Dimensionamento

Como é calculada a corrente corrigida?

O valor efetivamente utilizado para o dimensionamento dos condutores, na verificação da capacidade de condução de corrente, é a corrente corrigida.

A corrente corrigida é calculada da seguinte maneira:

Onde:

  •  = Corrente corrigida;
  •  = Corrente de projeto;
    • Para circuitos terminais será a corrente de projeto da maior derivação do disjuntor (In);
    • Para circuitos de distribuição será a maior corrente de fase (Ib);
  •  = Fator de correção de agrupamento;
  •  = Fator de correção de temperatura;

Corrente de projeto

Para verificar como esta corrente é calculada recomendamos a leitura do artigo Como é calculada a corrente de projeto?

Fator de correção de agrupamento

Caso passem, em um mesmo conduto, condutores pertencentes a circuitos diferentes, a NBR 5410/2004 define um fator de correção de agrupamento (FCA) que divide o valor da corrente de projeto pelo fator de agrupamento, para a obtenção da corrente corrigida.

Para verificar como o FCA é calculado recomendamos a leitura do artigo Como é calculado o FCA?

Fator de correção de temperatura

Caso a temperatura ambiente seja diferente de 30ºC para condutores não enterrados e de 20 ºC para condutores enterrados, a NBR 5410/2004 define um fator de correção de temperatura (FCT) que divide o valor da corrente de projeto, para a obtenção da corrente corrigida.

A Tabela 40 da NBR 5410/2004 define os seguintes valores para FCT:

Definição da temperatura

Os valores de temperatura ambiente e temperatura do solo são definidos na criação da edificação, no passo 3 de 5.

Durante a realização do projeto é possível alterar estes valores acessando as propriedades do projeto, através da janela Edificação.

Definição do tipo de isolação

O tipo de isolação de um circuito é uma propriedade da Família de Condutores associada ao circuito, portanto, ao escolher a fiação que será utilizada no circuito, já se define a isolação.

Definição da forma de instalação

A definição de qual fator utilizar, se referente à temperatura ambiente ou à do solo, é feita com base no Método de instalação definido para o circuito. Se for escolhido o método de instalação D (Cabo multipolar em eletroduto enterrado no solo), o programa adotará o fator de correção em função da temperatura do solo. Caso contrário, utilizará em função da temperatura ambiente.

Exemplo

Para exemplificar o cálculo da corrente corrigida temos o circuito 5 exibido abaixo, que possui 3 tomadas de 600 W e 2 tomadas de 100 W, foi definido com o esquema F+N e com a tensão 127 V:
 

Definindo a corrente de projeto

Como podemos verificar no exemplo 1 do artigo Como é calculada a corrente de projeto?, a corrente de projeto (In) deste circuito será 17,5 A.

Definindo o FCA

Como podemos verificar na planta baixa, é utilizado um conduto Circular e a fiação do circuito 5 está alocada em alguns eletrodutos juntamente com a fiação dos circuitos 2 e 6 (casos mais críticos). Para este exemplo consideraremos que estes 3 circuitos possuem corrente maior que 30% de sua capacidade de condução do cabo, sendo assim, existem 3 circuitos diferentes utilizando o mesmo conduto, gerando um FCA de 0,7.

 

Definindo o FCT

Em nosso exemplo, o circuito 5 utiliza uma família de condutores com isolação PVC e método de instalação B1. Portanto serão utilizados os valores da tabela definidos para "Isolação: PVC" e "Temperatura: Ambiente".

Em nosso projeto exemplo, a temperatura ambiente está definida para 30ºC.

Com estas informações, verificamos na tabela que o FCT será 1.

Calculando a corrente corrigida

Neste caso, a corrente corrigida será:

Realizando a verificação descrita neste artigo é possível identificar como a corrente corrigida dos circuitos é calculada.