Configurações

Como definir a hierarquia do orçamento?

Definir a hierarquia do orçamento é importante para que a sua organização em níveis fique clara e também de acordo com as preferências do orçamentista. A definição desses níveis é feita por meio de regras e filtros, de maneira similar às regras de modelo. Para configurar a hierarquia do orçamento:

  • Clique em Configurações (botão ) e então acesse a aba EAP, Quantitativo e Orçamento;

Perceba que o AltoQi Visus já exibe os diversos níveis de hierarquia que serão utilizados no projeto. Para cada nível, será definida a propriedade que irá agrupar os insumos. Olhando a imagem acima, por exemplo, podemos dizer que todos os elementos agrupados no primeiro nível da hierarquia irão estar sob a mesma disciplina. Já aqueles que estiverem agrupados no segundo nível, estarão agrupados sob o mesmo pavimento.

  • Para adicionar ou retirar regras, você pode utilizar os botões , respectivamente;
  • Feito isso, defina a propriedade que será utilizada no agrupamento, como mostrado abaixo:

  • Clicando em Filtro, você pode ainda definir para quais layers essa regra será ignorada. Essa configuração é importante caso você deseje manter duas disciplinas diferentes sob o mesmo nível hierárquico, por exemplo.
  • Confirme em Concluir;

No caso da figura abaixo, a título de exemplo, invertemos a ordem de classificação dos insumos. Assim, o orçamento primeiro é separado por pavimento e depois, por disciplina: