Deslocamentos e durabilidade

Aviso 101 - Verificar flechas

Ao processar o projeto no Eberick, o programa irá verificar as deformações dos elementos estruturais, e compará-las com limites pré-estabelecidos, baseados em critérios de Estados Limites de Serviço (ELS), que podem ser configurados pelo usuário. Caso alguma deformação exceda os limites configurados, então o programa irá emitir o Aviso 101 - Verificar Flechas para ***. Veja que o aviso irá indicar, na mensagem, qual foi o critério violado, e qual o valor relativo do deslocamento apresentado pelo elemento.

Este aviso não impede o dimensionamento do elemento em questão, portanto ele ainda será detalhado normalmente. No entanto, a ocorrência do aviso constitui uma violação a Estados Limites de Serviço, e o elemento deve ser alterado para reduzir sua deslocamento.

Para verificar quais são os limites estabelecidos em norma e como configurá-los, verifique o artigo Quais os limites de deslocamento preconizados por norma?. Caso já tenha configurado os limites corretamente, porém possui elementos estruturais que estão violando estes limites, então verifique os artigos Como reduzir flechas em lajes e Como reduzir flechas em vigas, que explicam recomendações para reduzir os deslocamentos máximos destes elementos.