Filtro de extração de dados

Painel de medição dos objetos

O filtro de extração de dados, é o ambiente aonde iremos, configurar e criar as regras que o programa utilizará para extrair os quantitativos de um modelo IFC, portanto, requer uma atenção especial, afinal a lista de quantitativos será gerada tomando como base as informações configuradas nesta janela. Este artigo, tem por objetivo guiar o usuário dentro da janela de extração de dados. 

  • Conhecendo a janela filtro de extração de dados
  • Painel de descrição dos objetos
  • Painel de medição dos objetos
  • Grupos de propriedades

O painel de medição do objeto é o local de criação de regras de quantificação dos elementos. É através dele que vamos informar ao programa, qual a propriedade que contém as informações adequadas para medir este objeto. Também podemos utilizar este painel, para adicionar alguns objetos não modelados no projeto, como abordado neo artigo Como adicionar elementos não modelados no orçamento? 


Apresentação do painel de medição do objeto

Interface do painel:



Onde:


Exemplo de aplicação 1 

Para demonstrar na prática como utilizar o painel de medição do objeto, vamos criar a regra de medição para incluir as fechaduras das portas de um projeto. Assim sendo, acompanhe o exemplo a seguir:

  • Acesse o Filtro de extração de dados;
  • Selecione a entidade Porta;
  • Vamos utilizar o botão adicionar item (),  para adicionar um item ao orçamento.

Após adicionar a linha preencha os campos da seguinte maneira:

  • Em prefixo, vamos inserir a informação Fechadura alavanca cromada. Faça isso clicando sobre o campo e digitando a informação desejada;

  • Em descrição iremos ignorar todas as propriedades, visto que vamos descrever na lista apenas com a informação já descrita no campo prefixo. Para tanto, clique sobre o campo Itens e desmarque todas as propriedades.

  • Ao abrir a janela filtro, teremos duas possibilidades, ao selecionar a aba Filtro com regras básicas é possível determinar para quais situações esta regra será, ou não aplicada. Podemos aplicar este recurso, por exemplo, para desabilitar alguma DisciplinaPavimento, Layer ou Types. Em nosso exemplo, manteremos habilitados em Layers apenas a opção Madeira - Pinho Garnulado. Visto que as fechaduras serão contabilizadas apenas para este modelo de porta.

Na parte inferior da janela contamos com o comando Selecionar elementos 3D que irá mostrar no modelo, os objetos que atendem a regra definida.


Finalizada a aplicação do filtro, vamos clicar em ok para retornar ao painel de medição e prosseguir com a criação do item.

  • No método principal, vamos atribuir a propriedade que definirá a quantidade de fechaduras. Sendo assim, clique no , para escolher a propriedade. Para o nosso exemplo, selecionamos (3D) Contador. Deste modo, o software irá contar quantas unidades de objetos de porta existem no projeto e atribuir uma fechadura para cada uma delas. 

  • No método alternativo, podemos acrescentar uma propriedade de modo a garantir que, caso o AltoQi Visus não encontre informações na propriedade definida no método principal, o programa passará a considerar a propriedade alternativa. Lembrando que em método alternativo, podemos acrescentar quantas propriedades forem necessárias. Neste exemplo não iremos utilizar.
  • A unidade, manteremos automática. Assim o programa adotará a unidade contida na informação da propriedade do elemento;
  • Em multiplicador, manteremos 1. 

Ao termino desta configuração, clique em ok para confirmar a criação deste quantitativo e retorne a lista de materiais e clique sobre o comando Atualizar lista.

Veja na imagem a seguir a apresentação deste quantitativo na lista. Observe ainda, que as fechaduras foram contabilizadas apenas para as portas de Pinho Granulado, conforme definido no filtro.



Exemplo de aplicação 2

Neste segundo modelo iremos demostrar a funcionalidade de regras com filtro avançado presente na segunda aba da janela de filtro, onde podemos definir uma regra de filtro a partir de outras informações que não estejam contempladas na primeira aba.

Desta vez, vamos quantificar soleiras de porcelanato apenas para as portas que possuem uma abertura superior a 1m.

Portanto, iremos criar uma medição seguindo os mesmos passos indicados anteriormente, conforme destacado na imagem a seguir.

Aqui o método principal utilizado foi a propriedade que contém a informação de largura das portas.


Porém, na janela filtro, selecione a aba Filtro com regras avançadas e crie uma linha clicando no comando adicionar. Nesta linha vamos preencher os campos da seguinte maneira:

  • Em informação, selecionamos a propriedade que contém a informação da largura das portas: Width;
  • Em Condição, optamos pelo parâmetro: Maior que;
  • Em valor arbitramos: 1.

Assim as soleiras somente serão aplicadas as portas que contém uma largura superior a 1 metro. 


Caso necessário, podemos criar uma combinação de condições. Para isso, basta criar mais linhas com o comando adicionar e definir a condicionante na coluna "e/ou"

A coluna e/ou determina se todas as condições precisam ser atendidas, ou apenas uma delas. Assim, ao utilizar a opção "e" significa que a regra somente será aplicada se todas as condições forem atendidas. Quando utilizamos a opção "ou" a regra será aplicada se atenderem ao menos uma das condições impostas. 

Em seguida, podemos utilizar o comando, Selecionar elementos 3D. Note na imagem a seguir que o programa irá selecionar os objetos do modelo que atendem a condição definida.



F inalizada esta edição, clique em ok para confirmar a ação em todas as janelas e retorne a lista atualizando-a com o comando  Atualizar lista . Observe na imagem a seguir que o quantitativo de soleiras estará presente na lista, contabilizado apenas para as portas com aberturas superior a 1m.



Categoria EAP das medições

Uma das grandes funcionalidades do AltoQi Visus é a possibilidade de criar Medições do objeto (regras) que não estão representadas no modelo BIM. No entanto, essas medições são associadas apenas à entidade regrada na EAP, onde pode ser necessário ajustar manualmente. No entanto, há a possibilidade de categorizar essas medições do objeto para uso na EAP.



Sendo assim, pode-se inserir a EAP da categoria, utilizando " Categoria de medição (Filtro) " nas regras de definição da EAP, no menu de  Configurações , conforme imagem a seguir.


Note na imagem abaixo, que é possível conferir as subetapas da EAP com as medições realizadas pelas portas separadas, de acordo com sua respectiva categoria.