Ao utilizar o comando Abrir projeto nenhuma opção é apresentada
Ao tentar realizar a abertura de um projeto na plataforma AltoQi Builder, é possível que ao utilizar o comando Abrir projeto nenhuma opção de projeto seja apresentada. Isso pode estar ocorrendo por alguns motivos, conforme visualizaremos abaixo.
Abrir projeto no Editor de Armaduras
Ao realizar a instalação do AltoQi Builder, serão adicionados dois atalhos em sua área de trabalho, os ícones AltoQi Builder e Editor de Armaduras, onde no segundo além das ferramentas básicas de desenho do Builder, estarão disponíveis recursos específicos para edição de Armaduras diretamente na interface do programa para que o usuário possa utilizar seus recursos da mesma maneira que as demais ferramentas do programa.
Portanto, ao realizar a abertura do Editor de Armaduras, apenas projetos criados por neste atalho ou gerenciadores de desenho serão exibidos:
Logo, para que os projetos realizados no Builder (elétricos, hidrossanitários, etc) sejam exibidos, será necessário certificar-se que o atalho correto foi utilizado na abertura do software. Isso pode ser feito verificando o módulo ativo em seu programa. Para isso, siga os passos:
- Na parte superior do programa, selecione Ajuda
;
- Selecione a opção Sobre;
- Na janela aberta, verifique se apenas o módulo Editor de Armaduras é exibido:
Neste caso, será necessário fechar o Editor de Armaduras e realizar a abertura do AltoQi Builder. Portanto, após realizar a abertura correta, seus projetos aparecerão conforme imagem abaixo:

Pasta selecionada não possui projetos
Algo que pode estar causando este comportamento é a pasta selecionada ao utilizar o comando Abrir projetos não conter projetos. Portanto, neste caso, será necessário localizar a pasta correta aonde seu projeto está salvo. Na imagem abaixo, temos um caso aonde a pasta selecionada não há projetos do Builder:
Portanto, para localizar seu projeto e realizar sua abertura, recomendamos que siga os seguintes passos:
- Na barra de pesquisa do Windows, digite o nome de seu projeto;
- Na janela Pesquisa, será exibida a pasta de seu projeto, juntamente com o Local aonde o mesmo está salvo;
- Selecione a opção Abrir local do arquivo;
- Na pasta aperta, copie o seu diretório (Control + C), conforme mostrado abaixo:
- Com o Builder aberto, acesse o menu Arquivo e então selecione Abrir - Abrir projetos;
- Selecione o botão
;
- Na janela aberta, cole o caminho da pasta correta (Control + V) e aperte em Selecionar pasta;
- Verifique que o projeto é exibido para abertura de forma correta.
Falta do arquivo Project.db na pasta do projeto
O projeto do AltoQi Builder é salvo em formato de pasta. Nesta pasta, estão salvas subpastas em que são alocados os lançamentos, relatórios, arquivos exportados, entre outros arquivos que compõem o projeto.
A pasta de arquivo do projeto "_DADOS_" contém diversos arquivos que compõem o projeto como um todo. É possível que por algum problema durante o salvamento ou utilização de seu projeto que o arquivo Project.db não esteja contido dentro da pasta, impossibilitando sua abertura. Na figura abaixo, podemos visualizar um caso aonde o arquivo não existe na pasta do projeto:


Após realizar os procedimentos descritos neste artigo, podemos verificar situações aonde os projetos não são disponibilizados para abertura de forma correta.
Perguntas frequentes
1. Minha aba de "armaduras" não aparece ativa no projeto, o que fazer (não consigo editar armaduras)?
Esse comportamento costuma ocorrer quando o mesmo e-mail está sendo utilizado em licenças diferentes do programa — por exemplo, tanto para os módulos de instalações prediais quanto para o Editor de Armaduras e Alvenaria.
O usuário tem duas opções para regularizar o uso das suas licenças:
-
Adotar a licença desejada na Área do Cliente sempre que for alternar entre os módulos (por exemplo, ao passar do Builder Instalações Prediais para o Builder com Editor de Armaduras/Alvenaria).
-
Atribuir e-mails diferentes para cada licença, evitando a necessidade de realizar o processo de adoção a cada troca.
Caso opte por manter um único e-mail, será necessário sempre adotar a licença correspondente antes de utilizar o módulo desejado. Esse procedimento está descrito no artigo Gerenciar minhas licenças – Proteção Cloud – Login Integrado.
Se preferir utilizar e-mails diferentes, recomendamos que mantenha o mesmo e-mail para o Eberick e para o Builder com módulos estruturais (Editor de Armaduras/Alvenaria), e utilize um e-mail distinto para o Builder Instalações Prediais. Assim, o acesso ficará regularizado e as integrações entre os programas ocorrerão corretamente.
Observação: se, antes dessa modificação, as pranchas do projeto já tiverem sido enviadas ao editor, pode ser necessário enviá-las novamente para permitir a edição.