Licença do AltoQi Visus Cost Management

Quais os tipos de acesso ao software AltoQi Visus?

Esse artigo tem como objetivo demonstrar os tipos de acesso ao software AltoQi Visus na primeira inicialização do programa, e como ele pode ser ativado de acordo com cada tipo. Dessa forma indicamos que v erifique no e-mail a confirmação para acesso ao programa e os dados recebidos .

Observação:  Este é a sua primeira vez instalando os programas AltoQi?  Neste caso, será necessário definir a sua senha de acesso primeiro, clicando em "Esqueci minha senha". Na janela que se abre, preencha com o seu e-mail informado durante a aquisição do software e em seguida clique no botão Recuperar senha. Acesse o seu e-mail para seguir com os passos de recuperação da senha de acesso e em seguida, volta a janela de Login do programa, insira seu e-mail/código de cliente e senha para entrar nos programas.

Atualmente o software possui as seguintes formas de ativação:

  1. Licença por login AltoQi;
  2. Licença por chave de acesso;
  3. Licença demonstração;
  4. Licença visualização.
Observação:  Havendo a necessidade de deslogar/desconectar a sua licença, sugerimos seguir os passos do artigo  Como deslogar a licença no AltoQi Visus?

Dependendo dos dados recebidos, o modo de ativação varia, conforme detalhado nos casos abaixo. Ressaltamos que o processo de ativação da licença me seu computador será realizado apenas no primeiro acesso, posteriormente ao abrir o programa a licença já estará ativada. 


1 - Licença por login AltoQi

Caso tenha recebido a informação de código de cliente e e-mail, realize o login na tela inicial exibida ao abrir o software. Dessa forma, para realizar a ativação do software por meio do Login Integrado, basta:

  • Selecionar a opção Login AltoQi;
  • Este procedimento deve ser realizado com o seu computador conectado na internet;

Na janela que será aberta inserir o E-mail/código de cliente e a Senha;

  • login  deve ser acessado com o e-mail fornecido durante a aquisição do seu produto ou seu código de cliente, e senha;
  • Em seguida clique em "Entrar";


Ao realizar o login, caso o usuário não tenha uma licença do tipo " Login integrado ", o AltoQi Visus irá apresentar a seguinte mensagem:


E ao clicar em  Sim , irá apresentar as Chaves de acesso EID disponíveis ao usuário para utilização no computador. Dessa forma, para ativar a licença basta selecionar a licença desejada e clicar em  Utilizar licença neste computador . Ressaltamos que caso o usuário possua apenas uma licença, o sistema irá ativar automaticamente.


2 - Licença por chave de acesso

Caso no e-mail de confirmação você tenha recebido uma chave de acesso EID (um código de ativação alfa numérico), para realizar a ativação do software por meio da Chave de acesso, basta:

  • Selecionar a opção Chave de acesso;

  • E inserir o seu E-mail e a Chave EID, conforme descrito na parte superior deste artigo.

Aguarde enquanto a licença é identificada e associada ao seu computador. Ao término aparecerá a mensagem abaixo, informando que o sistema está ativado, e assim, poderá ser utilizado normalmente.

Agora, o melhor caminho que sugerimos após a instalação do software é seguir o tutorial inicial. Neste, pode-se desenvolver e aprender de forma rápida os comandos do AltoQi Visus e você poderá aproveitar completamente todos os recursos disponíveis no software!



Observação:  Quando necessário recuperar a chave de acesso ao software, pode-se seguir o artigo  Como solicitar ou recuperar a chave de ativação de licença do AltoQi Visus

3 - Licença Demonstração

O AltoQi Visus conta com uma licença demonstrativa, de modo a permitir que o usuário realize testes e conheça a plataforma gratuitamente por um determinado período. As principais características desta versão são:

  • Possui um prazo de validade de 15 dias corridos, contabilizados a partir do primeiro acesso ao sistema no computador. Ressaltamos que após este prazo, a licença será expirada e não será mais possível utilizar esta versão novamente; 
  • A versão demonstrativa não restringe nenhum recurso de utilização, podendo inclusive salvar o projeto normalmente;
  • Não possui relação com o site AltoQi, podendo ser utilizada mesmo quando o site estiver fora do ar.

Na primeira inicialização do programa, será solicitado a ativação da licença. Portanto, para ativar uma licença demonstrativa siga os passos abaixo:

  • Selecione a opção Demonstração;
  • Clique em OK;

  • Digite um endereço de E-mail;
  • Manter habilitada a opção "Desejo utilizar uma versão Demonstrativa";
  • Clique em OK novamente;

O programa será aberto, e você poderá utilizar a versão demonstrativa sem restrições de recursos pelo período de 15 dias decorridos da data da ativação desta licença. 


4 - Licença Visualização

Caso o usuário não possuir uma licença e desejar apenas visualizar o projeto de orçamento, o AltoQi Visus possui o modo de visualização. Para realizar a ativação do software por meio da Visualização, basta:

  • Selecionar a opção Visualização;
  • Este procedimento deve ser realizado com o seu computador conectado na internet;

Na janela aberta será necessário:

  • Se o usuário já possui cadastro, inserir o E-mail/código de cliente e a Senha;
  • Se o usuário não possui cadastro, será preciso clicar em Cadastre-se;

  • Assim, irá direcionar para uma janela, onde será necessário informar os dados abaixo apresentados na imagem a seguir, e responder umas perguntas sobre o fluxo de trabalho do usuário:

  • Ao final deste processo, será enviado um e-mail para o endereço cadastrado, e solicitado para verificar o mesmo para dar sequência:

  • Será enviado o e-mail abaixo e será preciso clicar em Confirmar cadastro;

  • Assim, o usuário será direcionado para uma página da web, onde deverá criar uma senha;

  • E por fim, entrar na conta AltoQi, inserindo o E-mail/código de cliente e a Senha cadastrados;

Com esse processo de cadastro realizado, você terá as informações para acessar o software no modo visualização. Então é preciso:

  • Retornar para o software AltoQi Visus;
  • E inserir o E-mail/código de cliente e a Senha;

Aguarde enquanto o acesso é identificado e associado à sua conta. Ao término aparecerá a mensagem abaixo, informando que não há licença no cadastro, mas que o mesmo poderá ser utilizado normalmente para visualização.

  • Assim, clicando em OK, a seguinte janela será apresentada, informando que a sua licença visualização está ativada:

E ao final, o software irá abrir com o projeto em modo visualização.


Tipos de acesso

Importante ressaltar que ao instalar e abrir o software pela primeira vez, antes de ativar o AltoQi Visus, as seguintes opções serão apresentadas:


Após o primeiro acesso ao software, será apresentado da seguinte forma:


Sendo assim, caso o usuário deseje acessar essa visualização dos 4 tipos de acesso ao AltoQi Visus, é necessário, com o software fechado, procurar em seu computador, o arquivo de nome " QiVisus.xml ", selecionar o mesmo e apagar, assim o software irá retornar para a configuração inicial de login.


Observação: Na figura acima demonstramos, em forma de exemplo, um dos caminhos em que este arquivo pode ser encontrado. No entanto, o mesmo pode estar alocado em outro local do seu computador, dessa forma, indicamos realizar a busca/pesquisa pelo mesmo.