A depender da arquitetura do projeto, pode ser necessário lançar lajes de beiral. Estas lajes normalmente são apoiadas unicamente pelas vigas perimetrais da edificação, de modo que a sua estabilidade depende da continuidade de esforços entre as lajes interiores e as lajes de beiral. Ao fim do artigo, também disponibilizados um arquivo de projeto contendo o lançamento de um beiral exemplo, de modo a facilitar a compreensão dos procedimentos realizados. Para fazer o lançamento deste tipo de elementos, deve-se seguir o procedimento abaixo:
- Acesse o comando Lançamento - Barras e nós - Barra (botão
)
- Desenhe o contorno externo do beiral, conectando-o às vigas e pilares perimetrais da edificação.
- Não lance nenhuma barra sobre as vigas de fachada, lance apenas as barras que representam bordos livres do beiral. No exemplo abaixo, serão lançadas apenas quatro barras.
- Lance a laje no contorno fechado
- Com o comando Modelo - Lajes - Engastar (botão
), engaste as lajes de beiral.
- Caso queira que o engaste do beiral seja realizado na viga ao invés da laje interna, então utilize o comando Modelo- Lajes - Engastar laje em viga (botão
), conforme explicado no artigo Engastar em laje adjacente ou engastar laje em viga.
- Caso queira que o engaste do beiral seja realizado na viga ao invés da laje interna, então utilize o comando Modelo- Lajes - Engastar laje em viga (botão
Caso o beiral possua alguma viga com função arquitetônica, é possível realizar o lançamento do contorno com vigas sem rigidez, ao invés de barras. A função desses elementos é explicada em maior detalhe no artigo Quando posso utilizar vigas sem rigidez?. Feito isto, o lançamento do beiral deve ser semelhante ao mostrado abaixo:
Beiral contornando toda a edificação
No caso de lajes contornando toda a edificação, é necessário tomar cuidados adicionais no tocante ao lançamento. Caso o contorno do beiral se estenda ao longo de toda a edificação, ao inserir a laje, o programa não identificará a parte interna da edificação, de modo que a laje será lançada sobre toda a edificação, inviabilizando a análise do programa.
Neste caso, é necessário dividir o beiral em duas lajes diferentes. Isto pode ser feito lançando uma viga que se estenda até a borda da laje em dois pontos distintos. Esta viga deve ter a mesma altura da laje, de modo fique nela embutida. Este lançamento permite dividir a laje em duas sem alterar os esforços do modelo, uma vez que a viga possui a mesma rigidez da laje.
Ao fazer isto, perceba que é possível lançar três lajes no modelo: duas relativas ao beiral do projeto e uma adicional interna à edificação. Cabe ainda destacar que serão necessárias algumas alterações nos detalhamentos gerados pelo programa, uma vez que os trechos de viga lançados tem propósito apenas na montagem do modelo, não sendo necessário executá-los em obra.
Lajes unidirecionais
Conforme explicado no artigo Erro L17 - Engastamento inválido, lajes unidirecionais possuem algumas restrições no que diz respeito ao engastamento. Como lajes de beiral dependem desse engaste para que se mantenham estáveis, é importante tomar um cuidado adicional durante o lançamento. Em linhas gerais, há três condições que devem ser observadas:
- A laje de beiral deve possuir as suas nervuras transversais às vigas de apoio em todos os seus pontos.
- Caso a laje de beiral seja engastada na laje interior com o comando Modelo - Lajes - Engastar (botão
), é importante que as nervuras sejam contínuas (mesma direção). De modo contrário, é possível engastar a laje diretamente na viga com o comando Modelo - Lajes - Engastar laje em viga (botão
).
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.