Estrutura analítica de projeto - EAP

Como definir Estrutura Analítica de Projeto - EAP?

Definir a hierarquia do orçamento é importante para que a sua organização em níveis fique clara e também de acordo com as preferências do orçamentista. A definição desses níveis pode ser realizada no Visus Cost Management a partir de duas vertentes principais. Uma delas é através de um processo automatizado que utiliza as informações de propriedades dos elementos para desenvolver regras inteligentes e personalizáveis. A outra vertente que temos a disposição, são as funcionalidade de personalização manual que podem ser utilizadas para ajustes finos da estrutura. Recursos estes apresentados no artigo: Como criar uma EAP personalizada manualmente? Neste artigo, vamos abordar um método automatizado. 

As regras de automação da construção da EAP, podem ser acessadas no ambiente de configurações do projeto de orçamento, onde podemos acessar por diferentes caminhos, destacados na imagem a seguir:

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 Acessando pelo menu contexto, será necessário selecionar a aba Estrutura Analítica (EAP). Caso você acessar pelo ícone da lista, a janela aberta já estará na aba correta.

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Será neste ambiente que as regras de cada nível da estrutura serão personalizadas. Assim como em outros ambientes, o Visus se utiliza das propriedades dos elementos para definir a estrutura da lista de forma automatizada. Neste ambiente podemos:

1 - Definir quais propriedades serão utilizadas em cada nível;
2 - Aplicar filtros;
3 - Definir níveis;
4 - Aplicar valores default.

A seguir traremos um exemplo prático de utilização destes recursos para criar uma EAP automatizada de um projeto de arquitetura.


Definindo a EAP de um projeto de arquitetura (Exemplo)

Com o objetivo de apresentar uma aplicação desta funcionalidade, a seguir vamos construir um conjunto de regras para obter o seguinte resultado na estrutura da lista de quantitativos de um modelo arquitetura de um projeto exemplo

  • Nível 1 = Disciplina 
  • Nível 2 = Pavimento 
  • Nível 3 = Entidade 
  • Nível 4 = Tipo de componente 

Observação: Neste momento, para acompanhar os passo que iremos realizar neste artigo, você poderá baixar e o arquivo que disponibilizamos no link abaixo: 

Arquivo para acompanhamento

Atualmente os quantitativos estão listados sem qualquer separação em uma lista corrida, ou seja, uma lista sem qualquer classificação e divisão de etapas. 

Assim como já mencionado anteriormente a organização da EAP  leva em consideração as informações contidas nas propriedades dos elementos.  

Vamos iniciar a organização da nossa lista definindo o primeiro nível da EAP. Para isso. 

  • Acesse as configurações do projeto. 
  • Selecione a aba: Estrutura analítica (EAP); 

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Na janela aberta, vamos criar os níveis que desejamos, conforme a lista apresentada anteriormente. Por padrão o software já traz 5 níveis cadastrados nesta janela, porém, não necessariamente precisamos utilizar todos.  

Note que no primeiro nível já temos uma linha criada com a propriedade Disciplina selecionada, portanto, vamos apenas mantê-la. Caso for necessário podemos alterar a propriedade selecionada clicando sobre campo. Confirme que a propriedade selecionada é: Disciplina, e habilite o campo para validar esta informação 

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Feito isso, finalize a operação clicando em OK, retorne para a guia de quantitativos e atualize a lista. Com isso, os quantitativos passaram a ser alocados dentro da etapa 1: Arquitetura. 

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Na sequência vamos definir o segundo nível da nossa lista, onde os itens serão agrupados em função dos pavimentos que pertencem. Para tanto, retorne na janela de configurações, confirme que no nível 2 a propriedade selecionada foi: Pavimento e habilite a regra do segundo nível.  

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Feito isso, finalize a operação clicando em OK, retorne para a guia de quantitativos e atualize a lista. Com isso, os quantitativos passaram a ser alocados dentro da etapa 1: Arquitetura e subetapas dos respectivos pavimentos. 

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Vamos retornar à janela de configurações para definir o terceiro nível da nossa lista. Agora no nível 3 confirme que estamos com a propriedade: Entidade selecionada e habilite o campo.  

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Feito isso, finalize a operação clicando em OK, retorne para a guia quantitativo e atualize a lista. Com isso, os quantitativos passaram a ser alocados dentro da etapa 1: Arquitetura e subetapas dos seus respectivos pavimentos e entidades. 

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Para concluir vamos definir o último nível para a nossa lista. Novamente na janela de configurações, vamos selecionar agora a propriedade: Tipo de componente e habilitar a regra do nível 4. 

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Esta informação será adotada apenas para os quantitativos que pertencem a entidade parede. Sendo assim, vamos aplicar um filtro, para que se aplique apenas a esta entidade, acessando o campo filtro e mantendo apenas a opção IFCWALL (parede) habilitada. 

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Finalize a operação clicando em OK, retorne a aba modelo 5D e atualize a lista. Com isso, os quantitativos passaram a ser alocados dentro da etapa 1: Arquitetura e subetapas dos seus respectivos pavimentos, entidades e tipos de componentes. 

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Finalizamos a definição da nossa estrutura analítica de projeto, no entanto ainda é possível fazer alguns ajustes como, por exemplo, a ordem dos pavimentos. Para isso, podemos utilizar os comandos: Mover item selecionado para baixo/cima. Selecionando o item que será movido e clicando nas setas de acordo com a direção que serão movimentados. 

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Realize as movimentações necessárias e certifique-se que você conseguiu manter a lista com a seguinte ordem de pavimentos. 

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Neste artigo, mostramos um fluxo automatizado que utiliza as informações de propriedades dos objetos. Desta forma, em casos onde as propriedades existentes não são suficientes, podemos utilizar as funcionalidades de criação, ou edição de propriedades, para enriquecer os dados dos elementos. 

A seguir, deixamos um artigo que pode ser útil para entender como podemos fazer edições e criação de propriedades BIM. 

Como editar ou criar novas propriedades BIM?