Desenho da arquitetura

Como usar o modelo 3D de base para o lançamento 2D utilizando a ferramenta Plano de corte em planta?

Na plataforma AltoQi Builder pode-se gerar arquiteturas a partir do modelo 3D importado para a plataforma nos formatos IFC e Q3D. O comando plano de corte em planta tem como função gerar automaticamente plantas de referência 2D em cada pavimento da edificação, obtidos a partir de planos horizontais aplicados sobre os modelos 3D importados para o projeto.

Para habilitar o comando é necessário importar para a plataforma AltoQi Builder um modelo 3D. Para importar o arquivo que servirá como base deve-se seguir os passos descritos no artigo Como importar um arquivo IFC para o AltoQi Builder? ou Como importar meu projeto estrutural para o AltoQi Builder?, caso ele esteja no formato Q3D.

Configuração de plano de corte

Após a importação do modelo 3D, é possível modificar as configurações de Plano de corte, que otimizam os critérios de corte, imprimindo agilidade e precisão para gerar as plantas baixas. Além de trazer um nível de detalhamento maior, a otimização garante uma melhor performance na geração das plantas baixas dos modelos IFC importados.

  • Acesse o Menu Arquivo - Configurações;
  • Acesse a aba Sistema > Plano de corte;
  • Em Modo de corte, é possível escolher duas formas com que o programa irá executar o plano de corte do modelo:
    • Nativo: essa opção permite utilizar a biblioteca de planificação nativa do programa para executar o comando Plano de corte.
    • Otimizado: essa opção permite melhorar o desempenho do Plano de corte  tornando o processo de planificação do modelo 3D mais rápido e eficiente, em comparação com o modo de corte nativo.
  • Recomendamos manter a opção   Otimizado definida.


Observação: Esta configuração está disponível em atualizações 2023-05 ou superiores do AltoQi Builder, portanto mantenha seu software atualizado para utilizar as últimas melhorias disponíveis. O download da versão mais recente pode ser feito em www.altoqi.com.br/downloads. Para acompanhar as últimas novidades do AltoQi Builder:
Acesse o botão Ajuda   na barra de acesso rápido do AltoQi Builder;
Selecione a opção Conteúdo, que será redirecionado para a página de ajuda do programa;
Busque pelo menu lateral a Atualização 2023-05.

Gerando as plantas com o Plano de corte

  • Acesse a aba Elementos, grupo Acessar, comando Edificação.

  • Na janela de Edificação localize o comando Plano de corte () e selecione o mesmo. No diálogo aberto são informados os dados usados para a geração dos cortes, conforme apresentados na imagem abaixo e descritos a seguir.

  1. Esquema: apresenta uma figura ilustrativa das alturas dos planos horizontais;
  2. Modelo: indica a lista de Modelos 3D importados ao projeto.
  3. Padrão de abrangência dos objetos: define as entidades do modelo 3D selecionado sobre as quais será executado o comando de planificação.
Observação: O botão Personalizar só é habilitado quando a opção "Apenas os objetos dos grupos definidos" é selecionada.

Ao pressionar esse botão, a janela "Elementos 3D", apresentada na imagem abaixo, abre, listando as entidades existentes no modelo 3D informado. Nessa janela é possível selecionar quais entidades do modelo serão planificadas. 

4. Definições de corte: estabelece a lista de pavimentos para planificação e as alturas dos planos horizontais de referência.

  • Seleção: determina se a planificação será feita para o pavimento;
  • Pavimento: nome dos pavimentos conforme definido na edificação;
  • Altura: altura dos pavimentos conforme definido na edificação;
  • Corte superior: campo editável para estabelecer a altura de corte superior em relação ao nível do pavimento;
  • Corte inferior: campo editável para estabelecer a altura de corte inferior em relação ao nível do pavimento;
  • Nível: nível dos pavimentos conforme definido na edificação;
  • Nível superior: apresenta o nível superior do plano de corte de acordo com o dado de corte superior definido e o nível do pavimento. O nível superior deve ser sempre maior que o nível inferior;
  • Nível inferior: apresenta o nível inferior do plano de corte de acordo com o dado de corte inferior definido e o nível do pavimento.
Observação: Os dados informados nos campos "Padrão de abrangência dos objetos" e "Definições de corte" aplicam-se ao modelo 3D selecionado, podendo ser estabelecidas configurações individuais para cada modelo.

Ao confirmar a execução do comando, o programa planifica o modelo 3D selecionado e cria uma referência externa contendo o corte gerado em cada pavimento da edificação. O nome dado à referência externa é o mesmo do modelo 3D sobre o qual foi gerado o corte.


Observação: As referências externas são geradas em todos os pavimentos do projeto, inclusive aqueles desmarcados durante a sua execução. Nestes casos são criados arquivos vazios, assim como em pavimentos cujos planos de corte não interceptarem o modelo 3D planificado.

Este modelo 2D do pavimento é gerado com a escala e origem posicionada de acordo com o modelo 3D utilizado. Desta forma, ao incluir uma arquitetura base a partir do modelo 3D não é necessário realizar as etapas de conversão de escala e posicionamento da origem.

Após realizar a planificação, o usuário poderá alterar as faixas de corte para cada pavimento através da opção "Editar plano de corte", disponível no menu de contexto das referências externas.