Instalação & Acesso por Login Integrado

Reinstalação AltoQi Builder Proteção Cloud

Sempre que for necessário reinstalar o AltoQi Builder, é fundamental seguir os procedimentos recomendados para evitar qualquer sobreposição de arquivos de versões e revisões anteriores.

⚠️ Importante: Atualizar, reinstalar ou desinstalar o programa não apaga projetos, ou arquivos pessoais.

Atualizar, reinstalar ou desinstalar o programa não remove arquivos de projetos nem outros arquivos pessoais. Ou seja, nenhum projeto será apagado nesse processo.

Se, após reinstalar, os projetos não estiverem aparecendo como antes, é provável que eles estejam salvos em outra pasta diferente do padrão do programa ou só não estejam sendo indicados na visualização de "Documentos Recentes". Nesse caso, com o programa já aberto, é necessário procurar manualmente pela pasta onde os projetos estão salvos, para poderem ser visualizados e abertos normalmente. O mesmo serve para abertura de cópias de segurança.

Caso não esteja conseguindo localizar o projeto para abertura, após atualizar ou reinstalar, consulte:  

1. Realize o backup do cadastro de peças personalizado

Como etapa inicial da reinstalação, é essencial realizar um backup das peças cadastradas, seguindo o procedimento descrito no artigo Como salvar meu cadastro personalizado na plataforma AltoQi Builder?. Além disso, é necessário fazer um backup dos símbolos cadastrados, seguindo o procedimento do artigo. Como salvar meus símbolos, margens e modelos de projeto personalizados, isso garantirá que as peças e símbolos do usuário não sejam perdidos, permitindo a inclusão posterior no programa sem a necessidade de reeditar todo o processo. Se você configurou teclas de atalho personalizadas, também é possível fazer um backup delas para posterior inclusão no programa, seguindo os procedimentos descritos na seção "Realizando backup das teclas de atalho e abreviaturas" do artigo: Como configurar teclas de atalho e fazer seu backup no AltoQi Builder?.

2. Desinstale o programa instalado em sua máquina

A desinstalação do programa pode ser realizada conforme as instruções apresentadas na animação. Alternativamente, você pode seguir os procedimentos detalhados passo a passo descritos abaixo, se preferir.

Observação: Embora estejamos usando o programa AltoQi Eberick como exemplo, o mesmo procedimento é aplicável ao AltoQi Builder. 

  • Abra o "Este Computador" ou o "Windows Explorer".
  • Localize a pasta onde o programa foi instalado. Se você não alterou o local padrão de instalação, ela estará em "C:\Arquivos de programas\AltoQi".
  • Abra a pasta chamada "Setup".
  • Na pasta "Setup", faça um duplo-clique no arquivo "unins000.exe" para executá-lo. 

Observação: Este processo desinstalará simultaneamente o AltoQi Eberick e o AltoQi Builder, caso ambos os programas estejam instalados em seu computador. Para concluir a reinstalação do Builder, recomendamos seguir os passos detalhados no artigo Reinstalação AltoQi Eberick Proteção Cloud.

  • Quando a tela de Controle de Usuários aparecer com a mensagem "Deseja que esse aplicativo de um fornecedor desconhecido realize alterações no dispositivo?", clique em "Sim".
  • Em seguida, você verá uma tela questionando: "Deseja desinstalar completamente o AltoQi do seu computador?" - Basta clicar em "Sim".
  • Aguarde a mensagem de confirmação da desinstalação.

3. Verifique a existência de pastas remanescentes da instalação anterior

Após desinstalar o programa, é recomendável excluir as pastas remanescentes das versões anteriores, conforme demonstrado na animação e descrito abaixo:


Em algumas situações, o Windows pode manter pastas ou arquivos da instalação anterior. Para verificar se a exclusão foi concluída com êxito, acesse as seguintes pastas e exclua qualquer pasta relacionada ao AltoQi Eberick:

  1. C:\Arquivos de programas\AltoQi
  2. C:\Users<Nome do usuário>\AppData\Roaming\AltoQi
  3. C:\ProgramData\AltoQi

Observação: Para acessar as pastas ProgramData e AppData, utilize o atalho Tecla do Windows + R


 
  1. Insira os comandos %programdata% e %appdata%, incluindo os sinais de porcentagem.

     
  • Na pasta AltoQi, você pode remover todos os arquivos associados ao AltoQi Eberick e AltoQi Builder. O mesmo processo pode ser aplicado à pasta %appdata%.

  • É necessário excluir alguns arquivos de configuração do AltoQi Builder que permanecem na pasta Usuários. Para acessar a pasta, utilize o atalho Tecla do Windows + R e insira o comando C:\Users\Public\AltoQi\QiBuilder.




  • Certifique-se de excluir apenas as pastas que indicam a revisão específica do AltoQi Builder instalado no seu computador, conforme mostrado na imagem.

4. Instale a atualização mais recente para o programa contratado

Para realizar a instalação do AltoQi Builder, por favor, consulte o artigo Instalação AltoQi Builder Proteção Cloud.