Importação e manipulação dos Modelos 3D

Como iniciar um projeto de orçamento a partir de um modelo IFC no Visus Cost Management?

Para iniciar um projeto de orçamento no Visus Cost Management, precisamos optar por um dos formatos disponiveis na ferramenta. Quando o orçamentista tem a sua disposição os arquivos IFC da edificação, naturalmente iniciará o projeto de orçamento a partir de um modelo IFC. Para isso Basta: 

1 - Acessar o menu principal;

2 - Clicar em: Novo projeto a partir;

3 - Selecionar a opção: A partir do IFC.

1-May-31-2024-06-43-47-5033-PM

Será aberta a janela do Windows para que você navegue em seu computador e encontre o arquivo IFC. Após localizar, selecione o arquivo e inicie a importação clicando em  Abrir. 

Caso for necessário, poderão ser selecionado vários arquivos para uma importação simultânea.  


Aguarde enquanto o software importa o modelo para o projeto. Ao finalizar este procedimento, será aberta a janela de configurações do seu projeto de orçamento. Será nesta janela que poderemos visualizar os modelos importados no projeto, bem como realizar algumas ações que mostraremos no decorrer deste artigo. 

2-May-31-2024-06-50-45-5440-PM

Esta janela é aberta, para que você já possa realizar as configurações do projeto, tais como dados do empreendimento, configurações de orçamentação, planejamento  entre outras. Contudo, você poderá retornar a esta janela a qualquer momento para manipular tanto estes dados, quanto os modelos. 

Se desejar, podemos fechar a janela, ou clicar em ok para abrir o projeto de orçamento. 

Adicionando modelos ao projeto


Um importante diferencial dos projetos em BIM, a interoperabilidade, permite que as disciplinas sejam trabalhadas simultaneamente, por diferentes profissionais e ferramentas em um processo totalmente colaborativo e padronizado, possibilitando a sua compatibilização, trabalhando com todas as disciplinas em um único ambiente, sendo também comum que para um único projeto, tenhamos vários arquivos IFC, gerados individualmente para cada uma das disciplinas trabalhadas.

No AltoQi Visus, podemos importar todos os arquivos necessários para dentro do modelo, onde teremos todos os projetos reunidos em um mesmo ambiente. Para adicionar um modelo ao projeto siga o procedimento descrito abaixo:

1 - Ainda na janela de configurações utilize o comando: Adicionar Item;

2 - Localize o modelo que será adicionado ao projeto de orçamento;

3 - Selecione o arquivo e inicie a importação clicando em  Abrir. 

3-May-31-2024-07-01-47-6051-PM

Aguarde o programa finalizar a importação do arquivo. Ao término, o modelo será acrescentado ao painel de gestão de modelos importados. 

4-May-31-2024-07-05-56-8010-PM

Caso a janela de configurações havia sido encerrada, você poderá abrir a qualquer momento através do menu principal da ferramenta. Conforme destacamos na imagem a seguir. Observe ainda, que os modelos podem ser adicionados através da opção presente no menu principal Adicionar Modelos ao Projeto. 

5-May-31-2024-07-09-15-1836-PM

Informações do modelo


A janela de configurações reúne os modelos 3D que estão sendo utilizados no projeto de orçamento. Anteriormente demostramos como iniciar um projeto a partir do modelo IFC e também como adicionar modelos a um projeto já iniciado. Neste tópico vamos apresentar as informações que termos a disposição na lista de modelos.  

6-May-31-2024-07-13-12-8402-PM

Ativo: na coluna Ativo, podemos a qualquer instante, ativar ou desativar o modelo no programa. Este recurso permite que possamos desligar a visualização do projeto e consequentemente a sua quantificação no orçamento, sendo que para restaurar basta habilitar a ativação do modelo. Vale ressaltar que este comando não irá excluir o modelo, mas apenas desativar;

Dados: nesta coluna apresenta informações referentes a origem do modelo, como por exemplo, informações do autor do projeto, do software de modelagem e também o código hash do modelo. Para visualizar estas informações, basta posicionar o cursor do mouse sobre o campo;

Filtro: clicando sobre este campo, serão exibidos os elementos (Entidades) contidos naquele modelo e permite que sejam ligados ou desligados para uma melhor manipulação do modelo durante o procedimento de orçamentação. Os elementos desligados serão ocultados da visualização e também da lista de quantitativos;

Posição: este campo permite o orçamentista consultar as informações das posições dos modelos de acordo com as coordenadas geográficas configuradas na modelagem, bem como aplicar movimentações no modelo;

Nome da edificação: apresentará o nome da edificação quando houver;

Caminho: apresenta o caminho onde o arquivo está salvo;

Disciplina: identifica a disciplina do modelo. A disciplina poderá ser alterada pelo orçamentista de acordo com a sua necessidade, porém, este campo apresenta uma lista de disciplinas pré configuradas e não permite a inscrição de novas opções. 

Ações nos modelos

 

Como mencionamos anteriormente, será nesta janela que poderemos gerenciar os arquivos do projeto. Neste tópico vamos apresentar os comandos disponiveis para manipulação dos arquivos. 

7-May-31-2024-07-40-19-9458-PM

Comando Adicionar item: este comando permite a adição de novos modelos ao projeto de orçamento, conforme demostramos a sua utilização na prática, no início deste artigo. 

Comando Adicionar item da nuvem: Este comando pode ser utilizado para adicionar ao projeto, um modelo que esteja salvo no AltoQi Visus Collab. Solução da para gestão de projetos e colaboração em nuvem. Para mais detalhes, recomendamos a leitura dos seguintes artigos: 

Conheça a plataforma AltoQi Visus 
Integração do Visus Cost Management com o Visus Collab

Apagar item selecionado: selecionando um modelo e clicando neste comento ele será definitivamente excluído do projeto de orçamento.

Atualizar modelo:  a janela de configurações do projeto, acusará no painel de importação de modelos IFC as linhas de cada arquivo importado, em destaque por um preenchimento em cor, indicando se o modelo está Atualizado, Desatualizado ou ainda com Caminho Inválido, de acordo com a legenda de cores apresentada no final da janela. 
  • Sempre que estiver verde, significa que o modelo está Atualizado;
  • Sempre que estiver amarela, significa que o modelo está Desatualizado;
  • Sempre que estiver vermelha, significa que o modelo está Caminho inválido;

Os modelos desatualizados, indicam que uma versão mais recente do modelo, foi gravada sobre o modelo original. Para atualizar os modelos, basta clicar sobre este comando. O programa fará a atualização de todos os modelos. Com isso, caso o projetista tenha disponibilizado alterações na modelagem do projeto, estas alterações serão atualizadas nos modelos do orçamento. 

Redefinir caminho: quando a linha do modelo estiver vermelha, significa que o caminho está inválida. Isso ocorre quando o local onde o modelo IFC foi salvo sofreu alguma alteração, como, por exemplo, renomeação da pasta ou ainda troca de pasta e o programa não encontra o arquivo no diretório salvo. Para redefinir o caminho siga os passos abaixo:

  • Selecione a linha do modelo desejado;
  • Clique em Redefinir Caminho (botão );
  • Encontre o arquivo no local onde foi salvo, e clique em Abrir.
O modelo será carregado novamente. Após isso, a linha deverá estar destacada em verde-claro, indicando que o modelo está atualizado, como mostra a imagem abaixo:

Observação: Também é possível realizar este procedimento removendo e adicionando novamente o arquivo. Contudo, este método não é indicado, visto que pode-se perder algumas configurações já definidas no projeto. Sendo assim, procure sempre utilizar a ferramenta Redefinir Caminho.