Condutos

Como lançar condutos ligando dois pavimentos adjacentes?

Em projetos com mais de um pavimento, muitas vezes é necessário que exista uma ligação entre todos eles para que haja continuidade e seja possível realizar o dimensionamento do projeto.

Lançamento de condutos ligando dois pavimentos adjacentes

Em projetos que possuem mais de um pavimento muitas vezes é necessário que pontos ou quadros lançados em um pavimento sejam alimentados por quadros lançados em outros pavimentos. Para que o programa insira a fiação de forma automática é necessário que exista um caminho de condutos conectando o alimentador (quadro alimentador do circuito) ao ponto (outro quadro, lâmpadas, tomadas, etc). 

Além de ligar dois pontos no mesmo pavimento, um conduto também pode ligar pontos em pavimentos diferentes. Se os pavimentos forem adjacentes pode-se usar um comando específico, o Ligar pavimentos.

Para ligar dois pontos lançados em pavimentos adjacentes realize o seguinte procedimento:

  • Abra o croqui Fiação do pavimento superior;
Observação: Esse tipo de conduto é inserido sempre de cima para baixo. Deve-se, portanto, abrir o croqui do pavimento “superior” para inseri-lo.
  • Acesse a guia Lançamento e no grupo Conduto selecione a peça que deseja utilizar;


  • Clique no comando Ligar pavimentos (botão );
Observação: A informação de Posição, neste caso, será desconsiderada pelo programa, pois estamos adicionando um conduto na vertical.
  • A linha de comando exibirá a mensagem Conduto entre pavimentos – Início, clique sobre o ponto onde o conduto começará
Observação: Para utilizar o comando Ligar pavimentos é necessário que exista uma conexão lançada em cada um dos pavimentos. Esta conexão pode ser um quadro, uma caixa de passagem, um ponto (lâmpada, tomada, interruptor, ponto de telecomunicação, etc) ou uma conexão (conexão de eletroduto, conexão de eletrocalha, etc).
  • A linha de comando exibirá a mensagem Conduto entre pavimentos – Fim e serão exibidas as representações dos pontos do pavimento inferior (pontos amarelos) e o cursor em forma de “Mira”;
  • Clique no ponto amarelo que representa a conexão do pavimento inferior onde o conduto terminará;


  • Após a seleção, o programa encerra o comando.

Um conduto adicionado dessa maneira é representado tanto no pavimento no qual foi inserido (onde está sua conexão inicial), como no pavimento inferior (no qual está sua conexão final). Deve-se notar que será incluída uma indicação de conduto que desce na conexão do pavimento superior e uma indicação de conduto que sobe na conexão do pavimento inferior.

Observação: Se as setas que indicam os condutos que sobem e descem não forem exibidas recomendamos a leitura do artigo Seta dos condutos que ligam pavimento não são apresentadas.



Observação: Não é possível mover as setas que sobem e que descem. Para movê-las, o que pode ser feito é mover a conexão à qual a descida está conectada ou, se desejar conectá-la em outros elementos, será necessário apagá-la e lançá-la novamente no local desejado.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível lançar um conduto ligando pontos quaisquer em dois pavimentos adjacentes.