Propriedades BIM dos modelos 3D

Autenticidade dos Modelos IFC com Hash

Conceito

A autenticidade dos modelos IFC com hash é uma abordagem que garante a integridade e a autenticidade dos arquivos de modelos de construção no formato IFC (Industry Foundation Classes). O IFC é um padrão aberto e neutro usado para descrever, compartilhar e trocar dados de construção entre diferentes softwares e disciplinas na indústria da construção

No contexto dos modelos IFC, a autenticidade refere-se à garantia de que o modelo não foi alterado desde a última verificação e que pode ser confiavelmente associado à sua fonte original


Como funciona


O valor hash serve como uma "impressão digital" do arquivo. Qualquer alteração no conteúdo do arquivo resultará em um valor hash completamente diferente.

Para verificar a autenticidade do modelo IFC, o valor hash do arquivo atual é recalculado e comparado com o valor hash armazenado.
Se os valores coincidem, isso indica que o arquivo não foi alterado desde a última verificação, confirmando sua integridade e autenticidade.
Se os valores não coincidem, isso sugere que o arquivo pode ter sido alterado ou corrompido.

Em resumo, a utilização de hashes para garantir a autenticidade dos modelos IFC é uma prática que protege a integridade dos dados de construção, promove a confiança entre as partes envolvidas e melhora a segurança e a transparência dos projetos na indústria da construção.

 
Como utilizar esta funcionalidade no AltoQi Visus Cost Management

O AltoQi Visus conta com o recurso de controlar os modelos IFC’s do projeto, para ter esse controle, o software coleta os dados de registro do modelo IFC, bem como a Hash que garante o "registro" de qual modelo foi utilizado.  A hash é utilizada visto que no INPI os registros de autoria são realizados pela HASH e não pelo arquivo. Desta forma, em qualquer site de verificação, é possível conferir se realmente foi utilizado determinado IFC no processo de orçamentação.

Como exemplo de conferência, podemos utilizar o site Autenticação de Hash para conferir a autenticidade do modelo. Para importar o arquivo siga os passos:

1 - Ao abrir o site, clicar em Drop File Here;

 
 
 
 
 
 

2 - Escolher o arquivo IFC desejado na janela Abrir, nos documentos do computador;
3 - Ao carregar, o código da Hash do modelo aparecerá automaticamente.

5-May-31-2024-02-18-38-7042-PM

Após obter os os dados do Hash do modelo original, podemos obter o Hash do modelo importado na ferramenta Visus Cost Management e comparar se os dados coincidem, ou não. Para tanto, basta.

1 - Acessar as configurações do projeto de orçamento;

7-May-31-2024-02-30-30-2730-PM

2 - Posicionar o cursor do mouse sobre o campo da coluna dados, no painel de modelos IFC importados no projeto de orçamento; 
3 - Com isso uma janela será aberta, mostrando entre outras, a informação do Hash do referido modelo.  

A figura abaixo apresenta um exemplo de Hash de um arquivo através do Visus Cost Management, o qual pode-se comparar se terá, ou não a mesma informação da figura do exemplo anterior.
 
 
 
6-May-31-2024-02-23-22-8436-PM
 
Vale  ressaltar  que  esses  dados  também   são   apresentados   ao   gerar  o  relatório  de  registros  de  modelos  IFC,  em  forma de  planilha  XLSXde acordo com a figura a seguir.


Para gerar o relatório de Registro de modelos IFC, siga as orientações abaixo:

1 - Abra o menu principal da ferramenta;
2 - acesse a opção: Relatórios;
3 - Acesse a opção: Relatórios de memoriais;
4 - Selecione a opção: Registro dos modelos IFC; 
5 - Salve o arquivo em seu computador em um local de sua preferência. 

8-May-31-2024-02-48-23-7765-PM