Lajes

Engastar em laje adjacente ou engastar laje em viga?

O AltoQi Eberick permite que você engaste lajes de duas maneiras diferentes: por meio do comando Modelo - Lajes - Engastar (botão ) Engastar laje em viga (botão ). Estas duas ferramentas aplicam vinculações distintas nas lajes e portanto devem ser utilizados em situações de lançamento diferentes. Ao final deste artigo, disponibilizo também um projeto exemplificando o lançamento destes dois tipos de engaste. Você pode utilizá-lo para melhor compreender os efeitos de cada um deles.

Modelo - Lajes - Engastar

Quando este comando é executado, solicita que seja selecionada uma viga adjacente a duas lajes. Ao engastar estas lajes, assegura-se a continuidade de esforços entre elas. Isto é, a rotação das barras da grelha à esquerda da viga será a mesma nas barras à direita, o que implica na criação de momentos fletores negativos (em vermelho) naquela região, como mostrado abaixo:

Neste tipo de engastamento, não são repassados esforços provenientes do engaste  à viga (somente o carregamento vertical da laje). Isto ocorre porque ambos os lados da laje se equilibram, de modo que apenas uma torção muito pequena, denominada torção de compatibilidade, é repassada à viga. Por esta não ser essencial ao equilíbrio das lajes, pode ser desconsiderada, de acordo com a NBR6118:2014. Para mais informações sobre esta consideração, recomendo a leitura do artigo Torção de compatibilidade e de equilíbrio.

Modelo - Lajes - Engastar laje em viga

Em alguns casos, contudo, não há duas lajes adjacentes a serem engastadas. Situações de lançamento como marquises, por exemplo, possuem a laje em apenas um dos lados da viga. Quando isto ocorre, a laje deve ser engastada diretamente na viga por meio do comando Modelo - Lajes - Engastar laje em vigaQuando este engaste é realizado, também são gerados momentos fletores negativos na laje, como mostrado na imagem abaixo:

 

Como não há laje oposta para equilibrar esses momentos, eles deverão ser absorvidos pela viga. Como a aplicação destes momentos negativos ocorre de maneira perpendicular ao eixo da viga de apoio, esta viga, além dos momentos fletores, terá a incidência significativa de momentos torsores (oriundos deste engastamento). Isto pode ser visto no diagrama de momentos torsores da viga, como mostrado abaixo. Cabe destacar que este tipo de esforço normalmente requer vigas de seções mais robustas, de modo que o dimensionamento tende a ser mais pesado nesses casos.

Assim, cabe ao autor do projeto avaliar se a melhor opção de lançamento é de fato o engastamento da laje na viga, ou se há a possibilidade de engastar a laje diretamente na laje adjacente (que resultará na transmissão de esforços negativos entre lajes, reduzindo a incidência de torsores na viga).

Download:

engaste_laje_viga.zip