Proteção Cloud - Login Integrado

Conheça a Proteção Cloud

Ao longo do desenvolvimento dos programas AltoQi, as proteções fornecidas para acesso aos programas foram atualizadas e aprimoradas. Essas mudanças ocorreram devido às transformações, bem como o acompanhamento de tendências de mercado, na intenção de proporcionarmos a melhor experiência aos nossos clientes.

A proteção por Cloud consiste em um login integrado, com usuário (e-mail/código de cliente AltoQi) e uma senha, que libera o acesso aos programas AltoQi adquiridos, sendo integrado com todos os ambientes AltoQi. 

Esta proteção permite que o usuário acesse o programa em diferentes computadores, conectando e desconectando facilmente. Além disso, por ser integrado, ao realizar o login no AltoQi Eberick, o AltoQi Builder também estará conectado, proporcionando muito mais praticidade no seu dia a dia. 

Abaixo separamos algumas informações importantes a respeito desta proteção.

1 - Instaladores

Para realizar a ativação e utilização dos seus produtos com a proteção Cloud, é necessário instalar os programas compatíveis com esta proteção. Através dos artigos abaixo você consegue realizar o download do instalador com a Proteção Cloud dos programas AltoQi e acompanhar os passos de instalação.
    1. Instalação AltoQi Eberick Proteção Cloud
    1. Instalação AltoQi Builder Proteção Cloud
  1. Instalação AltoQi Visus

2 - Como recebo a confirmação para acesso aos programas AltoQi?

Durante a aquisição de seu software, você informa um e-mail principal de cadastro em sua conta, e  é neste e-mail que você receberá a confirmação de seu login para acesso aos programas AltoQi, semelhante ao e-mail da imagem abaixo:
Observação: Esteja atento às pastas lixo eletrônico e SPAM, pois o e-mail pode ter sido direcionado para estes locais, sendo válido também pesquisar o e-mail " ativacao@altoqi.com.br " para localizá-lo. 
 
Se você não conseguir localizar o e-mail com a confirmação de acesso, tente realizar o login com o e-mail informado durante a aquisição do software ou o seu código de cliente, sendo a senha a mesma utilizada para acessar o site da AltoQi e QiSuporte. Caso não lembre a senha, siga os procedimentos indicados no próximo tópico: "Esqueci minha senha, como faço para recuperá-la?".
Ainda em tempo, caso possua dificuldade em realizar essa etapa, basta enviar um e-mail para o nosso time de SAC, no endereço sac@altoqi.com.br , que verificaremos a situação do seu cadastro. 

3 - Esqueci minha senha, como faço para recuperá-la?

Caso não lembre sua senha, basta clicar em  Esqueci minha senha , na tela de abertura do programa, para iniciar a recuperação da senha.
Na janela que se abre, preencha com o seu e-mail informado durante a aquisição do software e em seguida clique no botão  Recuperar senha
Assim, acesse o seu e-mail para seguir com os passos de recuperação da senha de acesso. Você deverá receber um e-mail semelhante ao da imagem abaixo:

4 - Como desconectar do acesso ao programa de minha máquina para trabalhar em outra máquina?

Para acesso aos programas em outro computador, basta desconectar a licença que está logada na máquina atual. Para isso, no AltoQi Eberick e AltoQi Builder acesse o comando  Desconectar  disponível no menu Ajuda do programa.
No AltoQi Visus, acesse a guia  Licença  e em seguida selecione a opção  Desconectar

4.1 Esqueci de desconectar no computador que estava utilizando o meu acesso. Posso usar o programa em outro computador? 

A versão do login integrado pode ser usada em mais de um computador, mas não ao mesmo tempo.

Desta forma, caso não realize o procedimento de desconexão conforme mencionado acima, o login só poderá ser efetuado em outro computador após decorridos 60 minutos do horário de último acesso ao programa com a licença.

Exemplo: Ao finalizar seu trabalho em um computador no horário de 11:04:25, o usuário poderá efetuar login em outro computador somente após 12:04:25.

Caso seja feita uma tentativa de login, estando a sessão ainda ativa em outro computador, o programa emite a seguinte mensagem:

5 - Utilização do programa e conexão com a internet

A licença Cloud, através do login integrado, é uma licença que necessita de conexão à internet para reconhecimento de sua autenticação e aplicações contratadas. Caso perca a conexão, o funcionamento do programa continuará sendo efetuado,  sendo possível realizar lançamentos. Porém, alguns comandos dos programas ficam indisponíveis off-line e não serão executados, sendo exibida a seguinte mensagem ao tentar executá-los:  "É necessário conexão com a internet para utilizar o programa. Verifique a sua conexão com a internet e/ou configurações proxy e tente novamente."
Os comandos que gerarão esta mensagem ao trabalhar off-line são os seguintes:

5.1 - O que fazer quando a mensagem de conexão é exibida?

Verifique a sua conexão à internet e, caso consiga reestabelecer conexão, clique em Tentar novamente.

O programa deve voltar ao seu funcionamento normalmente e você poderá dar continuidade no seu projeto.

5.2 Caso não seja possível reestabelecer conexão com a internet, as edições do projeto serão perdidas?

Não, o projeto não será perdido.  Ainda na mensagem exibida, você deve clicar em Sair.

Na sequência, um novo aviso será exibido: "A conexão com sua licença foi perdida. O programa será fechado agora. Deseja salvar o projeto?"

Clique em Sim neste aviso, para que o seu projeto seja salvo, sem perda das últimas edições realizadas.

Vale lembrar que você deve reestabelecer a conexão com a internet antes de tentar abrir o projeto novamente.

Observação: A mensagem "A conexão com sua licença foi perdida. O programa será fechado agora. Deseja salvar o projeto?" também pode ser exibida em casos de instabilidade com a conexão à internet durante a utilização dos programas AltoQi, dificultando o reconhecimento da licença na proteção Cloud. Neste caso, também indicamos salvar o projeto e verificar possíveis problemas de internet e de velocidade.
 
Com as informações acima destacadas, será possível conhecer a Proteção Cloud e as principais questões para a sua utilização.