Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Filtro de extração de dados | Grupos de propriedades

O filtro de extração de dados, é o ambiente em que iremos, configurar e criar as regras que o programa utilizará para extrair os quantitativos de um modelo IFC, portanto, requer uma atenção especial, afinal a lista de quantitativos será gerada tomando como base as informações configuradas nesta janela. Esta série de artigos tem por objetivo guiar o usuário dentro da janela de extração de dados.

  • Grupos de propriedades (Este artigo)
 

O que são quantitativos contidos em Grupos de propriedades?

Um exemplo claro, são as armaduras e formas de um projeto estrutural modelado pelo AltoQi Eberick. Ao definir as configurações de exportação do modelo IFC conforme explicado no artigo Modelos 3D | Como exportar o modelo IFC do Eberick para o AltoQi Visus Cost Management? o programa exportará os quantitativos de todos os elementos no grupo de propriedades AltoQi_Eberick-Itens_associados.

Estas informações podem ser conferidas dentro do Visus Cost Management, selecionando um elemento do modelo e acessando as suas propriedades, como demonstramos na imagem abaixo:

 


Como extrair os quantitativos de um grupo de propriedades no Visus Cost Management?

O AltoQi Visus pode extrair os quantitativos contidos nestes grupos de propriedades, desde que estes estejam devidamente configurados na janela de filtro de extração de dados. Mantendo a caixa de diálogo: "Utilizar quantitativos contidos em grupos de propriedades", habilitada.


Para que o software faça a leitura destes dados, é necessário informar qual o grupo de propriedade será utilizado em cada entidade.

  • Selecione a Entidade desejada;

  • Selecione a aba: Grupos de propriedades. 



  • No grid Grupos de propriedades, crie e defina qual grupo de propriedade contém os quantitativos desejados. 


  • Ao selecionar um grupo, o sistema apresenta uma pré-visualização dos quantitativos existentes naquele grupo. 

  • O resultado gerado na lista de quantitativos será exatamente os quantitativos contidos no grupo selecionado para aquele objeto. 

Os Grupos de Propriedades possuem prioridade sobre as regras configuradas nos painéis Descrição dos Objetos e Medição dos Objetos. Sempre que um elemento possuir um dos grupos de propriedades configurados, o software utilizará exclusivamente os quantitativos desse grupo, desconsiderando as demais regras de extração para esse elemento. Esse comportamento evita a duplicidade de quantitativos. 

Caso seja necessário complementar os quantitativos extraídos pelos Grupos de Propriedades com regras adicionais de extração, configure as regras desejadas nos painéis Descrição dos Objetos e Medição dos Objetos e habilite a opção Forçar em cada uma delas. Dessa forma, o Visus considerará tanto os quantitativos obtidos pelos grupos de propriedades quanto aqueles definidos pelas regras adicionais.