Escadas

Exemplo de lançamento de escada em U com leque

Tendo em vista a grande variabilidade de escadas e os seus distintos lançamentos, disponibilizamos alguns exemplos de lançamento, acompanhados do passo a passo direcionado ao lançamento àquele tipos específico de escada. O procedimento geral para lançamento de escadas no programa está detalhado no artigo  Como lançar escadas? , do qual recomendamos a leitura antes de verificar este exemplo. 

Exemplo de lançamento de escada em U com leque

Para exemplificar o lançamento deste tipo de escadas no Eberick, será desenvolvido o exemplo abaixo. este lançamento está disponível em anexo ao final deste artigo como arquivo de projeto .prj. Cabe destacar que os degraus de enchimento não serão exibidos no pórtico 3D.

Lançamento do nível intermediário

No caso deste exemplo, serão necessários dois níveis intermediários: um para o leque superior (à esquerda na imagem) e outro para o leque inferior (à direita na imagem). A altura dos patamares deve ser equivalente ao nível do degrau inferior do leque. Assim:

  • Clique com o botão direito sobre o nome do pavimento superior (Térreo)
  • Acesse a função Inserir nível intermediário
  • Em altura, insira o valor de 192.5cm
  • Repita o procedimento para uma altura de 122.5cm

Inserção dos patamares

Tendo lançado os níveis intermediários, deve-se inserir os patamares. Seu lançamento dependerá dos elementos presentes no nível intermediário. Para inseri-los, siga o procedimento abaixo:

  • Acesse o nível intermediário 192.5cm
  • Por meio do comando Lançamento - Barras e nós - Barra (botão ), insira uma barra na face inferior e outra na face direita do patamar. 
  • Na ligação entre lance e patamar, insira uma viga. O lançamento deve ficar igual ao mostrado abaixo. Perceba que a viga deve ficar posicionada internamente ao lance.

 

A viga V2 tem o papel de ligar o lance com o degrau inferior do patamar. Desta maneira, é necessário informar uma elevação positiva para ela, adequando sua altura para que as condições seguintes sejam atendidas:

  • A face superior da viga deve estar alinhada com a face superior do primeiro degrau de enchimento
  • A face inferior da viga deve estar alinhada com a face inferior do patamar

Considerando um degrau de 17.5cm de altura e um patamar de 10cm de espessura, a viga V2 deverá ter uma altura de 45cm, enquanto que sua elevação será de 35cm. Feito isto, insira o patamar da escada por meio do menu  Lançamento - Escadas - Patamar (botão  ). Neste caso, adotamos um patamar de 10cm de espessura, em concordância com a figura acima.

O mesmo deverá ser feito para o nível intermediário 122.5cm, de modo que o lançamento deste patamar deverá ficar como mostrado abaixo. Neste caso, é a viga V5 que fará a ligação entre o lance e o patamar. Como as características da escada foram mantidas, a viga V5 também deverá ter uma altura de 45cm e elevação de 35cm.

 

Inserção dos lances de escada

Uma vez realizada a inserção dos patamares, deve-se inserir os lances de escada. Neste caso, há três lances de escada a serem inseridos: um do pavimento superior (Térreo) até o nível intermediário 192.5cm, um entre os dois níveis intermediários, e outro entre o nível 122.5cm até o pavimento inferior (Baldrame). Assim:

  • Acesse o pavimento superior (Térreo)
  • Por meio do comando Lançamento - Escadas - Lance (botão ), insira o lance.
  • No caso do exemplo, as linhas a serem selecionadas são mostradas abaixo:
    • Primeira linha: eixo da viga V1
    • Segunda linha: face esquerda da escada
    • Terceira linha: face direita da escada
  • O programa deve então perguntar qual o nívei inferior da escada. Selecione o nível intermediário 192.5cm e confirme em Ok

 

  • A quarta linha selecionada será o eixo da viga V2.
  • Na janela que se abre, perceba que o lance de escada deve se alinhar à viga V2:
  • O mesmo deverá ser feito para os demais lances, adequando a seleção das linhas ao lance inserido. No caso do lance entre patamares, por exemplo, o lançamento deverá ser como mostrado abaixo: 

 

Carga de enchimento

Conforme descrito no início deste artigo, os degraus em leque foram considerados como enchimentos sobre um patamar rebaixado. Assim, é necessário inserir o seu carregamento sobre este patamar. No caso deste exemplo, foi considerada uma sobrecarga extra nos patamares, mas o lançamento desta carga fica a critério do usuário, que pode se valer de qualquer uma das ferramentas disponibilizadas pelo programa, as quais são explicadas em detalhe no artigo Como insiro cargas em lajes?

 

Viga sem rigidez

Você ainda tem a opção de considerar as vigas que ligam os lances ao patamar como vigas sem rigidez. Isto faz com que a viga seja apenas um elemento de detalhamento, sendo que não será dimensionada. Para fazer isto, dê um duplo clique sobre a viga e, no botão Modelo, marque a opção Viga sem rigidez:

Em contrapartida, caso a viga seja considerada rígida, e possua rigidez suficiente para suportar a escada, será dimensionada e o programa já irá gerar a amarração entre o lance e patamares, como mostrado na figura abaixo. Destacamos ainda que, para que esta amarração seja realizada, os lances e patamares deverão estar engastados entre si, o que poderá ser feito por meio do comando Modelo - Lajes - Engastar (botão ). 

 

 

Download: