Pavimentos e níveis intermediários
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Pavimentos e níveis intermediários

Quais valores devo inserir na janela de pavimentos?

Ao começar um projeto, as primeiras informações que devem ser inseridas no programa são os níveis do projeto. Isto é importante pois garante que o modelo estrutural gerado no Eberick esteja de acordo com a arquitetura fornecida. Este artigo busca mostrar como estas informações poderão ser definidas no projeto.

Definição de altura do pavimento

A altura de um pavimento é definida como a distância entre o nível do piso do pavimento e o nível de piso do pavimento imediatamente inferior. Na figura abaixo há um esquema vertical de um edifício através do qual pode-se ver a altura de cada pavimento correspondente. É importante ressaltar que a altura de um pavimento definida no programa Eberick engloba a espessura das lajes utilizadas como visto na figura abaixo. 


A altura do primeiro pavimento de uma estrutura (Baldrame, na figura acima) pode ser definida como a profundidade das fundações (caso sejam sapatas) ou o comprimento dos pilares de arranque das fundações (caso a fundação seja do tipo profunda, como um bloco sobre estacas). Este valor poderá ser posteriormente personalizado de acordo com a fundação, como explicado no artigo Altura da barra.

Nível

Projetos arquitetônicos geralmente são referenciados com os níveis adotados para cada pavimento da estrutura. Deste modo, é ideal que os níveis definidos no projeto estrutural estejam de acordo com os níveis do projeto arquitetônico, de modo a facilitar o entendimento do projeto. Para que sejam compatibilizados, basta definir o nível do pavimento mais inferior da estrutura com valor igual ao nível indicado na arquitetura. Os demais níveis são definidos automaticamente pelo programa Eberick de acordo com a altura definida para cada pavimento do projeto.


Nível do solo

O nível do solo deve ser definido com relação ao nível do pavimento mais inferior do projeto, ou seja, o seu nível inferior. É importante definir corretamente o nível do solo no projeto pois essa informação é utilizada para calcular os esforços do vento na estrutura. Ou seja, quanto mais baixo estiver o nível do solo com relação ao nível do primeiro pavimento, maior deve ser a força do vento na estrutura e, inversamente, quanto mais alto for o nível do solo com relação ao nível inferior, menor deve ser a força do vento na estrutura.

Alterando os pavimentos do projeto já iniciado

Quando o projeto já foi iniciado, mas é necessário incluir um novo pavimento, por exemplo, ou editar a altura, nível ou nível do solo do projeto, isso pode ser feito pela janela de Edificação do Eberick, acessando o ícone Propriedades da edificação:


Para saber mais sobre as funcionalidades do botão "Localização" disponível nas propriedades da edificação, confira também o artigo: Como editar a posição e a rotação dos modelos 3D vinculados ao Eberick (Localização)?