Colaboração BIM

Verificação automática de colisões (clash detection) entre elementos de diferentes projetos

Com a adoção do fluxo de trabalho BIM, assim que finalizados os lançamentos de cada disciplina de projeto de uma edificação, é dado seguimento a uma importante etapa do processo de modelagem: a verificação de colisões, também conhecida por clash detection.

As plataformas AltoQi Eberick e Builder contemplam recurso de verificação automática de interferências entre os elementos das diferentes disciplinas de projeto. Para entender a sua aplicação nas soluções da AltoQi, acompanhe as etapas seguintes.



Modelos para análise

De início, é preciso que os modelos a serem utilizados na análise estejam presentes no programa em que a verificação será realizada, por exemplo, para interferências entre elementos do modelo nativo de seu projeto e um modelo externo.

Observação: Se a análise de colisões for apenas entre elementos do modelo nativo de seu projeto, siga para o próximo tópico.

Para importar os modelos externos, sejam estes da arquitetura, estrutura ou instalações prediais:

  • Acesse o menu Arquivo, e selecione a opção Interoperabilidade BIM;
  • Em seguida, vincule o modelo 3D externo de acordo com o formato do arquivo, seja este .Q3D ou .IFC.


Observação: Para mais informações sobre a importação de um modelo 3D acesse o artigo Como vincular um modelo 3D à edificação e atualizá-lo automaticamente.

Neste exemplo, importou-se para o AltoQi Builder o modelo .Q3D gerado no Eberick.

Definição das regras para verificação de colisões

Em seguida, será necessário personalizar a forma com que ocorrerá o processo de verificação de interferências entre os elementos em função das necessidades de sua análise.

Observação: O recurso de verificação de colisões fica disponível quando aberto o modelo 3D do seu projeto. Para acessá-lo no AltoQi Builder, acompanhe o artigo Visualização 3D. Já para o Eberick, acesse a guia Estrutura e no grupo 3D, selecione o comando Pórtico 3D.
  • Com o ambiente 3D aberto, na guia 3D, grupo Colaboração, acesse o comando Verificar colisões. A figura abaixo ilustra o comando no programa AltoQi Builder, que também é aplicável ao Eberick;

  • O diálogo Regras para verificação de colisões será aberto.

  • No grupo Identificação, estabeleça o Nome da regra de colisão. Neste exemplo será definido o nome como sendo "Tubos hidráulicos - Viga";
  • Nos campos Seleção A Seleção B selecione os modelos que terão as interferências entre seus elementos verificadas;
Observação: Por padrão o presente projeto ( Projeto nativo) será exibido no campo Seleção A e, se importado outro modelo, a opção Modelos externos será exibida no campo Seleção B. Caso não importado nenhum outro modelo, o campo Seleção B exibirá o mesmo modelo do campo Seleção A.
  • No campo Pavimento, defina se a Edificação completa deverá ser verificada ou apenas os Pavimentos selecionados. Caso esta segunda opção seja selecionada, clique no botão  para definir quais pavimentos do modelo da Seleção A e da Seleção B deverão ter as colisões verificadas.

  • Na aba Gerar colisões, para cada combo, defina quais os elementos devem ser considerados na verificação de interferências. Neste exemplo será verificada a interferência entre os condutos do projeto Hidráulico e as vigas do modelo estrutural;

  • Na aba Ignorar colisões, defina as exceções da presente regra, ou seja, quais interferências entre os elementos selecionados em Gerar colisões deseja ignorar clicando no botão de adição ();
  • Para remover uma exceção já criada, clique no botão de subtração ();
  • Para adicionar uma nova regra, abaixo do grupo Regras de colisão, clique no botão de adição ();
  • Para remover uma regra já criada, clique no botão de subtração ();

  • Clique em OK e aguarde a execução do processo de detecção de interferências. As colisões encontradas estarão listadas na janela Notas.

Avaliação das colisões identificadas

Para visualizar com detalhe as colisões identificadas e avaliar cada cenário:

  • Dê um duplo clique sobre a nota de colisão gerada;
  • No diálogo aberto, avalie o cenário de colisão;
  • Se desejado, é possível efetuar um zoom na região da colisão para facilitar a sua identificação (botão ), alterar a transparência do desenho (botão ) e ainda, ocultar outros elementos (botão );
  • No Eberick também é possível Furar elementos (botão ), para previsão de furos em vigas e lajes (ver: Como lançar furos automáticos em vigas e lajes a partir da verificação de colisões?);
  • Edite as propriedades da nota de colisão, como status e prioridade, de acordo com a análise, como mostra o artigo Como editar e excluir notas em formato de colaboração BIM (BCF) nos programas da AltoQi?.


Observação: O trabalho colaborativo entre projetistas com uso de notas BCF nas plataformas Eberick e AltoQi Builder está detalhado na série de artigos apresentada no artigo  Como adicionar notas em formato de colaboração BIM (BCF) nos programas da AltoQi?.

Com o procedimento acima será possível verificar as colisões a partir das plataformas AltoQi Builder e Eberick.