Simbologias
- Condutos
- Níveis de desenho
- Colunas
- Pavimentos
- Peças
- Exportação/Importação IFC
- Impressão/Exportação
- Projetos multidisciplinares
- Visão 3D
- Cortes, detalhes e esquemas
- Relatórios
- Pranchas
- Controle de revisões
- Outros
-
AltoQi Visus
-
Alvenaria
-
Elétrico
- Lâmpadas e comandos | Lançamento
- Tomadas | Lançamento
- Quadros | Lançamento
- Condutos | Lançamento
- Pontos em geral | Lançamento
- Quadros | Operações
- Circuitos | Operações
- Condutos | Operações
- Fiação | Operações
- Fiação | Configurações
- Dimensionamento
- Erros de dimensionamento
- Erros e Avisos
- Quadros e Diagramas | Detalhamentos
- Legendas e Relatórios | Detalhamentos
- Cadastro
- Outros
- Módulo Fotovoltaico
-
AltoQi Visus Cost Management
- Versões AltoQi Visus Cost Management
- Licença do AltoQi Visus Cost Management
- Exportação dos modelos IFC
- Importação e manipulação dos Modelos 3D
- Propriedades BIM dos modelos 3D
- Propriedades BIM por fórmulas
- Estrutura analítica de projeto - EAP
- Filtro de extração de dados
- Lista de quantitativos
- Exemplos aplicados
- Orçamento
- Banco de dados
- Relatórios
- Módulo Visus Infraestrutura
- Modo de trabalho 2D
- Configurações
- Integrações
- Conteúdo para orçamento de obras
-
Editor de Armaduras
-
Hidrossanitário
- Projeto Sanitário | Lançamento
- Projeto Hidráulico | Lançamento
- Projeto Hidráulico | Rede de Alimentação
- Projeto Hidráulico | Reservatórios
- Peças
- Detalhamento
- Lançamento automático | Configurações e Cadastro
- Lançamento Automático | Hidráulico
- Lançamento Automático | Sanitário
- Unidades de tratamento
- Unidades de Tratamento | Dimensionamento
- Indicações de triângulo
- Dimensionamento
- Projeto Hidráulico | Verificação de Pressão
- Cadastro | Exemplos práticos para a rede Hidráulica
- Cadastro | Exemplos práticos para a rede Sanitária
- Colunas | Projeto Hidráulico
- Colunas | Projeto Sanitário e Pluvial
- Projeto Sanitário | Rede Pluvial
- Lançamento Hidráulico | Piscina
-
AltoQi Visus Collab
-
Gás
-
Incêndio
-
AltoQi Visus Workflow
-
SPDA
-
Cabeamento
-
AltoQi Visus Planning
-
Climatização
-
AltoQi Visus Bid
-
AltoQi Visus Tracking
-
AltoQi Visus Control Tower
Como dimensionar o projeto de alvenaria estrutural
O uso integrado do Eberick e do QiAlvenaria permite que sejam lançadas edificações com pavimentos de alvenaria estrutural, com toda a modulação e elevações detalhadas pelo QiAlvenaria, e com a análise estrutural e dimensionamento de todos os elementos de alvenaria e concreto armado pelo Eberick.
Processamento da estruturaApós ter o projeto de alvenaria com o pavimento de transição e elementos de fundação lançados no Eberick, procede-se com o processamento da estrutura e o dimensionamento dos elementos. Para isto, deve ser acessado o menu Estrutura - Análise - Processar. A exemplo do artigo Quais opções de análise ao processar uma estrutura no AltoQi Eberick?, note que estarão disponíveis as opções de dimensionamento dos elementos, verificar limites de redistribuição em nós semirrígidos e determinação dos deslocamentos do pórtico e das lajes.

Em um primeiro momento, mantém-se apenas o primeiro item ativo. Os dois últimos serão utilizados para verificar as flechas das vigas e lajes dos pavimentos de alvenaria e dos elementos dos pavimentos de concreto armado.
Dimensionamento das paredesApós processar a estrutura, no menu da edificação estarão disponíveis as janelas de dimensionamento dos elementos:

As janelas de lajes, vigas, pilares e fundações são as mesmas dos projetos de concreto armado desenvolvidos no programa. A janela que se difere, para projetos de alvenaria estrutural, é a de Paredes de alvenaria. Esta conta com três abas, Seção, Resultados e Verga (disponível quando há verga na parede):

Na janela de dimensionamento das paredes de alvenaria é possível verificar se todas as paredes estão dimensionadas, se há erro de dimensionamento da verga, além de consultar o Diagrama de contraventamento e o Diagrama de alvenaria.
Em nossa base de conhecimento aqui no QiSuporte também elaboramos alguns artigos sobre situações de dimensionamento das paredes: Dimensionamento - Alvenaria.
Durante a análise do dimensionamento das paredes de alvenaria, pode ser necessário tomar algumas medidas, como adotar graute ou ainda armadura em alguns pontos da parede - de acordo com as tensões solicitantes, alterar a consideração de vinculação e vão efetivo da parede ou alterar a armadura das vergas. Este tipo de alteração é feito diretamente na janela de dimensionamento, nas três abas apresentadas na imagem anterior.
Finalização e detalhamentoApós a verificação do dimensionamento das paredes de alvenaria e dos demais elementos de concreto do projeto, o arquivo deve ser salvo no Eberick e então atualizado no QiAlvenaria, conforme o fluxo apresentado no artigo Como alterar o projeto de Alvenaria após associá-lo com o Eberick.
Para gerar os detalhamentos finais, as elevações e plantas de modulação das alvenarias são obtidas diretamente no QiAlvenaria, utilizando-se o recurso de geração de pranchas do AltoQi Builder: Como gerar pranchas no AltoQi Builder. Já os elementos como vigas, lajes, pilares e fundações devem ser detalhados pelo Eberick, pelo menu Estrutura - Detalhamento - Pranchas. Após as pranchas serem geradas no Eberick, pode-se acessar o menu Arquivo - Salvar - Salvar desenho, de forma que ao definir um nome para essa prancha, ela será automaticamente enviada para a janela de Pranchas do projeto de alvenaria no AltoQi Builder:


Exemplo - Prancha salva na janela de Pranchas do AltoQi Builder
Assim, as pranchas geradas no Eberick ficarão disponíveis juntamente com as pranchas das paredes e plantas de modulação no QiAlvenaria.
E no caso de detalhamentos isolados que foram gerados no Eberick após a modificação de algum elemento estrutural, por exemplo o ajuste no dimensionamento de uma viga, você pode enviar apenas este detalhamento para as pranchas já geradas no AltoQi Builder, utilizando a opção do menu Arquivo - Salvar - Salvar desenho em prancha existente, indicada nas imagens acima. Essa opção permite que, ao estar com um detalhamento aberto na tela do Eberick, o usuário inclua ou substitua ele em uma prancha já gerada anteriormente.