Simbologias

Como editar uma simbologia 3D no AltoQi Builder?

Atualmente a plataforma AltoQi Builder possibilita a utilização de simbologias 2D e 3D nas peças do cadastro para proporcionar um maior detalhamento do projeto. Por padrão, algumas peças já possuem simbologias 3D inseridas, mas há a possibilidade de inserir novas simbologias ao cadastro.

Após a inclusão da simbologia 3D numa peça personalizada, é possível fazer algumas edições na simbologia como definir o nome da simbologia cadastrada e adicionar critérios para os cortes dos condutos (ou embutimento) em relação às conexões de peças, na vista 3D. Em algumas situações os condutos podem ficar afastados ou transpassar a simbologia das peças na visão 3D, isto ocorre por conta dos critérios definidos nesta janela.

Observação: As edições apresentadas neste artigo só ficam disponíveis em simbologias importadas para o cadastro ou em cópias das simbologias 3D existentes no programa. Não é possível editar simbologias 3D originais do cadastro padrão.

Como editar simbologias 3D

  • Acesse o menu Arquivo - Cadastro;
  • Selecione a aba Peças;
  • Busque pela Classe, o Grupo e a peça que deseja editar a simbologia. Neste exemplo será selecionado a Classe Biblioteca BIM - Elétrica, Grupo Ponto de luz, Peça 100W;
Observação: Para facilitar a busca, é possível utilizar os filtros de peças no cadastro  para exibir apenas peças usadas no projeto corrente, ou exibir apenas conexões e/ou condutos e ainda, exibir apenas peças de uma ou mais disciplinas de projeto.
Para realizar alguma alteração em uma peça do cadastro padrão do AltoQi Builder, é necessário realizar uma cópia da mesma seguindo os passos do artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro ou é possível realizar o cadastro de uma nova peça seguindo o procedimento demonstrado no artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder
  • Selecione o peça copiada/cadastrada e clique no botão  à direita da simbologia 3D, conforme a imagem abaixo;

  • Na janela Simbologia 3D, que irá abrir, selecione a simbologia da peça (1) e realize uma cópia (2) e cola (3) da mesma, conforme imagem abaixo, ou importe a simbologia desejada;
Observação: Para inserir uma simbologia 3D no cadastro da peça, siga os passos do artigo Como importar uma simbologia 3D e adiciona-la ao cadastro de uma peça.
 
  • Selecione a simbologia copiada ou inserida e clique sobre o botão Editar Simbologia ;

A janela Editar simbologias será aberta, que apresentam as seguintes opções para edição:

Dados:

  • Nome: Esta opção permite alterar a identificação da simbologia. 

Critérios:

  • Referência para corte: Este critério define onde ocorrerá o corte do conduto conectado à simbologia 3D.
    • Prisma externo: Uma caixa de corte referente a um prisma externo da simbologia 3D do elemento. 

    • Simbologia: Corte dos condutos ocorre na face da simbologia 3D do elemento. Caso seu conduto esteja distante da sua simbologia 3D, utilize esta opção para que ele fique conectado à ela. 

    • Simbologia Simplificada: Corte dos condutos ocorre na face da simbologia 3D simplificada adicionada.
  • Embutimento (cm): Define o quanto o conduto ultrapassa além do limite da referência para corte selecionado no critério da simbologia 3D.

Simbologia simplificada:

Os botões posicionados abaixo de Simbologia simplificada possibilitam adicionar ou remover arquivos IFC que sejam a Simbologia simplificada do elemento 3D que foi cadastrado pelo usuário.

  • Botão : Adiciona uma Simbologia simplificada 3D.
  • Botão : Remove uma Simbologia simplificada 3D.

Após aplicar as alterações desejadas, clique em OK nas janelas Editar simbologiaSimbologias 3D para salvar as modificações.

Neste artigo foram apresentadas as opções para edição da identificação e regras de embutimento de condutos numa simbologia 3D no AltoQi Builder.