Configurações

Como criar uma EAP personalizada manualmente?

A estrutura analítica de projeto de um orçamento segue padrões específicos, que podem variar de acordo com a política interna da empresa, preferencias do orçamentista, diretrizes pré definidas por órgãos competentes envolvidos, entre outros.

Para atender determinadas alterações, por vezes, é necessário configurar a EAP do orçamento. No AltoQi Visus é possível criar um modelo de EAP exclusivo, totalmente personalizado para atender a sua necessidade. A seguir vamos criar um  modelo genérico de estrutura analítica de projetos. 

Abaixo apresentamos o padrão que será utilizado no exemplo.


 

Para iniciar, vamos abrir o AltoQi Visus e importar o arquivo .IFC do projeto. Em nosso exemplo, vamos utilizar o projeto de estruturas. Com o projeto aberto, gere a lista de quantitativos clicando no botão,  Lista.

Por default, o AltoQi Visus irá gerar uma lista dos quantitativos estruturais organizados em uma EAP definida nas configurações do programa, onde o primeiro nível será normalmente definido pela disciplina do projeto. Portanto, neste caso o primeiro nível será definido com a disciplina Estrutura. Para mais detalhes sobre estas configurações, sugerimos a leitura do artigo Como definir a hierarquia do orçamento?

Para iniciar siga as orientações a seguir:

  • Na lista, selecione o nó Estrutura, que representa o primeiro nível da EAP;
  • Em seguida clique no comando Adicionar etapa EAP (botão ).

Com isso, será inserido na lista um "Novo item", seguindo a hierarquia da linha selecionada anteriormente. Como apresentamos na imagem  seguir.



O ideal é que façamos a inserção de todos as etapas da EAP que estamos criando e suas respectivas subetapas, para posteriormente aditar a sua descrição. Deste modo, vamos utilizar o comando adicionar etapa para criar todos os itens da EAP padrão do exemplo. Para isso, repita o processo quantas vezes necessário. Ao termino devemos ter uma lista igual à apresentada na imagem a seguir.

Agora, vamos prosseguir criando as etapas subordinadas a etapa criada anteriormente. Acompanhe o passo a passo abaixo.

  • Selecione o "Novo item" com índice 2 criado anteriormente;
  • Clique no comando Adicionar subetapa EAP (botão ).

Assim, será criada uma subetapa ao item selecionado. Conforme mostrado na imagem a seguir. 


Você poderá repetir este processo quantas vezes necessárias. Lembrando que o item será criado subordinado ao item selecionado.

Com todos os itens criados, podemos editar a descrição de cada um. Para isso, de um duplo clique sobre o item a ser editado, e digite o nome adequado. 



Repita a ação para cada item. Ao termino, a lista deverá se apresentar conforme a imagem a seguir.

Finalizada a criação da estrutura analítica de projetos personalizada, precisamos mover os quantitativos para cada etapa de acordo com a sua classificação. Para isso, siga as instruções a seguir.

  • Expanda o nó Estrutura, clicando na seta ao lado do índice;
  • Selecione o grupo de quantitativo Sapatas;
  • Clique no comando, Mover os elementos selecionados para outro nó da EAP, (botão );
  • Na janela aberta, selecione o nó INFRAESTRUTURA;
  • Clique em OK para confirmar.

Os quantitativos das sapatas serão movidos para o nó de Infraestrutura. Faça este procedimento para os demais quantitativos, até que todos estejam devidamente alocados em suas posições.

Note, que o índice da EAP será alterado automaticamente pelo AltoQi Visus. Ao finalizar, a EAP deverá estar apresentada conforme as imagens abaixo, seguindo o nosso padrão estabelecido no início deste artigo.


Você pode manipular a apresentação utilizando as setas para recolher ou expandir o item, localizadas ao lado do índice de cada nó.


Assim será possível desenvolver Templates de acordo com as especificidades de EAP do orçamentista. Sugerimos a leitura do artigo Como utilizar os arquivos template?, que descreve a criação e utilização dos arquivos Templates.

O AltoQi Visus possui ainda os comandos:

  • mceclip11.pngMover o item selecionado para cima;
  • mceclip12.pngMover o Item selecionado para baixo.

Estes comandos podem ser utilizados para organizar a ordem dos itens da lista de quantitativos da forma que melhor se adeque ao seu projeto.