Deslocamentos e durabilidade

Quais deslocamentos devo analisar no AltoQi Eberick?

Segundo o item 6.1 da NBR6118/2014, as estruturas de concreto devem ser projetadas de modo a manter sua segurança, estabilidade e aptidão perante às solicitações que sofrerá durante o seu período de projeto. Desta forma, é fundamental que os deslocamentos que ocorrem em uma estrutura sejam limitados de forma a garantir a qualidade da obra.

Qual deslocamento devo analisar?

Segundo o item 17.3.2 da NBR 6118, a verificação dos deslocamentos-limites estabelecidos na tabela 13.2 deve ser realizada considerando a rigidez efetiva da peça de concreto. Isto significa que os processos de fissuração e fluência deverão ser considerados ao calcular esses deslocamentos. Da mesma maneira, esta verificação deverá ser feita considerando a contribuição da armadura presente no elemento analisado. Como na primeira análise da estrutura informações de armadura não estão disponíveis, o cálculo das flechas no programa é feito em dois momentos distintos.

Análise estática linear

Durante a etapa de  análise estática linear (ver  Quais opções de análise ao processar uma estrutura no AltoQi Eberick?), o programa busca definir os esforços que atuarão sobre as peças de concreto, para fins de verificações ao Estado Limite Último - ELU. Para isto, o Eberick não pode considerar a rigidez integral das peças de concreto, uma vez que a fissuração que ocorre nessas peças diminui a sua rigidez, alterando a dinâmica de transferência de esforços entre os elementos da estrutura. Neste caso, o item 15.7.3 da NBR 6118:2014 estabelece coeficientes aproximados para considerar a redução de rigidez causada pela fissuração das peças. 
 
Apesar de estes coeficientes fornecerem uma estimativa de como a estrutura se comportará, para fins de distribuição de esforços e verificação ao ELU, é necessário conhecer a rigidez efetiva da peça em termos das verificações aos Estados Limites de Serviço - ELS, para uma estimativa adequada das flechas finais. Isto é importante pois os coeficientes normativos podem considerar a peça mais, ou menos, rígida, de modo que os valores finais de deslocamento podem variar substancialmente. Neste caso, é necessária uma análise mais detalhada deste comportamento. Para garantir isso, o Eberick conta com um modelo de análise exclusivo para as flechas.
Quando a estrutura for processada apenas com as opções de Análise Estática Linear e/ou Dimensionamento dos elementos, sem habilitar as opções de determinação dos deslocamentos, não serão apresentados resultados de flechas nos elementos e nem deslocamentos horizontais da estrutura.
Atenção: ao conferir o  Pórtico unifilar da estrutura (pelo menu  Estrutura - Análise), será possível conferir um  diagrama de deslocamentos do modelo, contudo é importante observar que esse diagrama é resultado das combinações de ações para  ELU adotadas na análise estática linear do programa. Ou seja, esses deslocamentos não devem ser considerados em termos das verificações de  flechas da norma (deslocamentos para ELS). Esse diagrama deve ser utilizado apenas para verificações visuais do comportamento da estrutura e em etapas iniciais da concepção estrutural.

Determinação das flechas no pórtico e lajes

Uma vez determinadas as seções dos elementos e dimensionadas as suas armaduras, é possível passar à verificação dos deslocamentos. Para isto, é preciso processar a estrutura com  somente as opções  Determinação das flechas nas lajes Determinação das flechas no pórtico marcadas. Quando a estrutura é processada com estas opções marcadas, o programa irá avaliar a fissuração da peça de acordo com os esforços e a armadura a ela associados, de modo que é possível aproximar com maior precisão a variação na rigidez. 
Uma vez processada a estrutura com apenas essas opções marcadas, o programa passa a exibir os deslocamentos finais dos elementos. Estes poderão ser visualizados através do diagrama de deslocamentos de lajes e vigas. Para acessar o diagrama, abra a janela de dimensionamento do elemento e então clique sobre o ícone  Deslocamentos (botão  ).  Cabe destacar que visualizações como a grelha de lajes e o pórtico unifilar apresentarão apenas os deslocamentos elásticos (aqueles adotados para obter a distribuição de esforços no modelo de pórtico espacial, para dimensionamento da estrutura ao ELU), enquanto que o botão  Deslocamentos exibirá os  deslocamentos considerando os efeitos de fissuração e fluência adequadamente.

Diagrama de deslocamentos - Vigas - Aceitabilidade Sensorial Visual

 

 Diagrama de deslocamentos - Lajes - Aceitabilidade Sensorial Visual

O diagrama de deslocamentos contempla a visualização dos elementos em planta, indicando o deslocamento máximo de cada trecho de viga, ou ainda de cada laje (nas direções X e Y). Perceba ainda que é gerada uma tabela junto com os deslocamentos, que mostra os deslocamentos  imediatos, imediatos recalculados (no caso das vigas), diferidos e  totais de cada elemento. Para fins de verificação normativa,  é o deslocamento  Total que deve ser analisado.
Vale destacar que o elemento que apresentar flecha excessiva, sera indicado por uma janela de avisos do Eberick ao abrir o diagrama de deslocamentos, como indicado no artigo  Aviso 101 - Verificar flechas.
Cabe ainda lembrar que este é um processo iterativo, de modo que deverá ser realizado até que a convergência dos deslocamentos seja atendida. Este assunto será tratado no artigo  O que é variação excessiva de rigidez?.