Geral

Por que os aparelhos sanitários não estão aparecendo na planta baixa gerada através do comando plano de corte?

Na plataforma AltoQi Builder, o comando  Plano de corte  tem como função gerar automaticamente plantas de referência 2D para cada pavimento da edificação obtidas de planos horizontais gerados sobre os modelos 3D importados para o projeto. Em vista disso, é possível gerar planos de corte da arquitetura a partir do modelo 3D do projeto arquitetônico importado nos formatos IFC e Q3D.

Observação: Para mais detalhes sobre o comando  Plano de corte , recomenda-se a leitura do artigo  Como usar o modelo 3D de base para o lançamento 2D utilizando a ferramenta Plano de corte em planta? .

Neste artigo será demonstrado como solucionar a situação na qual a planta baixa gerada do comando  Plano de corte  não apresenta elementos como os aparelhos sanitários, exemplificado na figura abaixo, em que a área de serviço e a cozinha estão completamente vazias:


Para solucionar esse cenário, execute o comando  Plano de corte  novamente. Para isso, selecione o comando  Edificação  (guia " Elementos ", grupo " Acessar "):



Depois, na janela  Edificação , selecione o comando  Plano de corte , indicado abaixo:


  • Na janela Plano de corte que será aberta, em Padrão de abrangência dos objetos clique em Personalizar....
  • Na janela Elementos 3D, desabilite o grupo "Ambiente", como mostra a figura abaixo:


Após finalizar a geração dos planos de corte, perceba que os aparelhos sanitários e outras mobílias serão representados, conforme exemplifica a figura abaixo:



Neste artigo foi abordada uma das soluções para contornar a situação na qual os aparelhos sanitários não são exibidos na planta baixa gerada através do comando Plano de corte.

Caso a solução apresentada não seja suficiente para resolver a situação, crie uma solicitação de Suporte Técnico conforme as orientações do artigo Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico?, enviando o arquivo de projeto e modelo 3D externo utilizado no processo de planificação e envie o modelo 3D que está sendo usado no plano de corte.