Circuitos

Como diminuir a corrente de projeto?

corrente nominal ou corrente de projeto (Ip) é a corrente que os condutores de um circuito, seja terminal ou de distribuição, devem suportar, levando em conta apenas as suas características nominais. Cada um dos pontos de um circuito pode gerar uma corrente nominal, desde o ponto até o quadro que o alimenta, sendo somados nos condutores por onde passa essa corrente.  

Caso a corrente de projeto esteja muito elevada, algumas ações podem ser tomadas para diminuí-la:

  • Se for um circuito terminal, pode-se separar seus pontos em mais de um circuito, reduzindo a corrente em cada um deles;
Observação: Para criar e definir novos circuitos ou ainda redistribuir os pontos recomendamos a leitura do artigo Como criar e definir circuitos
  • Se for um circuito de distribuição, é possível conferir se o esquema adotado para o quadro está correto ou diminuir a corrente demandada.

1 - Alterando o esquema de um quadro (circuito de distribuição)

Uma das maneiras de diminuir a corrente de projeto é utilizando um esquema com mais fases.

Por exemplo, ao utilizarmos o esquema 3F+N no lugar no esquema 2F+N para um Quadro de distribuição, a nova corrente de projeto do quadro tende a diminuir, devido ao balanceamento das fases.

Observação: Os procedimentos para alterar o esquema do Quadro de Distribuição são descritos no artigo Como editar o esquema dos quadros e circuitos.

Para demonstrar a influência do esquema, tomemos como exemplo, um quadro que possuía inicialmente o esquema F+N e corrente de projeto de 129,20 A. Alterando seu esquema para 2F+N e 3F+N, a corrente de projeto diminuiu consideravelmente, como mostram as imagens abaixo: 

  • Quadro com esquema F+N - corrente de projeto de 129,20 A:
  • Quadro com esquema 2F+N - corrente de projeto de 70,71 A
  • Quadro com esquema 3F+N - corrente de projeto de 48,11 A:

2 - Diminuindo a corrente demandada de um quadro (circuito de distribuição)

A forma de diminuir a corrente demandada de um quadro é aplicar o fator de demanda nos circuitos do quadro. Para realizar essa diminuição, pode-se realizar a alteração do Tipo de carga nos circuitos associados ao quadro.

Observação: Os procedimentos para alterar o tipo de carga de um circuito são descritos no artigo Alterando os tipos de carga associados aos circuitos
 
Para demonstrar a aplicação do fator de demanda em um projeto, tomemos como exemplo, um quadro de distribuição que inicialmente possui todos os circuitos com o tipo de carga  Uso específico . A corrente e potência demandadas desse quadro são mostradas nas imagens abaixo:
 
Posteriormente, a esses circuitos são atribuídos  outros tipos de carga , diferentes de  Uso específico , o que, consequentemente, influencia na corrente e potência demandas do quadro, como mostram as imagens abaixo: 
 
 

Neste artigo foram exibidas maneiras de diminuir a corrente de projeto. Assim, deve-se verificar qual das situações melhor se aplica ao seu projeto e executar o passo a passo correspondente para diminuir a corrente de projeto.