Vigas

Quando posso utilizar vigas sem rigidez?

Além de vigas, o AltoQi Eberick também permite o lançamento de outros elementos lineares que possuem propriedades similares a vigas. Todavia, estes elementos são utilizados em momentos diferentes do lançamento, de modo que é importante que sejam utilizados corretamente, de modo a assegurar um modelo estrutural adequado para o seu projeto.

Vigas sem rigidez

Dentre as configurações possíveis no AltoQi Eberick, pode-se considerar que uma determinada viga não possui rigidez. Isto pode ser feito acessando a janela de lançamento da viga, botão Modelo, e então habilitando a opção Viga sem rigidez (bordo de laje)

Observação: para habilitar a viga sem rigidez, é necessário que o item Permitir flexibilização com o pilar esteja desabilitado, na mesma janela de Modelo.
 
 As vigas sem rigidez diferem de vigas normais pois não são considerados como elementos estruturais. Deste modo, são utilizadas apenas quando se deseja definir o contorno de uma laje, porém, sem a intenção de que este bordo suporte a laje, ou seja, sem transmitir reações para os elementos a que estejam conectados. A grande vantagem destes elementos é que, ao contrário das barras, possuem uma seção associada a elas, de modo que é possível contabilizar o volume de concreto adicionado.

O programa permite ainda que sejam aplicadas cargas de parede sobre estas vigas, de modo a considerar eventuais elementos sobre elas. Desta forma, tanto o peso-próprio da viga, quanto as cargas sobre elas aplicadas serão utilizados apenas no cálculo da laje. Assim, a viga em si não é dimensionada, mas sim considerada como um carregamento adicional agindo sobre a laje, como mostrado na grelha abaixo. Perceba que a laje da esquerda, é tratada como um bordo livre:

Desta maneira, não é recomendado utilizar vigas sem rigidez sem uma laje adjacente, uma vez que os únicos apoios estarão localizados nas extremidades das vigas, de modo que serão gerados esforços nestes elementos, para os quais é absolutamente necessário atribuir uma armadura.