Escadas

Como lançar escadas?

O lançamento de escadas no Eberick é um procedimento relativamente simples, mas que exige alguns cuidados no momento do lançamento, para garantir que o programa reconheça corretamente a elevação e a ligação entre os elementos estruturais lançados. 

Tendo em vista a grande variabilidade de escadas e os seus distintos lançamentos, disponibilizamos também os exemplos abaixo, que apresentam o passo a passo direcionado ao lançamento de tipos específicos de escada. Destacamos ainda que a leitura da série de artigos é necessária para executar os procedimentos descritos nos artigos exemplo. 

  • Exemplo de lançamento de escada em L
  • Exemplo de lançamento de escada autoportante
  • Exemplo de lançamento de escada em leque
  • Exemplo de lançamento de escada em U com leque

Como lançar uma escada?

O Eberick permite o lançamento de tipos e formatos diferentes de escada, sendo que o procedimento de lançamento dependerá de cada escada. De modo geral, o programa permite o lançamento de escadas de fundo plano, plissadas e autoportantes sendo que estas podem possuir, ou não, patamares, leque ou U. Isto também significa que o programa permite que você lance escadas sem patamar, bem como com um ou mais patamares.

No Eberick, podemos dividir o lançamento de escadas em algumas etapas, que devem ser seguidas preferencialmente em ordem:

  • Lançamento dos níveis intermediários onde serão posicionados os patamares da escada
  • Lançamento da estrutura auxiliar para apoiar os patamares
  • Lançamento dos patamares
  • Lançamento dos lances de escada
  • Ajustes finais de geometria

Cabe destacar, contudo, que nem sempre todos os passos do lançamento serão necessários. Escadas autoportantes, por exemplo, não precisam de estrutura para apoiar patamares. Enquanto isso, escadas sem patamar não precisarão de níveis intermediários, uma vez que o lançamento será feito diretamente de um pavimento a outro. 

Ao inserir um novo elemento de escada, o programa também solicitará à qual escada pertence este elemento. Isto é importante pois o programa utiliza esta definição para gerar os detalhamentos de escada. Assim, se houver mais de uma escada no pavimento, o programa agrupará os detalhamentos de acordo com o que foi definido pelo usuário.