Escadas | Exemplos de Lançamento

Exemplo de lançamento de escada em leque

Tendo em vista a grande variabilidade de escadas e os seus distintos lançamentos, disponibilizamos alguns exemplos de lançamento, acompanhados do passo a passo direcionado ao lançamento àquele tipos específico de escada. O procedimento geral para lançamento de escadas no programa está detalhado no artigo  Como lançar escadas? , do qual recomendamos a leitura antes de verificar este exemplo.

Exemplo de lançamento de escada em leque

Para exemplificar o lançamento deste tipo de escadas no Eberick, será desenvolvido o exemplo abaixo. Este lançamento está disponível em anexo ao final deste artigo como arquivo de projeto .prj. Os enchimentos da figura abaixo foram inseridos graficamente na imagem, portanto, não serão exibidos no pórtico 3D do programa.

Lançamento do nível intermediário

Mesmo que os patamares estejam em níveis diferentes, para este lançamento, será necessário inserir apenas um nível intermediário. Os desníveis serão considerados posteriormente através de elevações aplicadas aos elementos.

Para cadastrar o nível intermediário no projeto, temos os passos abaixo:

  • Clique com o botão direito sobre o nome do pavimento superior (Térreo)
  • Acesse a função Inserir nível intermediário
  • Em altura, insira o valor de 157.5cm

 

Lançamento dos patamares

Após inserir o nível intermediário, devemos lançar os patamares com os passos abaixo:

  • Acesse o nível intermediário 157.5cm
  • Para o patamar esquerdo, use o comando Lançamento - Barras e nós - Adicionar barra (botão ) para inserir uma barra na sua face esquerda
  • Para o patamar da direita, utilize o mesmo comando e insira barras nas faces superior e esquerda
  • Insira as seguintes vigas no modelo:
    • V2: entre o primeiro lance e o patamar esquerdo
    • V3: na face inferior dos patamares, servindo de apoio à escada
    • V4: entre o patamar esquerdo e o direito
  • Com os contornos definidos, insira os patamares da escada por meio do menu Lançamento - Escadas - Patamar (botão ). Para este exemplo, os patamares tem espessura de 10cm.

O seu nível intermediário deve estar similar ao da figura abaixo. Note que a viga do primeiro lance está posicionada internamente ao lance.

 

 

A viga V2 ligará o primeiro lance com o degrau inferior do patamar esquerdo. Assim, temos que inserir uma elevação positiva para ela, para atendermos à seguinte geometria:

  • A face superior da viga V2 deve estar alinhada com a face superior do último degrau
  • A face inferior da viga V2 deve estar alinhada com a face inferior do patamar esquerdo

Adotando um degrau de 17.5cm de espelho e um patamar com 10cm de espessura, a viga V2 terá uma altura de  45cm, enquanto sua elevação deve ser de  +35cm.

O mesmo vale para o patamar direito. Contudo, para este caso, o desnível não será aplicado na viga, mas sim no patamar inferior, a fim de atender às seguintes condições:

  • A face superior da viga V4 deve estar alinhada com a face superior do patamar esquerdo
  • A face inferior da viga V4 deve estar alinhada com a face inferior do patamar direito

Deste modo, para atender às condições de desnível, o patamar direito deve ter elevação de -35cm, garantindo o rebaixo necessário para o degrau de enchimento.

 

Lançamento dos lances

Após definir seus patamares, devemos seguir com os lances da escada. Neste exemplo, é necessário inserir dois lances para completar a escada. Para isso:

  • Acesse o pavimento superior (Térreo)
  • Para inserir os lances, utilize o comando Lançamento - Escadas - Lance (botão )
  • Para o lance superior, as linhas de referência são:
    • Primeira linha: eixo da viga V1
    • Segunda linha: face esquerda da escada
    • Terceira linha: face direita da escada
  • Em seguida, será aberto um diálogo onde você deve selecionar como Nível inferior para apoio do lance o Intermediário (157.5)

 

  • Para o ponto de apoio do lance, selecione o eixo da viga V2.
  • Na janela Ajustar degraus, note que o último degrau do lance deve estar alinhado a viga V2.

Para o segundo lance, repita os mesmo passos anteriores, selecionando como Nível inferior o  Baldrame e as seguintes linhas de apoio:
  • Primeira linha: barra superior do patamar direito
  • Segunda linha: face esquerda do lance
  • Terceira linha: face direita do lance
  • Quarta linha: viga V1 do pavimento Baldrame

Carga de enchimento

Para este modelo, os degraus em leque não apresentam função estrutural. Deste modo, suas cargas devem ser contabilizados através de carregamentos adicionais aplicadas sobre a laje de patamar. O valor específico desta carga dependerá de cada caso, ficando a cargo do projetista adotar um carregamento compatível com seu projeto. A fim de inserí-lo em nosso modelo, podemos utilizar das ferramentas apresentadas no artigo Como insiro cargas em lajes?.

 

Detalhamento de amarração

No detalhamento da sua escada, você pode optar entre duas opções para a continuidade entre lances e patamares.

1. Viga sem rigidez: caso as vigas V2 e V4 sejam definidas como sem rigidez, sua presença não será considerada para o modelo estrutural, servindo apenas como um elemento de detalhamento. Para isto, dê um duplo clique sobre a viga para acessar suas propriedades. Em seguida, clique no botão Modelo e habilite o item Viga sem rigidez.

2. Viga rígida: ao considerar a rigidez das vigas no modelo, o programa irá dimensionar este elemento. Além disso, caso o lance e os patamares sejam engastados através do comando Elementos - Lajes - Engastar, será feita uma amarração de continuidade entre as armaduras do lance e patamar, conforme o detalhamento abaixo. Esta continuidade confere maior rigidez ao conjunto, resultando em menores deslocamentos para o conjunto da escada.

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