Erros de dimensionamento

Status - Dispositivo de proteção incompatível com a corrente do cabo

Este erro está relacionado ao dispositivo de proteção (disjuntor) do quadro ou circuito. O disjuntor é um dispositivo de proteção para corrente de sobrecarga e, conforme a NBR 5410/2004, "devem ser previstos dispositivos de proteção para interromper toda corrente de sobrecarga nos condutores dos circuitos antes que esta possa provocar um aquecimento prejudicial à isolação, às ligações, aos terminais ou às vizinhanças das linhas".

Desta forma, a peça de disjuntor selecionada deverá atender as seguintes condições:



Observação: Para melhor compreender como o disjuntor é calculado e como a corrente Iz é obtida recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de sobrecarga?

Esta mensagem Dispositivo de proteção incompatível com corrente do cabo ocorre quando o dispositivo de proteção utilizado é maior que a corrente Iz utilizada na verificação da coordenação disjuntor - fiação.


As causas mais comuns que geram esta mensagem são:

  1. Fixar manualmente um disjuntor maior que a corrente Iz;
  2. Existir uma combinação de corrente de projeto alta e/ou FCA baixo que faz com que as seções disponíveis na Família, definida para o circuito, não possuam capacidade de corrente suficiente para atender a inequação.

A seguir serão apresentados 2 exemplos onde esta mensagem é exibida.

1 - Peça do disjuntor fixada manualmente

Ao fixarmos a peça que desejamos utilizar como proteção de um circuito, o programa realiza a verificação da inequação Ip < In < Iz, porém se o In for maior que o Iz ele não aumenta a seção da fiação, de forma a aumentar o Iz, e retorna no status o erro Dispositivo de proteção incompatível com a corrente do cabo.

ObservaçãoPara verificar como alterar manualmente o disjuntor calculado pelo programa recomendamos a leitura do artigo Como alterar a peça de disjuntor definida pelo programa?

No relatório de dimensionamento exibido abaixo, podemos verificar que o FCA é 0,65 e que um disjuntor de 10 A e uma fiação de 1,5 mm² foram dimensionados para este circuito.

Porém um disjuntor de 16 A foi fixado manualmente, o que faz com que a inequação fique incorreta 2,20 < 16 < 11,38.

Observação: Para verificar como gerar o relatório de dimensionamento recomendamos a leitura do artigo Como gerar o relatório de dimensionamento dos circuitos e quadros?


Neste caso, para manter o disjuntor fixado e solucionar este erro de dimensionamento existem duas opções:

  • Aumentar manualmente a fiação;
  • Melhorar o FCA de forma a minimizar a correção do Iz.

1.1 - Aumentar a fiação

Para que a inequação de dimensionamento do disjuntor seja atendida será necessário aumentar o valor de Iz. Para isso, uma das opções é aumentar a seção da fiação utilizada, pois assim a capacidade de condução de corrente do cabo será maior.

Para aumentar a seção da fiação utilizada recomendamos a leitura do artigo Como alterar a seção de fiação definida pelo programa?

No exemplo do relatório de dimensionamento exibido acima seria necessário aumentar a fiação para 4 mm².


1.2 - Melhorar o FCA

Outra forma de aumentar o valor de Iz é aumentar o valor do FCA, diminuindo assim a correção sobre a capacidade de condução de corrente do cabo.

Para melhorar o FCA aplicado no circuito recomendamos a leitura do artigo Como melhorar o FCA dos condutos?

No exemplo do relatório de dimensionamento exibido acima, para possuir o disjuntor de 16 A e o cabo de 1,5 mm², seria necessário que o FCA fosse 1.


2 - Seção de fiação insuficiente

Tomemos como exemplo, o relatório do dimensionamento de um quadro de medição, mostrado abaixo:


Neste caso temos que o FCA é 0,7 e a corrente corrigida é de 177,03 A, para suportar esta corrente será necessário um cabo de 70 mm², que tem capacidade de condução de 192 A.

A peça de disjuntor, disponível no Grupo de peças definido no circuito, que é maior que a corrente de projeto, 123,92 A, é de 160 A. Portanto a corrente Iz deverá ser maior que este valor.

Porém na família Isol. PVC – 450/750V (ref. Pirelli Pirastic Ecoplus BWF Flexível) a maior seção disponível é de 70 mm². Com isso o programa não consegue aumentar a seção de fiação de forma a aumentar o valor de Iz e nos retorna no status o erro Dispositivo de proteção incompatível com a corrente do cabo.

Para corrigir esta situação temos as seguintes opções:

  1. Alterar a Família da fiação utilizada no circuito para outra que possua seções maiores;
  2. Melhorar o FCA de forma a minimizar a correção do Iz;
  3. Diminuir a corrente de projeto, de forma a utilizar um disjuntor menor;

2.1 - Alterando a família da fiação

Para que a inequação de dimensionamento do disjuntor seja atendida será necessário aumentar o valor de Iz. Para isso uma das opções é aumentar a seção da fiação utilizada, pois assim a capacidade de condução de corrente do cabo será maior.

Neste exemplo, precisamos de cabos com seções maiores que 70 mm². Por isso, é necessário selecionar uma família que contenha essas seções.

ObservaçãoOutra opção para este caso é utilizar condutores em paralelo

Para realizar essa alteração, deve-se proceder da seguinte forma:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;


  • Na janela Gerenciador, expanda o pavimento que se encontra o quadro ou circuito que apresenta a mensagem Dispositivo de proteção incompatível com a corrente do cabo;
  • Clique com o botão direito do mouse no quadro ou circuito em questão e selecione Propriedades;


  1. No diálogo Propriedades, em Fiação, altere a Família utilizada para uma que possua seções maiores cadastradas:


  • Após a modificação, clique em OK;
  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento e utilize o comando Processar:


  1. No diálogo Processar, habilite a opção Dimensionar circuitos, para verificar se a família escolhida para a fiação atende o dimensionamento realizado pelo programa:


Após essa alteração a fiação é dimensionada corretamente.


2.2 - Melhorando o FCA

Outra forma de aumentar o valor de Iz é aumentar o valor do FCA, diminuindo assim a correção sobre a capacidade de condução de corrente do cabo.

Para melhorar o FCA aplicado no circuito recomendamos a leitura do artigo Como melhorar o FCA dos condutos?

2.3 - Diminuindo a corrente de projeto 

Para que a inequação de dimensionamento do disjuntor seja atendida, uma opção é diminuir a corrente de projeto, de forma a diminuir o valor do disjuntor a ser utilizado e, consequentemente, ser possível coordenar o disjuntor com as seções de fiação disponíveis na família definida no circuito.

Os procedimentos para diminuir a corrente de projeto, são descritos no artigo Como diminuir a corrente de projeto?

Neste artigo, apresentamos um dos possíveis erros que podem ocorrer no dimensionamento do projeto. Apresentamos também possibilidades para solucionar essa situação. Cabe agora ao usuário decidir qual medida aplicará ao seu projeto.