Fiação

Como alterar a seção de fiação definida pelo programa?

Um dos recursos disponibilizados no AltoQi Builder módulo Elétrico é o dimensionamento automático da fiação e da proteção dos circuitos, que leva em consideração os critérios como: capacidade de condução de corrente, queda de tensão e proteção contra sobrecarga.

Após a verificação dos valores dimensionados pelo programa, o projetista pode julgar necessário modificar a seção da fiação calculada, portanto ele poderá alterar manualmente os valores calculados pelo programa.

A seguir veremos um exemplo onde foi calculada uma fiação de 4 mm² para um circuito de chuveiro mas deseja-se utilizar uma fiação de 6 mm².

Editando o circuito

Para editar o valor da seção dos condutores dimensionados pelo programa deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;

  • Na janela do Gerenciador, clicar com o botão direito no circuito desejado e selecionar Propriedades;


  • No diálogo Propriedades, em Fiação selecionar a opção Fixar - Sim;

  • Selecionar a Seção(mm²) desejada, no nosso exemplo 6 mm²;

Observação: Para realizar uma alteração manual é necessário primeiro alterar a opção Fixar para Sim e depois escolher a Seção(mm²) desejada.

  • Clicar em OK.


Após realizar este procedimento a seção da fiação será alterada para o valor definido pelo projetista.

ObservaçãoQuando a opção Fixar estiver ativada, o programa não alterará a fiação definida pelo usuário quando for feito o dimensionamento do projeto. Se o valor for maior que o necessário, o status do circuito será OK mas, se for menor, será indicado o erro correspondente. Após a edição do circuito os valores apresentados no quadro de cargas, diagrama unifilar, diagrama multifilar e lista de materiais serão atualizados.