Processamento

Como identificar elementos hipostáticos na estrutura?

Durante o processamento da estrutura, o Eberick realiza uma série de verificações para garantir que o lançamento está adequado e que a estrutura se encontra consistente. Caso alguma destas verificações não for realizada com êxito, o programa impede a análise da estrutura.

Como identificar elementos hipostáticos na estrutura?

Conforme destacado no artigo anterior desta série, a inconsistência da estrutura pode estar relacionada a elementos específicos. Isto faz com que a análise por parte do usuário torne-se um pouco mais complexa, visto que não é possível obter, diretamente, em que região do projeto ela está localizada. De todo modo, o Eberick fornece algumas ferramentas para lhe auxiliar neste processo.

Pavimentos ativos

É possível escolher quais dos pavimentos serão habilitados no modelo analisado pelo Eberick. Desta maneira, é possível identificar em qual pavimento está o elemento inconsistente. O procedimento está descrito no artigo Como configurar os pavimentos ativos do projeto. Com esta configuração, ativa-se os pavimentos sequencialmente, processando a cada alteração para identificar a partir de qual pavimento a estrutura apresenta erro. Neste caso, você pode seguir o procedimento abaixo:

  • Habilite apenas os pavimentos inferiores da edificação. O número de pavimentos habilitados depende do número total de pavimentos da edificação. Para edificações menores, você pode habilitar apenas o Baldrame. Para edificações mais altas, pode ser interessante habilitar dois, ou três, pavimentos ao mesmo tempo.
  • Mantenha as opções Converter os pilares do pavimento inferior para... Converter as fundações dos pavimentos superiores para pilares desmarcadas. Isto garante que nenhuma das fundações do projeto será alterada durante os nossos testes.
  • Confirme em Ok.
  • Processe a estrutura
    • Caso a estrutura for processada normalmente, repita o procedimento habilitando mais pavimentos na análise (sempre seguindo a ordem de baixo para cima).
    • Caso a estrutura passar a apresentar erro, é provável que a inconsistência se encontre em um dos pavimentos recém habilitados. Neste caso, você pode refinar a verificação habilitando apenas um pavimento por processamento.

É importante notar que este comando retira elementos da análise. Desta maneira, mantenha sempre em mente que pavimentos que definam a continuidade de algum elemento não poderão ser processados sozinhos. Assim, pavimentos que possuírem paredes de contenção ou reservatórios, por exemplo, deverão ser processados juntamente com os demais, de modo a garantir a continuidade dos elementos.

Tendo identificado o pavimento inconsistente, é necessário determinar qual o elemento que causa isto. Neste caso, recomendo as seguintes verificações.

Vinculação dos elementos

Inicialmente, pode-se tentar engastar todos os elementos de fundações, vigas e pilares. Para isso, salve a estrutura com outro nome acessando o comando Arquivo - Salvar - Salvar projeto como. Dessa forma, serão feitas alterações de vinculações em um outro arquivo, mantendo o arquivo original como está no momento.

  • Para engastar as fundações, acesse o croqui das fundações e então a aba Lançamento - Pilares - Converter para fundação (botão  ). Caso existam fundações lançadas em vários pavimentos, repita o procedimento acima, para cada um dos croquis.
  • Para engastar as vigas: acesse o croqui do pavimento inconsistente e acesse o comando Modelo - Vigas - Engastar todas (botão ).
  • Para engastar os pilares: acesse o croqui do pavimento inconsistente e acesse o comando Modelo - Pilares - Engastar (botão ). Selecione todos os pilares e confirme o comando com Enter.

Após engastar todos os elementos, reprocesse a estrutura. Se esta for processada corretamente, significa que uma das vinculações definidas (e eliminadas para teste) está incorreta. Volte ao arquivo original e observe as  situações descritas abaixo, corrigindo-as caso existam em seu projeto. Uma outra opção seria iniciar do arquivo no qual foram retiradas todas as rótulas, incluindo-as pouco a pouco e reprocessando a cada etapa, a fim de determinar qual vinculação está tornando a estrutura hipostática.

  • Fundações: quando uma fundação está livre no pavimento, ou seja, não há vigas gerando o seu travamento, deve-se considerar engastada. Para isso:
  • Pilares: ao realizar a análise por Pórtico Espacial, não há como rotular os pilares em todos os pavimentos. Deve-se fazer uma análise da estrutura como um todo e determinar o engastamento e vinculação dos pilares. Os pilares estão, inicialmente, na condição de engastamento. O projetista pode alterar esta vinculação em locais estratégicos, mas sempre avaliando a influência dessa modificação na estabilidade da estrutura.
  •  Vigas: a rotulação das extremidades de vigas pode gerar hipostaticidade. Se duas vigas se encontrarem em uma canto sem um pilar como apoio, não se deve rotular as duas. Rotula-se apenas uma delas. No caso de vigas com uma extremidade apoiada e a outra livre, não se deve rotular a viga em seu único apoio. Para mais informações sobre a vinculação de vigas, recomendo a leitura do artigo Quando devo engastar uma viga?