Modo de trabalho 2D

Criar um projeto de orçamento e planejamento de obras sem a importação de arquivos

Com a expansão do uso da metodologia de trabalho em BIM para a construção civil, é possível desenvolver um ciclo de trabalho completo com esta tecnologia, isto é, produzir os projetos das disciplinas utilizando software BIM. Contudo, a implantação deste método é um processo gradativo que envolve além das ferramentas, uma reestruturação do fluxo de trabalho e preparo dos profissionais. 

Em função dessa transição gradativa, não são raros os casos de projetos com disciplinas desenvolvidas em modo de trabalho 2D, ou seja, sem o uso da metodologia BIM. Para atender esta demanda e tornar possível a realização de um orçamento e planejamento completo da obra, mesmo quando esta, contém disciplinas desenvolvidas sem o uso de ferramentas BIM, foi desenvolvido no AltoQi Visus Cost management funcionalidades que permitem um trabalho hibrido, viabilizando a elaboração de orçamentos em um Modo de trabalho 2D, juntamente com a utilização de modelos BIM

Assim dispomos das possibilidades de:

Neste modo de trabalho, você poderá desenvolver um projeto de orçamento sem a necessidade de utilização de um arquivo de modelo BIM, Planilhas de lista de quantitativos ou arquivos DWG/PDF.

Para desenvolver um projeto de orçamento sem a importação de arquivos de apoio, basta iniciar um novo projetor a partir de: Vazio.

  • No menu principal, clique na opção Novo projeto a partir;
  • Em seguida selecione a opção Vazio. 
2-Jan-13-2025-12-38-46-0782-PM

O software iniciará a sua área de trabalho permitindo que o usuário crie sua lista de quantitativos. Note que neste ambiente a lista precisa ser criada pelo usuário. Para tanto, faça uso dos comandos:
  • Adicionar etapa (EAP) (botão ), para criar as etapas e subetapas da estrutura analítica de projeto;
  • Adicionar quantitativo (botão ), para criar os quantitativos do orçamento;

Na imagem a seguir, temos uma demonstração de uma lista criada utilizando estes comandos:

 
Após a criação da lista, outros comandos são ativados para manipulação dos itens, assim como no modo de trabalho 3D. São eles:
 
Concluída a lista de quantitativos, os procedimentos sequentes são os mesmos adotados para os orçamentos desenvolvidos no modo de trabalho 3D, o que torna o projeto de orçamento com as funcionalidades de uma ferramenta BIM.