Condutos

Seta dos condutos que ligam pavimento não são apresentadas

Em projetos com mais de um pavimento muitas vezes é necessário que exista uma ligação entre todos os pavimentos para que exista uma continuidade e seja possível realizar o dimensionamento do projeto.

Para realizar este procedimento o AltoQi Builder disponibiliza os comandos Ligar pavimentos e Lançar descidas que permitem que o usuário conecte elementos lançados em pavimentos diferentes.

Observação: Para mais informações acesse os artigos Como lançar condutos ligando dois pavimentos adjacentes? e Como ligar vários pavimentos de uma única vez?

Um conduto ligando dois pavimentos é representado tanto no pavimento no qual foi inserido (onde está sua conexão inicial), como no pavimento inferior (no qual está sua conexão final), com uma indicação de conduto que desce na conexão do pavimento superior e uma indicação de conduto que sobe na conexão do pavimento inferior.

Porém, após realizar o lançamento deste tipo de conduto pode ocorrer do programa não exibir as setas que indicam os condutos que sobem e descem, mesmo a ligação tendo sido realizada, como exibido na imagem abaixo.


 

Isso ocorre pois o projeto está configurado para não exibir a ligação entre pavimentos. Portanto para que as setas que indicam os condutos que sobem e descem sejam exibidas:

  • Acesse o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecione a aba do projeto desejado;
  • Selecione Preferências - Exibição;
  • Em Condutos entre pavimentos altere as opções Indicar em planta e Indicar no detalhe para Sim;
  • Clique em OK;

  • As setas que indicam os condutos que sobem e descem serão exibidas. Mas, em alguns casos pode ser necessário fechar o croqui e abrir novamente para que a alteração seja aplicada no desenho.

 

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível visualizar as indicações que condutos que sobem em descem.