Colaboradores

Criação e edição de grupos de colaboração/papeis no Visus Collab

Neste artigo, você aprenderá a cadastrar e editar as permissões dos grupos de colaboração no AltoQi Visus Collab para posteriormente vincular os colaboradores com este conjunto de permissões

Os grupos de colaboração definem os papeis de colaboração dos usuários nos empreendimentos e carregam um conjunto de permissões para utilizar as funcionalidades do Collab. 
O Visus Collab já possui alguns grupos de colaboração pré-definidos, como: Visitante, Projetista, Fornecedores, BIM Manager e Gerente. Estes podem ser editados de acordo com as especificidades do fluxo de trabalho das equipes, bem como outros também podem ser criados.
Não há limitação para criação de grupos de colaboração, podem ser criados tantos quanto necessário.

⚠️Os procedimentos apresentados neste artigo podem ser realizados apenas por usuários com nível de acesso Administrador ou o usuário principal da conta.

Criar um novo grupo de colaboração

  • Acesse o menu principal do Visus Collab (menu lateral da página)
  • Grupos de colaboração
  • Clique em Novo grupo;

  • Defina um nome para o grupo;
  • Opcionalmente você pode informar uma descrição e tags para o grupo;
  • Clique em Salvar para finalizar;
Com isso, o grupo foi criado. O próximo passo é editar as permissões que este grupo terá.
Para desativar um grupo de colaboração:
  • Clique sobre o grupo na lista
  • Clique sobre o botão Desativar;
  • O grupo deixará de ser uma opção para os papeis dos colaboradores.

Editar as permissões de um grupo de colaboração

  • De dois cliques sobre o grupo de colaboração que deseja editar
  • No menu lateral, acesse "Permissões concedidas";
  • Clique no botão "Conceder permissões"

  • Para conceder permissões de todos os módulos neste grupo de colaboração, clique em "Conceder Controle Total"
  • Para conceder todas as permissões de módulos específicos, clique em "Conceder Permissão" ao lado dos mesmos

  • Para conceder permissões específicas de cada módulo, clique sobre o módulo;
  • Clique em "Conceder" ao lado da permissão.

A descrição de todas as permissões você encontra aqui: Permissões do AltoQi Visus Collab

  • Para remover uma permissão do grupo de colaboração, clique em "Revogar";
  • Após realizar todas as alterações desejadas, clique em Salvar

Um resumo de todas as permissões é exibido na página de permissões concedidas, tendo a opção de "Revogar tudo" em cada módulo e também de revogar todas as permissões do grupo de colaboração. 

Conceder permissões aos colaboradores

Para que os colaboradores tenham acesso concedido com as permissões de um grupo de colaboração, é necessário vinculá-los aos empreendimentos selecionando um papel que ele irá assumir.

Este vínculo pode ser feito pelo próprio perfil do colaborador, conforme apresenta o artigo: Cadastro e edição de colaboradores no Visus Collab

O vínculo também pode ser feito diretamente pelo empreendimento (ou nas disciplinas e pastas do empreendimento). 

  • Acesse o empreendimento desejao;
  • Selecione no menu Colaboradores vinculados;
  • Selecione a aba: Agrupar por disciplina;
  • Expanda a árvore de cada disciplina ou do próprio empreendimento;
  • Clique no comando, Vincular colaborador;
  • Com isso, a lista de colaboradores da conta será aberta e você poderá selecionar um ou mais colaboradores para realizar o vinculo, definindo o seu papel em cada disciplina.
  • Em Papel assumido no empreendimento ou na disciplina, também é possível trocar o papel dos colaboradores já vinculados.

image-png-Oct-31-2025-01-44-58-0460-PM

Perguntas frequentes

1 - O erro "Houve um problema de comunicação com o AltoQi Visus" foi exibido durante o vínculo de um colaborador num empreendimento/disciplina/pasta. O que fazer?

Causa do erro:

  • Quebra de sincronização com o Visus Hub: em novas contas do Collab, os papeis ainda não foram sincronizados com o Visus Hub (ambiente integrador da plataforma Visus) e ao tentar vincular/desvincular ou definir o papel de um colaborador à uma disciplina ou empreendimento essa ação é impedida. Esta é uma situação em estudo para correção na plataforma Visus. 
    • Ação: forçar a sincronização dos papeis para o Visus Hub, seguindo estes passos:
      • Acessar os Grupos de colaboração da conta;
      • Abra a edição do grupo;
      • Aplique uma alteração qualquer em seu Nome, Descrição ou tag
      • Salve a edição. 
      • Repita o procedimento para todos os grupos de colaboração existentes. Com esta ação, os dados são ressincronizados e o erro deixará de ocorre ao tentar vincular/desvincular ou definir o papel de um colaborador à uma disciplina ou empreendimento.