Processamento

Erro no processamento do pórtico espacial

Durante o processamento da estrutura, o Eberick realiza uma série de verificações para garantir que o lançamento está adequado e que a estrutura se encontra consistente. Caso alguma destas verificações não for realizada com êxito, o programa impede a análise da estrutura.

Erro no processamento do pórtico espacial

Para realizar a análise do modelo estrutural, o Eberick monta um modelo tridimensional unifilar. Como as equações utilizadas não guardam informações diretas sobre quais elementos do projeto possuem, ou não, rigidez suficiente, é necessário realizar alguns testes para determinar qual a causa da inconsistência. Abaixo listarei algumas situações que podem originar este tipo de comportamento.

O presente artigo aborda os casos em que ao processar a estrutura o usuário se depara com esta indicação na janela de processamento:


Processo P-Delta não convergiu: estrutura instável

Durante o processamento da estrutura, caso habilitado, o programa verificará a estabilidade global da estrutura por meio do processo P-Delta. Quando a estrutura é muito deslocável, este processo não converge, classificando a estrutura como instável. Para mais informações sobre este assunto, recomendo a leitura do artigo Como é calculado o coeficiente p-Delta?.

Para identificar se o processo p-Delta não convergiu, na janela de processamento, clique em Resultados e então, na janela que se abre, selecione Relatório - Mensagens de análise.


Caso tenha fechado a janela de resultado do processamento, ela pode ser aberta também pelo menu Estrutura - Análise, em Resultados da análise:


Com o relatório de mensagens da análise aberto, na seção Cálculo do efeito p-Delta, serão exibidos os resultados deste procedimento. Caso ele não convirja, a seguinte mensagem será exibida


 

Neste caso, é necessário que a estrutura seja enrijecida. Para identificar os pontos críticos de instabilidade da estrutura, você pode desabilitar a verificação do processo p-Delta por meio do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise, item Utilizar o processo p-Delta. Isto deve permitir que você processe a estrutura normalmente, e tendo a estrutura processada, será possível acessar o pórtico unifilar e visualizar quais os pontos menos estáveis, prevendo alterações na concepção nestes pontos específicos, conforme indicado no artigo Como compreender o comportamento da estrutura analisando o pórtico unifilar?. Uma vez feito isso, a configuração deverá ser reabilitada. É importante que o processa P-Delta seja mantido habilitado para a continuidade do projeto considerando os acréscimos pelos efeitos de 2ª ordem globais na estrutura.

Sugerimos também a leitura do artigo Como enrijecer uma estrutura deslocável?, que fornece algumas alternativas para otimizar o contraventamento da estrutura.

Erro de precisão numérica

O Erro de precisão numérica ocorre quando o valor de uma determinada carga aplicada não é compatível com o valor calculado pelo programa para a sua reação. Esta mensagem será exibida da mesma maneira que a não convergência do processo P-Delta. Neste relatório, será indicada a divergência, em valores absolutos e percentuais, como mostrado abaixo:


Normalmente esta situação está associada com deslocamentos ou posicionamentos muito grandes. Nestes casos, o computador trabalha com números muito elevados, de modo que as eventuais flutuações de valor (que normalmente ocorrem a partir da oitava casa decimal) passam a ser significativas. Algumas verificações podem ser feitas para corrigir esta situação:

  • Lançamento de fundações: caso alguns dos pilares do projeto forem lançados sem ser convertidos para fundação, não apresentarão apoio nenhum nesta região. Desta maneira, o projeto apresentará deslocamentos muito elevados. Para contornar esta situação, basta corrigir o lançamento por meio do comando Lançamento - Pilares - Converter para fundação (botão ).
  • Coordenadas muito elevadas: coordenadas muito elevadas podem ocorrer quando o desenho da arquitetura se encontra muito deslocado da origem. Neste caso, a própria coordenada dos elementos assume valores muito elevados, de modo que a precisão não é mantida. Neste caso, você pode reposicionar a origem do projeto a partir do Croqui, utilizando a ferramenta Desenho - Ferramentas - Posicionar origem do projeto (botão ). Esta nova origem deverá estar próxima da edificação
  • Deslocamentos excessivos: neste caso, a estrutura não apresenta rigidez suficiente. A depender de quão deslocável está a edificação, sobretudo se estiver muito rotulada, os deslocamentos podem assumir valores muito elevados. Neste caso, o ideal é que a estrutura seja enrijecida. O artigo Como enrijecer uma estrutura deslocável? mostra algumas opções a nível de concepção que podem lhe auxiliar nesse processo.

Em determinadas situações, o erro de precisão pode ocorrer porque o valor da "Diferença máxima encontrada" ficou levemente acima do limite padrão que é configurado por default no Eberick. Este valor default é de 1% e é configurado no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Avançado, no item a seguir:



No exemplo acima, a diferença máxima encontrada ficou acima do limite de erro estimado máximo, e portanto o processamento foi interrompido. Contudo, por se tratar de um valor relativamente pequeno, uma alternativa pode ser configurar um valor ligeiramente superior a este resultado, na configuração de Precisão numérica - Erro estimado máximo, e então reprocessar a estrutura. Isto não significa que o projeto não precise ser revisto e a sua concepção corrigida para melhorar a estabilidade do modelo. Porém, é um artifício que visa permitir o processamento, de modo que o projetista possa ter acesso ao Pórtico Unifilar, com esforços e deslocamentos da estrutura, e possa conferir qualitativamente os ajustes necessários na concepção. Após realizar os devidos ajustes, recomenda-se retornar para a configuração de "Precisão numérica - Erro estimado máximo" para 1%, e reprocessar o modelo para verificar se está adequado.

Elementos inconsistentes

Em alguns casos, o erro de processamento pode estar relacionado a elementos específicos no projeto, como uma viga em balanço rotulada, por exemplo. No artigo Como identificar elementos hipostáticos na estrutura?, irei mostrar uma maneira mais efetiva para determinar qual dos elementos apresenta esta inconsistência.