O uso integrado do Eberick e o módulo Alvenaria do AltoQi Builder permite que sejam lançadas edificações com pavimentos de alvenaria estrutural e pavimentos de concreto armado e transição, com toda a modulação e elevações detalhadas pelo módulo Alvenaria, e com a análise estrutural e dimensionamento de todos os elementos de alvenaria e concreto armado pelo Eberick.
Informamos que ainda não é possível realizar o lançamento de pavimentos ou estruturas mistas no módulo de Alvenaria. Os projetos de alvenaria estrutural desenvolvidos em conjunto no Builder Alvenaria + Eberick preveem pavimentos exclusivos de alvenaria e a possibilidade de lançar pavimentos exclusivos de concreto armado abaixo dos pavimentos de alvenaria.
No momento, os programas não estão adaptados para considerar a interação de concreto armado e alvenaria estrutural em forma de estrutura mista, o que envolveria a mesclagem de conceitos das normas técnicas específicas para cada tipo de projeto.
Dessa forma, o comportamento padrão dos programas é permitir o lançamento de paredes, com vigas e lajes em seu topo ou base, ao iniciar o projeto no Builder Alvenaria. Ao trazer o projeto para o Eberick, as opções de lançamento de fato ficam bloqueadas nos pavimentos de alvenaria, permitindo apenas mudanças de seção, vinculação ou tipo de laje por exemplo. Ou seja, ainda não é possível realizar o lançamento de pilares junto ao pavimentos de alvenaria, sendo este lançamento restrito aos pavimentos de transição ou pavimentos exclusivos de concreto armado.
Processamento da estrutura
Após ter o projeto de alvenaria com o pavimento de transição e elementos de fundação lançados no Eberick, procede-se com o processamento da estrutura e o dimensionamento dos elementos. Para isto, deve ser acessado o menu Estrutura - Análise - Processar. A exemplo do artigo Quais opções de análise ao processar uma estrutura no AltoQi Eberick?, note que estarão disponíveis as opções de dimensionamento dos elementos, verificar limites de redistribuição em nós semirrígidos e determinação dos deslocamentos do pórtico e das lajes.

Em um primeiro momento, mantém-se apenas o dimensionamento dos elementos ativado. Os dois últimos itens do processamento serão utilizados para verificar as flechas das vigas e lajes dos pavimentos de alvenaria e dos elementos dos pavimentos de concreto armado.
Dimensionamento das paredes
Após processar a estrutura, no menu da edificação estarão disponíveis as janelas de dimensionamento dos elementos:

As janelas de lajes, vigas, pilares e fundações são as mesmas dos projetos de concreto armado desenvolvidos no programa. A janela que se difere, para projetos de alvenaria estrutural, é a de Paredes de alvenaria. Esta conta com três abas, Seção, Resultados e Verga (disponível quando há verga na parede):

As paredes de vedação não são consideradas no processo de dimensionamento pelo Eberick. Na janela de dimensionamento de paredes de alvenaria, são exibidas exclusivamente as paredes com função estrutural que foram lançadas até o teto do pavimento correspondente. Paredes de vedação, assim como aquelas lançadas na posição “Baixa” no Builder de alvenaria, não aparecem nesta etapa, pois não participam do dimensionamento estrutural.
Na janela de dimensionamento das paredes de alvenaria é possível verificar se todas as paredes estão dimensionadas, se há erro de dimensionamento da verga, além de consultar o Diagrama de contraventamento e o Diagrama de alvenaria.
Em nossa base de conhecimento aqui no QiSuporte também elaboramos alguns artigos sobre situações de dimensionamento das paredes: Dimensionamento - Alvenaria.
Durante a análise do dimensionamento das paredes de alvenaria, pode ser necessário tomar algumas medidas, como adotar graute ou ainda armadura em alguns pontos da parede - conforme as tensões solicitantes, alterar a consideração de vinculação e vão efetivo da parede ou alterar a armadura das vergas. Este tipo de alteração é feito diretamente na janela de dimensionamento, nas três abas apresentadas na imagem anterior.
Finalização e detalhamento
Após a verificação do dimensionamento das paredes de alvenaria e dos demais elementos de concreto do projeto, o arquivo deve ser salvo no Eberick e então atualizado no QiAlvenaria, conforme o fluxo apresentado no artigo Como alterar o projeto de Alvenaria após associá-lo com o Eberick.
Para gerar os detalhamentos finais, as elevações e plantas de modulação das alvenarias são obtidas diretamente no QiAlvenaria, utilizando-se o recurso de geração de pranchas do AltoQi Builder: Como gerar pranchas no AltoQi Builder. Já os elementos como vigas, lajes, pilares e fundações devem ser detalhados pelo Eberick, pelo menu Estrutura - Detalhamento - Pranchas. Após as pranchas serem geradas no Eberick, pode-se acessar o menu Arquivo - Salvar - Salvar desenho, de forma que ao definir um nome para essa prancha, ela será automaticamente enviada para a janela de Pranchas do projeto de alvenaria no AltoQi Builder:


Exemplo - Prancha salva na janela de Pranchas do AltoQi Builder
Assim, as pranchas geradas no Eberick ficarão disponíveis juntamente com as pranchas das paredes e plantas de modulação no módulo Alvenaria do AltoQi Builder.
E no caso de detalhamentos isolados que foram gerados no Eberick após a modificação de algum elemento estrutural, por exemplo o ajuste no dimensionamento de uma viga, você pode enviar apenas este detalhamento para as pranchas já geradas no AltoQi Builder, utilizando a opção do menu Arquivo - Salvar - Salvar desenho em prancha existente, indicada nas imagens acima. Essa opção permite que, ao estar com um detalhamento aberto na tela do Eberick, o usuário inclua ou substitua ele em uma prancha já gerada anteriormente.