Lajes

Lançamento de lajes de beiral

A depender da arquitetura do projeto, pode ser necessário lançar lajes de beiral. Estas lajes são normalmente apoiadas unicamente pelas vigas perimetrais da edificação, de modo que a sua estabilidade depende da continuidade de esforços entre as lajes interiores e as lajes de beiral. Neste artigo iremos descrever os procedimentos necessários para realizar o lançamento desses elementos e ao fim do artigo, também estão disponibilizados arquivos de projeto contendo o lançamento de um beiral exemplo, de modo a facilitar a compreensão dos procedimentos realizados.
Observação: Veja também o artigo " Lajes definidas por pilares de grandes dimensões" para compreender o lançamento de lajes com aberturas internas. 
Inicialmente é importante lembrar que para realizar o lançamento de lajes no Eberick, é necessário que seus bordos formem um contorno fechado, sejam eles definidos por vigas (que caracterizam apoios estruturais), por barras (que caracterizam bordos livres) ou vigas sem rigidez (quando o beiral possua alguma viga com função estritamente arquitetônica, sem função estrutural). Sendo assim, para realizar o lançamento deste tipo de elemento, deve-se seguir o procedimento abaixo:  
  • Defina o contorno externo do beiral, lançando o elemento que mais satisfaça o modelo da arquitetura.
    • Caso seja utilizado bordo livre, sem a necessidade de vigas arquitetônicas, acesse o comando Lançamento - Barras e nós - Barra (botão Comando_Barra.png);
    • Caso seja necessário vigas arquitetônicas, lance a viga e habilite a opção   "Viga sem rigidez (borda de laje)"  disponível na janela Modelo no diálogo de lançamento da viga. Veja mais detalhes a respeito desse elemento no artigo   Quando posso utilizar vigas sem rigidez? .
  • Lance a laje no contorno fechado.
  • Com o comando Modelo - Lajes - Engastar (botão ), selecione as vigas onde deseja aplicar a continuidade e clique Enter para engastar.
    • Caso queira que o engaste do beiral seja realizado na viga ao invés da laje interna, então utilize o comando  Modelo- Lajes - Engastar laje em viga (botão  ), conforme explicado no artigo   Engastar em laje adjacente ou engastar laje em viga?.
 

Exemplo de lançamento

A fim de exemplificar o lançamento, iremos realizar o lançamento de um beiral de 80 cm de largura, contornando toda a edificação. Assim, para efetuar o lançamento da laje de beira iremos realizar o seguinte procedimento:
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Barras e nós, comando Barra (botão );
  • Defina a largura da barra igual a 0.0 e tecle Enter;
  • Habilite a ferramenta de captura Ponto relativo (botão );
  • Clique no canto superior esquerdo do pilar P3, digite na barra de comando, que solicita o deslocamento do nó inicial, as coordenadas -80,80 e tecle Enter.
  • Será apresentada a mensagem "O nó adicionado não se apoia em nenhuma barra do pavimento. Confirma a posição do nó?". Clique em “Sim” para confirmar a posição inicial do nó.
  • Clique no canto superior direito do pilar P4 e, ainda com a captura Ponto relativo habilitada, digite 80,80 e tecle Enter. Novamente será exibida a mensagem para confirmar a posição, clique em Sim.
  • Clique no canto inferior direito do pilar P8 e digite 80,-80. Novamente será exibida a mensagem para confirmar a posição, clique em Sim.
  • No pilar P7, clique no canto inferior esquerdo e digite -80,-80. Novamente será exibida a mensagem para confirmar a posição, clique em Sim.
  • Por fim, desabilite a ferramenta Ponto relativo e clique no nó inicial, fechando o contorno.
  • Para encerrar o comando tecle Enter.
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Lajes, comando Lajes.
  • Defina a laje como Maciça, com espessura igual a 12 e clique em Ok.
  • Clique em um ponto interno do beiral para realizar o lançamento.
  • Caso desejar, utilize o comando Posicionar texto da laje disponível na guia Operações - Lajes para reposicionar a indicação da laje.
  • Por fim, acesse a guia Modelo , grupo Lajes, comando Engastar (botão ) e selecione as vigas que contornam a laje (V2, V4, V15 e V14) e tecle Enter para engastar as lajes.
  • Feito isto, o lançamento do beiral deve ser semelhante ao mostrado abaixo:
No arquivo "lancamento_beiral_v2023.prj" em anexo disponibilizamos o lançamento finalizado, como também a estrutura inicial caso queira seguir o procedimento indicado acima. Além disso, para uma melhor compreensão no tocante aos beirais, incluímos outros dois exemplos em que as lajes contornam apenas uma parte da edificação, utilizando barras e vigas sem rigidez.
Após processar a estrutura é possível acessar a janela de dimensionamento das lajes para conferir as informações a respeito do dimensionamento. Nesta janela temos as tabelas alfanuméricas que mostram vários tipos de dados, como, por exemplo, a guia Positivo com os valores de momentos positivos máximos em cada direção e correspondentes armaduras da face inferior. Temos também o botão Grelha  em que é possível visualizar a janela de grelha 3D contendo informações de esforços e deslocamentos para as barras do modelo que discretizam as lajes.
 
Observação: Caso deseje, veja mais detalhes sobre o processamento em " Quais opções de análise ao processar uma estrutura no AltoQi Eberick?".
 
É válido destacar que caso você utilize o AltoQi Eberick 2022 ou versão anterior, a modelagem das lajes é um pouco diferente, sendo necessário tomar cuidados adicionais no tocante ao lançamento de lajes contornando toda a edificação. Neste caso, é necessário dividir o beiral em duas lajes diferentes utilizando vigas. Essas vigas podem ser lançadas com altura semelhante à espessura da laje para apresentarem comportamento mais semelhante ao da própria laje. Ao fazer isto, perceba que é possível lançar três lajes no modelo: duas relativas ao beiral do projeto e uma adicional interna à edificação, como indicado na figura abaixo. 
Cabe ainda destacar que o projetista deverá analisar como irá considerar as dimensões e o efeito das vigas lançadas para divisão das lajes no modelo, caso opte por não executá-las em obra. O detalhamento final também pode ser ajustado com as ferramentas do Editor de Armaduras. Veja mais detalhes a respeito das edições em " Como gerar e editar as pranchas finais do meu projeto estrutural? ".

Lajes unidirecionais

Conforme explicado no artigo  Erro L17 - Engastamento inválido , lajes unidirecionais possuem algumas restrições no que diz respeito ao engastamento. Como lajes de beiral dependem desse engaste para que se mantenham estáveis, é importante tomar um cuidado adicional durante o lançamento. Em linhas gerais, há três condições que devem ser observadas:
  • A laje de beiral deve possuir as suas nervuras transversais às vigas de apoio em todos os seus pontos.
  • Caso a laje de beiral seja engastada na laje interior com o comando Modelo - Lajes - Engastar (botão ), é importante que as nervuras sejam contínuas (mesma direção). De modo contrário, é possível engastar a laje diretamente na viga com o comando Modelo - Lajes - Engastar laje em viga (botão ).
Ainda em tempo, reforço que disponibilizamos mais abaixo, além do "lancamento_beiral_v2023.prj", o arquivo "lancamento_beiral.prj" que contém exemplos de lançamento para versões anteriores a 2023, para uma melhor compreensão destes lançamentos.

Download:

lançamento_beiral_3_.zip

lançamento_beiral_v2023_1_.prj