Licença do AltoQi Visus Cost Management

AltoQi Visus Viewer

Com o passar do tempo, a Construção Civil vem ampliando a adoção e usabilidade da gestão de custo e prazo como ponto fundamental e focal para possibilitar obras executadas conforme orçamento e planejamento. Assim, é fundamental que a equipe de obra, do escritório e até mesmo o cliente tenham acesso aos custos e prazos de execução da obra.

É muito comum ver o orçamento ser entregue em formato de planilhas eletrônicas, as quais permitem a visualização dos quantitativos e preços de execução dos serviços nas colunas e células das planilhas. Ou seja, elaboram-se orçamentos de arquitetura, estrutura e instalações em BIM, contudo, seus resultados são disponibilizados em planilhas, e não em BIM.

Pensando em ampliar as possibilidades de entrega final do orçamento em BIM, foi desenvolvido então o AltoQi Visus Viewer. 

 

Conhecendo o Visus Viewer

O AltoQi Visus Viewer foi desenvolvido para atender as necessidades do mercado e dos clientes. Ele é um módulo da plataforma Visus que permite levar o orçamento em BIM para a obra, permitindo qualquer usuário manipular e visualizar arquivos em BIM, ou seja, arquivos em .eIFC e também IFC.

Ele também possibilita a rastreabilidade dos quantitativos no modelo, manusear o modelo, isolando elementos ou pavimentos, verificar as propriedades dos elementos, verificar as composições e insumos que foram utilizados, e alterar a sua visão, dependendo de como o orçamento foi realizado. Também é possível a verificação do planejamento, o que já foi e o que ainda será executado, além da visualização do planejamento no gráfico de Gantt, e execução da animação 4D. Ainda, é possível a visualização de modelos integrados com o AltoQi Visus Collab, por meio da conexão com a plataforma, permitindo também a administração das notas BCF.

Importante ressaltar que o AltoQi Visus Viewer permite interações em modo de visualização. As funcionalidades e recursos para extração de quantitativos e orçamento de obras em BIM estão disponíveis no AltoQi Visus Cost Management, e todas as funcionalidades e recursos para planejamento de obras em BIM estão disponíveis no AltoQi Visus Planning.

 

Ativação do Visus Viewer

A versão Viewer do AltoQi Visus encontra-se disponível no mesmo instalador do AltoQi Visus. A sua ativação é realizada no momento da abertura do software, através do Login Integrado AltoQi. E por ser uma versão gratuita não possui a necessidade de uma licença do software. 

Para este procedimento é necessário que o seu computador esteja conectado na internet. E se você já possui cadastro, basta inserir o seu e-mail ou código de cliente e a senha. Caso contrário, é necessário cadastrar-se, conforme os passos encontrados no subtítulo 4 do artigo Quais os tipos de acesso ao software AltoQi Visus?

Então, ao finalizar esse processo, aguarde enquanto o acesso é identificado e associado à sua conta. Ao término aparecerá uma mensagem informando que não há licença no cadastro, mas que o mesmo poderá ser utilizado normalmente para visualização, conforme imagem a seguir.


Acessando o Visus Viewer após a ativação de uma licença adquirida

Acima descrevemos como ativar a licença de visualização, quando for realizado o download e a ativação do software pela primeira vez.  Dessa forma, a seguir iremos detalhar como ativar o modo visualização, quando uma licença adquirida encontra-se ativada em seu computador.
  • Primeiramente é necessário desconectar a licença ativa:

  • Ao aparecer o seguinte aviso, clicar em Sim:

  • Apagar as informações de e-mail e chave EID e clicar em OK;

  • Ao aparecer o seguinte aviso, clicar em OK:

  • Abrirá então outra mensagem, solicitando o desejo por acessar o modo visualização, então, basta clicar em Sim:

Na janela aberta será necessário:

  • Se o usuário já possui cadastro, inserir o E-mail/cógigo de cliente e a Senha;
  • Se o usuário não possui cadastro, será preciso clicar em Cadastre-se;


Então ao finalizar esse processo, aguarde enquanto o acesso é identificado e associado à sua conta. Ao término aparecerá uma mensagem informando que há uma chave EID, e solicitando se o usuário deseja utilizar essa chave.
  • Dessa forma, é necessário clicar em Não
  • O sistema informará que a licença de visualização foi ativada:

E então será possível utilizar o AltoQi Visus Viewer.