Desenhos e Arquitetura

Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Plano horizontal

Arquivos em formato IFC são muito versáteis pois permitem a migração de modelos 3D do projeto entre diferentes softwares. No Eberick, pode-se importar modelos IFC para a visualização do projeto arquitetônico e dos complementares (hidrossanitário, elétrico, gás, etc) para desenvolver o projeto estrutural de forma compatibilizada.

No entanto, quando as disciplinas de projeto são elaboradas em programas distintos e por diferentes profissionais, pode acontecer de não se conhecer a referência de níveis do modelo 3D e este ficar desalinhado com o lançamento da estrutura no Eberick.

Nesta série de artigos, conferimos o exemplo de um projeto em que foi importado o modelo arquitetônico em formato .IFC com o ponto de origem diferente do configurado no Eberick.

Observações:  O Eberick conta com a opção de criação do projeto a partir de um modelo 3D externo. Com esta ferramenta, os pavimentos e suas alturas já são definidos automaticamente e de acordo com o modelo 3D. Veja como utilizar este recurso no artigo Como criar um novo projeto (edificação) no AltoQi Eberick a partir de um modelo 3D externo? Para as versões mais recentes do Eberick, é possível configurar a posição do modelo 3D e a posição do terreno pelos recursos de Localização. Para saber mais como fazer este alinhamento, confira o artigo Como editar a posição e a rotação dos modelos 3D vinculados ao Eberick (Localização)?


Sugerimos a leitura dos artigos:

  1. Modelo IFC importado não está alinhado com a estrutura
  2. Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Eixo vertical
  3. Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Plano horizontal 

Quando o modelo IFC é importado após iniciar o lançamento da estrutura, pode acontecer de o modelo 3D ficar desalinhado horizontalmente da estrutura lançada, visto que ele possui ponto de origem definido em um programa externo.


Ajustando a origem do projeto

Pode-se realizar um procedimento manual para alinhar a origem do Eberick à origem do modelo 3D externo:

Deve-se:

  • Abrir o croqui de um dos pavimentos que contenha elementos estruturais lançados;
  • Acessar na aba Desenho, grupo Ferramentas, o comando Posicionar origem do projeto  e informar um ponto de referência. Esta etapa serve para garantir que a origem da estrutura esteja num ponto conhecido. Este ponto deve ser de fácil localização também na arquitetura do pavimento. Para que ele fique visível, pela aba Operações, grupo Eixos de locação, selecione o comando "Exibir ponto de marcação" (

    ): 


    • Abrir a janela de desenho IFC do pavimento e inserir uma linha ("Desenho -> Construir -> Linha") do ponto em que foi definida a origem do projeto no croqui até o ponto indicado como "Origem (0.00,0.00)":

    • Utilizar o comando "Desenho -> Manipular -> Mover", selecionar como referência o ponto da linha que toca a arquitetura e como ponto de destino a "Origem (0.00,0.00)":

    • Com o procedimento anterior, consegue-se saber exatamente qual é o deslocamento existente entre a estrutura e o modelo IFC;
    • Voltar à janela de croqui do pavimento e utilizar novamente o comando Posicionar origem do projeto  e informar o ponto de extremidade da linha lançada, oposto ao "Ponto de marcação";
    • Após fazer isso, já será possível visualizar a arquitetura e a estrutura alinhadas no croqui e o modelo IFC alinhado no Pórtico 3D: