Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. Plataforma AltoQi Builder
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Ao utilizar o comando Abrir projeto nenhuma opção é apresentada

Ao tentar realizar a abertura de um projeto na plataforma AltoQi Builder, é possível que ao utilizar o comando Abrir projeto nenhuma opção de projeto seja apresentada. Isso pode estar ocorrendo por alguns motivos, conforme visualizaremos abaixo.

Abrir projeto no Editor de Armaduras

Ao realizar a instalação do AltoQi Builder, serão adicionados dois atalhos em sua área de trabalho, os ícones AltoQi Builder e Editor de Armaduras, onde no segundo  além das ferramentas básicas de desenho do Builder, estarão disponíveis recursos específicos para edição de Armaduras diretamente na interface do programa para que o usuário possa utilizar seus recursos da mesma maneira que as demais ferramentas do programa.


Portanto, ao realizar a abertura do Editor de Armaduras, apenas projetos criados por neste atalho ou gerenciadores de desenho serão exibidos:



Logo, para que os projetos realizados no Builder (elétricos, hidrossanitários, etc) sejam exibidos, será necessário certificar-se que o atalho correto foi utilizado na abertura do software. Isso pode ser feito verificando  o módulo ativo em seu programa. Para isso, siga os passos:
  1. Na parte superior do programa, selecione Ajuda ;
  2. Selecione a opção Sobre;
  3. Na janela aberta, verifique se apenas o módulo Editor de Armaduras é exibido:


Neste caso, será necessário fechar o Editor de Armaduras e realizar a abertura do AltoQi Builder. Portanto, após realizar a abertura correta, seus projetos aparecerão conforme imagem abaixo:


Pasta selecionada não possui projetos

Algo que pode estar causando este comportamento é a pasta selecionada ao utilizar o comando Abrir projetos não conter projetos. Portanto, neste caso, será necessário localizar a pasta correta aonde seu projeto está salvo. Na imagem abaixo, temos um caso aonde a pasta selecionada não há projetos do Builder:



Portanto, para localizar seu projeto e realizar sua abertura, recomendamos que siga os seguintes passos:
  1. Na barra de pesquisa do Windows, digite o nome de seu projeto;
  2. Na janela Pesquisa, será exibida a pasta de seu projeto, juntamente com o Local aonde o mesmo está salvo;
  3. Selecione a opção Abrir local do arquivo;

  1. Na pasta aperta, copie o seu diretório (Control + C), conforme mostrado abaixo:

  1. Com o Builder aberto, acesse o menu Arquivo e então selecione Abrir - Abrir projetos;
  2. Selecione o botão ;
  3. Na janela aberta, cole o caminho da pasta correta (Control + V) e aperte em Selecionar pasta;

  1. Verifique que o projeto é exibido para abertura de forma correta.
Observação: Para verificar a pasta na qual o seu projeto está localizado com o mesmo aberto no Builder, recomendamos a leitura do artigo Como localizar a pasta onde o projeto está salvo?.

Falta do arquivo Project.db na pasta do projeto

O projeto do AltoQi Builder é salvo em formato de pasta. Nesta pasta, estão salvas subpastas em que são alocados os lançamentos, relatórios, arquivos exportados, entre outros arquivos que compõem o projeto.
A pasta de arquivo do projeto "_DADOS_" contém diversos arquivos que compõem o projeto como um todo. É possível que por algum problema durante o salvamento ou utilização de seu projeto que o arquivo Project.db não esteja contido dentro da pasta, impossibilitando sua abertura. Na figura abaixo, podemos visualizar um caso aonde o arquivo não existe na pasta do projeto:





Após realizar os procedimentos descritos neste artigo, podemos verificar situações aonde os projetos não são disponibilizados para abertura de forma correta.