Modo de trabalho 2D

Como extrair quantitativos BIM de Plantas 2D em DWG ou PDF?

Na atualização 2024-03 o software passa a permitir a importação de arquivos em DWG e PDF, viabilizando a quantificação de projetos em 2D. Neste formato de trabalho, podemos criar objetos BIM sobre uma planta 2D importada a partir de um arquivo DWG, ou PDF. Dai a possibilidade de extrairmos quantitativos BIM de uma planta baixa. 
Observação: este recurso está disponível na versão Premium ou superior do AltoQi Visus Cost Management.

Importação do arquivo

O primeiro passo para estes casos, será importar uma planta. Para realizar a importação, basta seguir os passos. 

  • Acesse o menu principal do programa;
  • Clique em Novo projeto a partir;
  • Clique na opção A partir do DWG/PDF;
  • Na janela do Windows, localize e selecione o arquivo desejado;
  • Clique em Abrir par iniciar a importação. 

aO arquivo será reconhecido de forma semelhante aos arquivos de formato IFC ou Xlsx.

bClique em OK para finalizar o processo de importação do arquivo e ser direcionados ao ambiente de trabalho da ferramenta. Aqui o arquivo em formato DWG e PDF serão apresentados em uma aba especifica do visualizador. 

5-Apr-12-2024-07-01-17-2528-PM

Observe que este ambiente oferece ao usuário alguns comandos específicos. Um destes comandos, permite a seleção do arquivo que se deseja visualizar, caso tenham mais de um arquivo importado. Também temos a disposição os comandos de criação e exclusão dos objetos BIM e de definição da escala do projeto. A seguir, vamos mostrar como utilizar estes recursos. 

Definindo a escala do projeto

Como o levantamento de quantitativos é realizado a partir das propriedades obtidas nos objetos BIM que vamos criar, é extremamente importante que seja definida a escala do projeto, de modo com que as medições geométricas sejam condizentes com a realidade. Portanto, precisamos definir a escala. 
A escala é definida acionando o comando Permiti definir a escala da planta 2D selecionada. Para tanto, siga os passos a seguir. 

  • Clique sobre o comando: Permiti definir a escala da planta 2D selecionada;
  • Clique em um ponto do projeto para definir uma distância conhecida entre dois pontos;
  • Clique em um segundo ponto do projeto;
  • Na janela aberta, indique a distância em metros entre estes dois pontos; 
  • Clique em Ok, e depois em Esc. para finalizar o procedimento. 

Para confirmar que a definição ficou correta, você pode criar um elemento BIM linear e conferir em suas propriedades de i comprimento está de acordo com a distância real do projeto. 

 

Criando objetos BIM

Para quantificar elemento de uma planta 2D, o programa conta com o recurso de criação de objetos BIM. Estes objetos serão parametrizados e então quantificados a partir de regras inteligentes e personalizadas pelos usuários através do ambiente de construção de Regras do modelo. O software proporciona a possibilidade de criação de três tipos de elementos. São eles.

Elemento do tipo Ponto: os pontos podem ser utilizados para indicar a existência de um determinado objeto naquele local. Por exemplo, uma porta, janela, aparelho sanitário, etc... Para criar um elemento do tipo ponto, basta.

  • Clicar sobre o comando Adiciona objeto BIM pontual;
  • Preencher a informação de:
    a) Nome;
    b) Entidade;
    c) Type;
    d) Pavimento;
    e) Descrição;
    f) Layer;
  • Clicar em ok;
  • Clicar sobre a planta no local em que se deseja adicionar o elemento. 

Note, que você poderá efetuar varias inserções deste mesmo objeto clicando varias vezes sobre a planta. Para encerrar o comando, clique em ESC.

Elemento do tipo Linear: O elemento linear pode ser utilizado para criar objetos lineares como, por exemplo, uma parede. O procedimento de criação é bem semelhando a criação de um ponto, porém, neste caso podemos definir a espessura e a altura do elemento.  Para criar um elemento do tipo linear, basta.

  • Clicar sobre o comando Adiciona objeto BIM linear;
  • Preencher a informação de:
    a) Nome;
    b) Entidade;
    c) Type;
    d) Pavimento;
    e) Descrição;
    f) Layer;
    g) Altura;
    h) Largura
  • Clicar em ok;
  • Clicar sobre a planta em um ponto inicial e no ponto final desejado. 

Observações: os elementos lineares, podem ser inseridos de forma contínua, ou segmentada a depender da necessidade do usuário. Para finalizar o comando clique em Enter.

Elemento do tipo Superficial: O elemento superficial, por sua vez, pode ser utilizado para criar objetos que horizontais, por exemplo, um piso, ou laje. Para criar um elemento do tipo superficial, basta.

  • Clicar sobre o comando Adiciona objeto BIM Superficial;
  • Preencher a informação de:
    a) Nome;
    b) Entidade;
    c) Type;
    d) Pavimento;
    e) Descrição;
    f) Layer;
    g) Altura;
  • Clicar em ok;
  • Defina a região que o elemento será inserido, clicando em nos vértices desta área. 

Apagar objetos BIM: para excluir um objeto BIM criado na planta, você poderá selecionar os itens que precisam ser apagados e em seguida clicar no comando Apagar/desativar linha.

Extraindo quantitativos dos objetos BIM criados

A partir do momento em que os objetos BIM foram criados em sua planta 2D, os mesmos passam a ter as mesmas características de um elemento vindo de um modelo 3D. Portanto, é possível verificar e editar as suas propriedades. Selecionando um elemento qualquer, será apresentada as propriedades informadas no momento da sua criação, bem como as informações geométricas calculadas pelo programa. 

e

Sendo assim, o processo de extração de seus quantitativos, poderá ser definido a partir de regras inteligentes a personalizadas pelo usuário do mesmo odo com que criamos dos objetos modelados em um arquivo IFC. Para entender como funciona a esta configuração de regra de extração de quantitativos a partir de elementos BIM, sugerimos a leitura do artigo: Conhecendo a janela filtro de extração de dados.